| Gênese
              dos Direitos HumanosVolume I
 João Baptista
              Herkenhoff
 Religiões
              e Sistemas Filosóficos em face dos DH
 
 
   O Cristianismo e os Direitos
              Humanos
 
  Ave
              Maria, de Gounod
 2:21'
 Cristianismo Doutrina
              Social da Igreja Práticas de
              Libertação Jean-François
              Collange mostra que, fundamentalmente, o traço de união
              indissociável entre Cristianismo e Direitos Humanos resulta de
              que o valor do homem diante de Deus não está nem na cor de sua
              pele, nem no seu sexo, nem no seu estatuto social, nem muito menos
              na sua riqueza, mas no fato de que em Cristo, ele é aceito como
              filho de um mesmo Deus.
              
               Isto
              de cada, um, de sua parte, reconhecer-se como filho de um mesmo
              Pai conduz a uma fraternidade autêntica, base dos Direitos
              Humanos. O autor que citamos é professor de Teologia Protestante
              da Universidade de Strasbourg. Ele tece essa linha de considerações
              a partir sobretudo da Epístola de São Paulo aos Romanos. Nessa
              Epístola, Collange vê expressa, de maneira particularmente
              incisiva, a afirmação da igualdade e da dignidade de todos os
              homens. Vejo
              que não podemos nos esquecer de uma outra passagem, que é também
              encontrada no Apóstolo Paulo coloca o homem como templo do Espírito
              Santo. Esta
              afirmação é rica de consequências no que se refere aos
              Direitos Humanos. Como um ser que é templo do Espírito Santo, ou
              seja, que é morada do próprio Deus, pode ser torturado, pode
              morrer de fome, pode ficar ao desabrigo, pode ser discriminado?
              Nenhuma violação dos direitos da pessoa humana será coerente
              com a proclamação do homem como casa de Deus. Na
              linha da mais plena filiação cristã dos Direitos Humanos,
              colocam-se diversos autores: João de Oliveira Filho (Origem Cristã
              dos Direitos Fundamentais do Homem), J. E. Martins Terra S. J.
              (Direitos de Deus e Direitos Humanos), Padre Hubert Lepargneur (A
              Justiça dos Direitos Humanos), Jacques Maritain (os Direitos do
              Homem) e Padre Jean-Marie Aubert (Direitos do Homem e Libertação
              Evangélica). Gustavo
              Gutiérrez, teólogo latino-americano, num dos seus livros mais
              famosos, busca nas fontes mais profundas da ascese cristã as
              trilhas que podem conduzir à libertação do povo. Argumenta que
              é no poço da espiritualidade legada pela tradição
              judaico-cristã que a Teologia da Libertação encontra suas
              justificações doutrinárias. Esse
              poço fundamenta a libertação pela Fé, segundo coloca Gutiérrez. A
              nosso ver, esse poço dá transcendente consistência aos Direitos
              Humanos.
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