| Gênese
              dos Direitos HumanosVolume I
 João Baptista
              Herkenhoff
 Religiões
              e Sistemas Filosóficos em face dos DH
  
 O Confucionismo e os Direitos Humanos
               Os
              AnalectosConfúcio
 O
              Confucionismo também deixa uni legado na construção dos
              “Direitos Humanos” porque ensina a fraternidade, o respeito
              entre as pessoas, o humanismo, a solidariedade, a busca da
              virtude e da paz. Outrossim, na perspectiva do Confucionismo, a
              missão de governar é vista como missão de serviço. O
              Confucionismo foi fundado por Confúcio, cinco séculos antes de
              Jesus Cristo. Segundo René Grousset, teria sido fundado em oposição
              ao Taoísmo.
              
               Seu
              mais célebre seguidor foi Meng Tseu ou Mencius. Numa linha
              conservadora do Confucionismo destacou-se Han Yu e, numa linha
              progressista, Wang Ngan Che. O
              Confucionismo prega o amor e o respeito ao próximo (não fazer a
              outrem o que não queremos que os outros nos façam) e o
              tratamento fidalgo entre as pessoas (proceder para com todos como
              se procederia com um hóspede importante). Toda pessoa deve buscar
              a “virtude da humanidade” que consiste em compreender-se e
              ajudar os outros a que também se compreendam, a fortalecer-se e
              ajudar os outros a que também se fortaleçam. Só é possível o
              caminho da perfeição quando o ser humano se respeita a si mesmo
              e trava um firme combate contra as próprias paixões. A moderação.
              a discreção e a prudência são virtudes fundamentais. Todo
              excesso é condenável, até o excesso de virtude. O caminho da
              perfeição passa por etapas, do conhecimento das coisas ao
              conhecimento de si mesmo; do conhecimento de si mesmo à reta
              intenção; da reta intenção à imparcialidade do espírito; da
              imparcialidade do espírito ao aperfeiçoamento próprio; do
              aperfeiçoamento próprio ao entendimento na família; do
              entendimento na família ao entendimento no Estado e daí ao reino
              da virtude no Universo. A perfeição de cada um deve objetivar a
              paz, em benefício de todos. Que os governantes buscassem alcançar
              a confiança do povo, como o mais precioso dos bens para quem está
              investindo na missão de dirigir, e que nutrissem, como virtude
              primeira, a grandeza de coração. Que os governantes colocassem o
              povo acima do Estado.
 |