Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique
Projeto Literatura e Direito Humanos

Alvacy Cordeiro da Silva

Dizem que o homem é o que ele escreve.
Cervantes vence o tempo, Quixote vive (Graça Graúna)

O Projeto Literatura e Direito Humanos foi formatado em três etapas: na etapa 1 foram capacitados vinte (20) Multiplicadores; Na etapa 2 os multiplicadores atuaram na Formação Continuada dos Professores, organizada em pólo. Um trabalho voltado inicialmente para a sensibilização, percepção, reflexão e ação no interior das escolas e na etapa 3 as produções dos alunos e os resultados já serão apresentados ao público, dia 19 de abril de 2007 no Centro Cultural de Garanhuns.

Na Brasil a Educação em Direitos Humanos pauta-se na Constituição Federal (1988), no Programa Nacional de Direitos Humanos (1996), na Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional (1996) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais para Ensino fundamental (1995). Em 1959, as crianças tiveram também seus direitos discutidos e defendidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Graúna).

O educação em direitos humanos segundo Bovi, é um agente social que intencionalmente cria condições para a produção de conhecimentos que induzem tanto à tomada de consciência como ao desenvolvimento de um comportamento conseqüente com a vigência defesa e promoção de direitos humanos.

Essa projeto coordenado pela Prof. Dra. Graça Graúna, sob responsabilidade do Professor Mestre Pedro Falcão (Diretor da FFPG) e da Prof. Maria Perpétua, teve suas ações bastante significativas, em razão de serem desenvolvidas de forma imediata, junto aos professores, alunos e comunidades e dá o ponta pé inicial para a Formação Continuada dentro do próprio local de trabalho. A formação do educador deve ser permanente e sistematizada porque a prática se faz e refaz, decanta Freire. Pode-se estimar que os frutos deste trabalho virão em breve. Morim nos fala de uma lógica do vivente.

A cultura da sustentabilidade deve nos levar a saber selecionar o que é realmente sustentável em nossas vidas, em contato com a vida dos outros. Só assim seremos cúmplices nos processos de promoção da vida (Gutiérrez, 1997,p.76).

Literatura e Direitos Humanos é tema relevante neste momento da história da humanidade e, portanto quero relatar a minha experiência enquanto multiplicadora: No pólo que atuei trabalhei 30 professores (as) destes, 15 professores lecionam na Escola Monsenhor João Marques – Saloá onde faço a coordenação na função de educadora de apoio. Estes estão desenvolvendo o projeto com 522 alunos, sendo 156 alunos da RJA Educação de Jovens e Adultos, 138 alunos do Ensino Médio e 228 alunos do Ensino Fundamental, 004 membros representantes da família e 002 representantes da comunidade local. Temos a certeza de que a defesa e a promoção dos direitos humanos instituídas por esta proposta educativa evidentemente, representam, um modo bastante eficaz de afirmação da própria vida a um futuro mais humano. A FFPG-UPE assumi Direitos Humano enquanto disciplina, faz parceria com a GERE do Agreste Meridional – Garanhuns e a SEDUC já demonstra intenção de abraçar o projeto só ainda não conhecemos sua formatação. Sabemos de que a Educação é sem duvida o caminho para garanti um ensinamento eficaz, gerando a transformação e assim contribuindo para das condições de vida da comunidade, da nação.

Em um determinado momento, para mim privilegiado, encontrei a Prof. Dra. Graça Graúna na FFPG e em conversa ela expressava a necessidade urgente da construção do conhecimento da DU DH. Expresso também em forma de registros no interior das escolas e como o projeto Literatura e Direitos Humano já decolado, ela demonstrava grande satisfação ao saber que nos 22 municípios do A-M-Garanhuns as diferentes produções literárias já estavam sendo construídas e que muito em breve seriam divulgadas.

No livro Pedagogia da Autonomia, Freire relata um passeio feito com o professor Danilson Pinto, nas áreas de Olinda PE e que na ocasião observavam a condição desumana que vive aquela comunidade e Danilson falava de um fato relatado em sua Obra “A sombra da professor em visita a esta família descobriu na mesa da mesma um guisado de pedaços de seio cancerígeno encontrado deixando evidente que vive a história de possibilidade e não de determinação, que é a favor da decência, da liberdade, da vida digna do cidadão e que é contra a qualquer ditadura seja de direita ou esquerda. Os Direitos Humanos são Valores Básicos e não participaria plenamente da vida.

As Universidades brasileiras sempre trabalharam a pesquisa tendo as escolas enquanto campo de pesquisa e levava tempo para os resultados serem divulgados. A escola não tenha o retorno necessário. Hoje a UPE a exemplo deste projeto Literatura e Direitos Humanos, pesquisa permitindo retorno imediato. A pesquisa tem “mão dupla”, ou seja, a escola recebe o conhecimento da Universidade, gera novos conhecimentos e ao mesmo tempo garante a transformação. A escola continua campo de pesquisa, mas a escola enquanto campo de pesquisa já trabalho o objeto apresentando sua próprias produções/conhecimentos. A coordenação deste projeto formato-o de maneira que em tempo recorde a escola pode apresentar resultados: produções e mudanças.

Para saber mais:

GRAUNA, Graça. Prosa temática Mini-Larousse dos direitos da criança. 2006.
GRAUNA, Graça. Entrevista concedida a Miccolis, Menezes e Alfaya, no site Blocos.
FREIRE, Paulo. 1996. Pedagogia da Autonomia, São Paulo. Paz e Terra.
TOSI, guiseppe(org.), ZENAIDE, BOVI. Direito Humanos História. Teoria e prática. João
Pessoa. Editora Universitária/UFPB, 2005.
MARCONI, José P. Pequeno. Cap. 6 Filosofia dos Direitos Humanos. 2005
FREIRE, Paulo. A educação na cidade.
GUTIÉRREZ, Francisco e Cruz Prado R. Ecopedagogia y Ciudadania Planetária. Heredia, Costa Rica. Editorialpec, 1997.

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar