Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique

 

Foto: J. R. Ripper

Política e Religião

Palestra realizada por Frei Betto no auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba, Campus I, João Pessoa, em 03/02/99 

O tema que me propuseram abordar, o tema da Religião e Política, é um tema oportuno por duas razões: Primeiro porque nós estamos vivendo uma nova crise política no Brasil... Uma crise que não é de agora... Uma crise que já apresentava seus sintomas no ano passado (98), mas graças à cumplicidade da mídia com o governo Fernando Henrique e às artimanhas do Poder, esta crise foi relativamente encoberta, sobretudo encoberta diante da grande opinião pública que não tem o hábito de ler nas entrelinhas dos jornais, de modo a assegurar a recondução do presidente Fernando Henrique à Presidência da República... E uma vez garantida a recondução dele então a crise estourou.

Acontece que o Governo, de uma maneira cínica, quis imputar a responsabilidade da crise ao Governador Itamar Franco. Primeiro se esquecendo que Fernando Henrique é presidente do Brasil graças a Itamar Franco que o fez ministro da Economia e que foi quem criou, de fato, junto com outros ministros e acessores, o Plano Real. Segundo, no mesmo dia que o Governador Itamar Franco decretou a moratória de Minas - que é uma moratória com data marcada: até março. Ele deixa de pagar as dívidas de Minas com os credores internacionais para poder pagar o funcionalismo do estado -, no mesmo dia, então, em que ele decretou uma moratória retendo no estado 80 milhões de dólares, o Governo Federal deixou sair do Brasil Um Bilhão de dólares. Mas como a mídia, sobretudo alguns órgãos mais importantes, atuam pela lógica do poder, seja ele quem for, evidentemente se procurou colocar o peso da responsabilidade sobre um governador de estado quando o peso da responsabilidade é do Modelo Econômico que foi adotado no Brasil, em que o país esta penhorado à agiotagem internacional, e agora de uma maneira escancarada porque ontem nomearam um agiota internacional de profissão, um agiota profissional, para Presidente do Banco Central (Arminio Fraga). Ou seja, uma pessoa que tem um currículo de especulador - e o especulador é aquele que faz multiplicar o dinheiro ainda que isso signifique a fome, a miséria e a morte de milhões de pessoas. O que o patrão do atual presidente do Banco Central (George Soros) fez na Malásia é exatamente o que Hitler fez na Tchecoslováqui, na Polônia e em outros países durante a Guerra. Ou seja, com uma canetada, ele jogou a moeda da Malásia no chão e milhões de pessoas na miséria.

E isso tem acontecido em vários países, mas essa é a "lógica" do sistema Neoliberal em que vivemos, e portanto do Governo Federal - esse governo que foi reeleito por uma parte considerável do eleitorado - NÃO A MAIORIA do eleitorado, porque hoje nós somos 106 milhões de eleitores e Fernando Henrique foi reconduzido ao poder por 36 milhões de eleitores porque o índice de votos nulos e brancos foi excepcionalmente alto. Portanto ele não conseguiu ter nem a maioria do eleitorado, porém, proprocionalmente, teve mais de 50% dos votos válidos, o que legitimou a recondução dele à Presidência. E vamos ter de suportá-lo pelos próximos quatro anos.

A segunda razão é que a Igreja Católica no Brasil mantém uma agenda social bastante importante já há trinta anos, e que se caracteriza ou se centraliza em três grandes eventos anuais:

* A Campanha da Fraternidade, que todo ano se inicia na Quarta-Feira de Cinzas;

* As Semanas Sociais, que são promovidas na maioria das Dioceses brasileiras;

* E O Grito dos Excluídos que resgatou o significado da data da "Independência" do Brasil, o 7 de Setembro, que antes era uma data do Dia das Lavadeiras, porque só se via Tanques e Trouxas na rua...

Na medida em que a CNBB propôs o Grito dos Excluídos, ou seja, fazendo um paralelo com o grito de Dom Pedro, nós temos hoje em várias cidadades brasileiras um 7 de Setembro com uma grande mobilização popular centrada nas demandas, nas aspirações populares... nos problemas maiores do nosso povo. Ora, o tema da Campanha da Fraternidade deste ano (Desemprego, por quê?), que se inicia daqui a duas semanas, é um tema incômodo ao Governo: é o desemprego. Quase sempre, o tema da Campanha é um tema social. E a questão do desemprego é uma questão que interessa a todas as pessoas no mundo, porque o desemprego não é um fenômeno brasileiro, é um fenômeno internacional. Quer dizer, um dos frutos amargos do Neoliberalismo globalizado é mundializar o fenômeno do desemprego e torná-lo crônico na maioria dos países industrializados. No Brasil, hoje, a situação é bastante grave. Nós temos um desempregado em cada cinco trabalhadores brasileiros. O índice na grande São Paulo, segundo o DIEESE no ano passado, foi de 18% da mão-de-obra. E o índice nacional beira aos 8% - o índice oficial, o que dá quase 10 milhões de trabalhadores brasileiros desempregados, além do fato de que os novos trabalhadores, os jovens que devem entrar anualmente no mercado de trabalho, são cerca de dois milhões de jovens ao ano, Brasil não conseguia, sequer quando não havia o problema do desemprego, criar oitocentos mil novos empregos por ano e atualmente isso deve estar entre 400 e 500 mil novos empregos.

A questão é que o sistema capitalista associou três fatores que na Idade Média, no Sistema Feudal, não estavam tão intimamente ligados, que é o Emprego, o Trabalho e o Salário. Muitas pessoas trabalhavam sem necessariamente terem um emprego, e viviam de seu trabalho, como os artistas independentes, os agricultores independentes, os artesãos... Tinham trabalho, mas não tinham necessidade do emprego. O caso mais extremo é o caso dos índios, que trabalham, mas jamais se empregam - os índios tribalizados. Então, eles trabalham pra viver e se dão ao luxo de realizar uma proposta utópica que é trabalhar o suficiente pra viver, enquanto nós, como máquinas (analogia cara ao capitalismo), vivemos para trabalhar. Consumimos mais da metade da nossa existência ou dormindo ou trabalhando. Estamos ainda muito distante do tempo em que poderemos trabalhar para viver, e viver bem. Esse luxo só é acessível, no Brasil, a 16 milhões de pessoas. Isso constitui menos de 10% da população brasileira que concentra em suas mãos 47% da renda nacional. Isso significa que os ricos brasileiros são sumamente ricos e, proporcionalmente, em termos de distribuição de renda, mais ricos do que os ricos europeus.

Um dos problemas da política atual é que o Brasil é um dos maiores mercados para a indústria Norte-Americana. Mas não só para a indústria Norte-Americana. Assim como quem tem uma sobra de dinheiro deposita na caderneta de poupança, faz uma aplicação, o Brasil é A Caderneta de Poupança dos capitais que sobram em outras partes do mundo, mas principalmente do capital americano. O investidor americano - se ele colocar o seu dinheiro na poupança nos Estados Unidos, ele vai ter no máximo um rendiment de5% ao ano. Se ele colocar na poupança chamada Brasil, no cassino Brasil, seguramente ele vai ter o dobro por ano... porque um país que hoje tem juros a 39% - e a tendência não é diminuir, a não ser nos discursos, na prática a tendência é subir porque o governo de tal forma é dependente do atravessador deste capital, que é o FMI, que ele não pode lesar o aplicador estrangeiro, principalmente o aplicador norte-americano. Ele tem de primeiro deixar sair muito dinheiro do país, por isso que as nossas reservas, em poucos meses, baixaram de 74 bilhões de dólares para 36 bilhões de dólares oficialmente, porque alguns economistas já avaliam que elas são inferiores - estariam entre 26 e 30 - mas oficialmente estão em 36. Então é preciso que o aplicador recebe, tenha o retorno do rendimento esperado antes que o Brasil possa corrigir a sua crise econômica. Então nós vamos ficar a assistir esta sangria e, detalhe: a sangria da saída de dólares do país ainda não foi estancada mas na semana passada o Banco Central baixou uma portaria proibindo que se divulgue o quanto de dólar sai do país diariamente. Então é aquela situação do general que fala: "Nós não vamos agora acabar com os comandos suicidas porém deixaremos de comunicar à nação o número de mortos". É isso: as pessoas continum morrendo à míngua, mas como ninguém sabe então faz-se de conta que não há nenhum problema, tá tudo azul, tá tudo maravilha.

Ora, o problema do desemprego é um problema de um mundo em que os mercados se internacionalizaram e em que nós não temos um modelo alternativo ou compensador concreto diante do Neoliberalismo, graças à derrubada do Muro de Berlim, e, por outro lado, temos o fracasso do sistema capitalista nos países como a Rússia, que correram ao pote da chamadas "liberdades democráticas" e se depararam com a desigregação do seu tecido social, que eles não conheciam desde a Revolução Soviética de 1971. Em outras palavras, hoje o Leste Europeu é uma região em franco processo de Latino-Americanização... O futuro da Bulgária, da Romênia... O futuro da Hungria, o futuro da Polônia, o futuro da Rússia é o presente da América Latina. O que mostra que nós vivemos num sistema neoliberal de altíssima concentração de renda, onde o capital especulativo tem muito mais importância que o capital produtivo e que propicia uma evolução da tecnologia muito rápida, que substitui a mão-de-obra, do esforço humano. Nós não podemos por a culpa do desemprego na evolução tecnológica, não se trata de voltar ao carro de boi e de ignorar os avanços das tecnologias. A questão é outra, a questão é como esta tecnologia avançada deve ser condizente com uma política de establidade e de ampliação dos postos de trabalho. Não existe no Brasil - apesar das promessas de campanha onde se diziam até que se iam criar 7 milhões de novos empregos e não conseguem resolver o problema da Ford em São Bernardo do Campo, com 2800 trabalhadores. A questão é como coadunar a evolução tecnológica com uma política de emprego, que não existe a nível nacional. O Brasil não tem, atualmente, nenhuma política social. Não só não tem, como não tem as instituições que antes se envolviam, bem ou mal, com algum tipo de política social, como a Legião Brasileira de Assistência, a LBA, que foi extinta pelo Governo. Então, hoje o Governo parece que tem horror ao social. Fernando Henrique, num discurso, no primeiro mandato, chegou a dizer que a miséria é um preço a ser pago pela modernização, ou seja, não interessa o social, interessa sim a preservação do capital, a estabilidade da moeda, ainda que isso signifique a instabilidade da nação e o sofrimento de milhões de pessoas.

O problema que nós enfrentamos hoje neste país é o de um atrelamento servil aos mandos do FMI ao ponto de se aceitar que o FMI agora mantenha um escritório dentro do Banco Central - e há uma missão praticamente permanente dirigindo a nossa política econômica, mandando buscar nos Estados Unidos um especulador para ser o novo Presidente do Banco Central... E isso é exatamente como um náufrago pedindo socorro ao navio que o atirou ao mar. Ou seja, o Brasil está quebrado por culpa do FMI, mas como o atrelamento é visceral - a elite brasileira só raciocina em termos em termos da defesa e da multiplicação do seu capital e não em termos da Nação, e esse Governo que ai está gerencia os interesses dessa elite, que é uma elite de raízes escravocratas, uma elite latifundiária, uma elite canavieira... Uma elite profundamente imersa na ilusão primeiro-mundista, uma elite que tem horror ao Brasil brasileiro, uma elite entorpercida por uma cultura maiamizada, a elite da sacola eletrônica em que todos os filhos na primeira idade já tem de passear pela Disneylândia mas que tem horror às terras indígenas, aos povos indígenas do Brasil, chegando até a por fogo em índios que dormem inocentemente pelas ruas; que querem conhecer os museus de dinossauros nos Estados Unidos mas não querem conhecer o Pantanal Matogrossense que é um dos maiores e mais ricos ecossistemas do planeta... Enfim, esta elite que tem horror ao Brasil, esta elite manda neste país, mantém este país com tacão de ferro sem criar nenhuma alternativa para a questão social.

Ora, eu falo de tudo isso porque é o tema da Campanha da Fraternidade e porque fica uma pergunta no ar: E o que é que tem a Igreja a ver com isso? E é ai que eu quero entrar no conteúdo mais profundo do tema que me foi pedido.

Tem haver o seguinte: todos nós cristãos, querendo ou não, somos discípulos de um prisioneiro político. Jesus não morreu nem de hepatite, na cama, nem de desastre de camelo numa esquina de Jerusalém. Começa já por ai. Então, se nós somos discípulos de alguém que foi assassinado por razões políticas sob dois processos políticos, um movido pelos romanos e outro pela elite sacerdotal judáica, não há simplismo, ingenuidade ou má fé maior do que dizer que religião não tem nada haver com política.

Quando eu era criança em Minas, havia lá o Padre Pedro, na minha cidade, que era considerado um santo homem porque ia benzer as capelas das fazendas dos latifundiários da região... Capelas com imagens barrocas, possivelmente roubadas de Outro Preto e Mariana. Então todos diziam que o Pe. Pedro era um santo porque era muito bom, atendia e havia então nesse dia um churrasco para a piãozada, pros vaqueiros...Ia benzer as agências bacárias inauguradas na cidade... No 7 de Setembro estava lá o Pe. Pedro encima do palanque ao lado do prefeito, do coronel, do delegado... Um santo homem... Até que um dia o Bispo mudou o Pe. Pedro porque ele ficou idoso, e pos o Pe. José.

Até então muitos diziam que o Padre Pedro era santo porque não se metia em política... E o Pe. José foi convidado para fazer uma benção numa capela de uma fazenda... E ele disse: "Não vou", disse pro fazendeiro, "porque o senhor dá mais assistência médica, com um veterinário contratado, ao seu gado do que aos seus empregados. No dia que o senhor inverter a prioridade eu irei". - "Ah, esse Padre é maluco", dirão alguns. "Esse padre tem umas idéias complicadas", começaram a dizer na cidade... O chamaram pra benzer a agência do banco. "Não vou porque o sindicato dos bancários dá a informação e eu estou sabendo qual é a situação dos bancários aqui da cidade, e enquanto certos direitos deles não estiverem assegurados, eu não irei benzer nenhuma agência. Eu vor é dar a benção ao sindicato e à na luta deles". - "Ah, esse padre é de esquerda... Esse padre é perigoso"... Ele foi chamado pro Sete de Setembro e falou: "Também não. Eu não vou ver desfile militar. Sete de Setembro é feriado e eu tenho um trabalho com as favelinhas que estão começando a aparecer ai na beira da cidade e eu vou lá ficar com o povo." - "Ah, esse padre é comunista!"

Então, como bem diz Dom Hélder - que esta semana estará completando 90 anos, ele que é uma das figuras mais importantes da História do Brasil e seguramente a mais importante da História da Igreja Católica no Brasil no século XX... Dom Hélder é para nós o que Luther King foi para os americanos e Gandhi foi para os indianos, e talvez a gente ainda não tenha bem a dimensão da grandeza desse homem, até por sermos seus contemporâneos dele - "Quando eu falo da pobreza todos me chamam de cristão, mas quando eu falo da causas da pobreza, me chamam de comunista. Quando eu falo que os ricos devem ajudar os pobres, me chamam de santo. Mas quando eu falo que os pobres têm que lutar pelos seus direitos, me chamam de subversivo." E é isso. Eu pergunto: o padre Pedro não fazia política e o padre José era o político? Não, os dois são políticos porque não há ninguém que não faça política. Há muita gente que pensa que não faz, isso é outra questão. A minha avó, aos 95 anos, podia achar que não fazia política. Fazia, porque política ou se faz pela participação ou se faz pela omissão, mas não há ser humano que não faça política. O problema é que o padre Pedro fazia a política dos "grandes", e quando alguém faz a política dos grandes é alvo de todas as homenagens, de todos os privilégios e de toda a boa fama...E o padre Pedro fazia a política dos "pequenos" e isso incomoda a quem tem o poder de manipular a opinião pública, como Jesus incomodou.

Eu vou ler pra vocês umas três ou quatro frases que mostra bem qual é a causa desta crise do Brasil, qual é a causa deste desemprego crônico, qual é a causa desta brutal desigualdade que nós vivemos neste país. O Brasil não é campeão mundial de futebol mas é o campeão mundial em desigualdade social. Agora tá desputando o primeiro lugar com Serra Leoa, que é um pequeno país da África... Antes disputava o primeiro lugar com um outro país da África, que agora me fugiu o nome, mas que este já conseguiu melhorar as suas condições de distribuição de renda, que não é o caso do Brasil.

Primeira afirmação deste senhor: "O Neoliberalismo é um pecado social porque rompe a harmonia entre as comunidades de uma nação e de um continente inteiro".

Segundo: "O Neoliberalismo baseia-se numa concepção economicista do homem, valorizando o lucro e as leis do mercado em detrimento da dignidade e do respeito à pessoa e ao povo".

Terceiro: "A Globalização é dirigida apenas por leis do mercado aplicada segundo as conveniências dos mais poderosos..."

São palavras de João Paulo II em sua recente viagem ao México, na última semana de janeiro. Ou seja, está muito claro, até para o Papa - e às vezes falam: A Teologia da Libertação acabou? e eu respondo: Com um Papa dizendo isso não há a menor necessidade mais de se lutar para se divulgar a Teologia da Libertação. Teologia da Libertação é necessária enquanto o poder da Igreja não tinha sensibilidade para as questões sociais. Então era preciso um movimento que vinha de baixo pra cima para ver se conseguia mudar aquela Igreja elitista, eurocentrada, branca e machista. Mas quando o Papa, também ele, começa a fazer eco às teses da Teologia da Libertação vemos que ela já cumpriu a sua tarefa, a sua missão... Porque hoje o Papa expressa em nome da fé, porque a fé tem seríssimas implicações éticas, ela diz respeito à vida humana, o Primeiro Capítulo da Bíblia nos diz que nós fomos criados para viver num Paraíso e se não vivemos a culpa não é de Deus a culpa é nosso, porque nós abusamos da nossa liberdade e instauramos uma relação desigual entre os seres humanos através da opressão, através da exploração, através do sofrimento por causa da briga pelo poder... e nós vamos ter de resgatar esse Paraíso. Portanto é muito importante que, à luz da palavra de Deus, a Igreja denuncie esses pecados sociais e aponte esse sistema que está ai, que não é eterno e nem será, como nenhum deles foi no passado, embora tivessem a pretensão de o ser, deverá ser mudado, mas deverá ser mudado pela nossa esperança, pela nossa militância, pela nossa luta e pela nossa capacidade de sair do comodismo, do pessimismo, do derrotismo, da cabeça baixa achando que as coisas não têm solução. Tem sim, sempre tiveram e terão.

Eu acabo de voltar de Cuba, que é um país do tamaho de Pernambuco, tem 11 milhões de habitantes e que fez uma Revolução ao ponto de se dar ao luxo - com todos os erros que tem a revolução cubana, e os tem, não sou ingênuo de pensar que não tem. Mas a gente tem de reconhecer: não há páis em todo o terceiro mundo, Ásia, África e América Latina que dê a todo o seu povo melhores condições básicas de vida, vida digna, como Cuba. Quando o Papa chegou em Cuba em janeiro de 98 havia um enorme cartaz no aeroporto de Havana. Crianças cubanas de uniforme escolar, sorrindo, e os seguintes dizeres: "Esta noite milhões de crianças dormirão nas ruas do mundo. Nenhuma delas é cubana".

Qual país pode estender um cartaz como esse na sua porta de entrada ao receber três mil jornalistas internacionais que tiveram a mais absoluta liberdade de fazer o que quisessem dentro de Cuba durante a visita do Papa, porque qualquer um deles podia fotografar crinça de rua e dizer que isso é uma mentira. Ou seja, Cuba é um país pobre, mas não é um país de miseráveis. É um país que tem e sobrevive com uma extrema dificuldade por força do criminoso bloqueio imposto pelos EUA. Vocês ja imaginaram Cuba bloqueando o porto de Nova York? Pois os Estados Unidos bloqueiam o país inteiro! Vocês já imaginaram Cuba tendo uma base naval militar na Califórnia? Pois os Estados Unidos têm uma base em Guantânamo, dentro de Cuba, naquela região de onde vem aquela música que de fato é o grande hino de Cuba, Guantanamera... E ninguém diz nada! O Presidente do Brasil acha isso normal! Né? O absurdo é o Iraque que foi armado até os dentes pelo Reagan resolver ser independente da hegemonia das ordens americanas. Esse é o absurdo. Ninguém xia porque há cem anos os EUA ocuparam e dominam, sob o tacão de ferro, um país que anteriormente era livre e soberano, chamado Porto Rico. Ninguém xia... E se nós não agirmos e reagirmos, o Brasil vai caminhando pra isso... Porque hoje vem a missão do FMI, amanhã vem o FBI dizer que tem de se combater as drogas aqui, depois vem as tropas americanas dizendo que têm de ajudar o FBI e daqui a pouco nós estamos como colônia do império mundial sediado na Casa Branca.

E, levando-se adiante o ideal materialista, descartável e consumista do capitalismo atual, isso irá nos levar à miséria pois já está matematicamente comprovado: se toda a humanidade hoje, e são 5 bilhões e 600 milhões de pessoas, tivesse o padrão de vida do americano médio a primeira condição para se chegar a isso seria a de que o plante Terra se clonasse, se auto-clonasse, se duplicasse com as mesmas riquezas de minerais, de fontes de água, de vegetais que ele possui hoje. Quer dizer, precisaríamos de dois planetas Terra para assegurar ao conjunto dessa população atual o padrão de vida médio americano. E que padrão é esse? É o padrão do consumismo, e um dos maiores crimes pedagógicos que se comete hoje no mundo, especialmente no Brasil, primeiro através da mída e segundo através de certas famílias fascinadas pela miragem do consumo desenfreado, é incutir nas crianças e no jovens que o consumismo é um ideal de vida. Ora, como é impossível a realização desse ideal, qual é o resultado disso? É a frustração, e a frustração leva a um trauma da subjetividade que tem que ter escapatória por algum lugar, que é geralmente pela bebida e pela droga... O empresário americano sabe que o mercado infantil é o filé mignon do consumismo, porque criança tem duas vantgens: não tem critérios e tem o poder de seduzir os pais. O pai acaba comprando pra se ver livre da chateação do filho que quer algo porque a televisão associou o objeto a alguma outra coisa que a criança toma como prazerosa. O problema é como fazer da criança uma consumidora, porque a criança possui um artifício natural que é um perfeito mecanismo anti-consumo: a fantasia. Eu, por exemplo, fui criança sem consumismo, como o pessoal da minha geração também foi aqui. Ou seja, o máximo de consumismo que eu recordo foi ter pedido ao meu pai que ao retornar do trabalho trouxesse uma caixa de pregos, porque nós fazíamos os nossos brinquedos. Tínhamos as brincadeiras de rua, em contato com outras crianças, que dependiam de criatividade e imaginação... Não precisava comprar nada! Dinheiro entrou no meu universo pessoal quando eu tinha de 12 para 13 anos. Eu não tinha a menor idéia do diabo do quepe ou do tênis que eu usava, qual era a marca daquilo, e não tinha a menor importância essa questão de marca, ou seja não havia consumismo. Eu consegui viver, vivenciar mesmo, uma infância sem nunca lidar com dinheiro. Então, é muito complicado transformar uma criança em consumidora, mas o sistema capitalista descobriu a fórmula: se você consegue erotizar precocemente esta criança... Se você consegue que ela aos quatro ou cinco anos comece a prestar demasiada atenção ao próprio corpo, ela vira uma consumidora precoce. Basta ver os modelos que nos são dados pela mídia. Ela entra ai de cabeça para se identificar com os modelos fabricados. Só que tem um problema: cria-se nela uma defasagem entre a idade biológica e a idade Psicológica. Ela é uma criança, mas pensa que é um adulto homem ou que é uma adulta mulher.

Isso é mais ou menos administrado até a puberdade. A puberdade é a idade com o encontro com a realidade. Então começa a reduzir esta distância. Para manter o controle, o sistema passa a, meio que disfarçadamente, a propiciar o sonho químico. E como não há mais utopias, como a ditadura militar ainda nos deixou até hoje a herança de castrar das novas gerações o poder de mobilização, de ter bandeiras de luta, de viver em função de utopias, de ir pra bazinhos tomar chopp discutindo as questões nacionais, internacionais... de discutir quais são as novas linguagens no cinema e no teatro, tudo isso que a gente viveu nos anos 60, porque nós somos seres humanso com portas e janelas. Somos os únicos animais que não nos suportamos. Uma vaca, por exemplo... Eu na outra encarnação vou querer ser vaca, porque a vaca está na sua plenitude "vacal"... Você passa ai no interior e ela tá la no seu pasto, na sua sombrinha, pacífica, vegetariana tranquila... Aqui tem a seca e ai ela não pode tá muito gorda, mas lá em São Paulo a gente vê aquelas vacas gordas, mansas, não faz mal a ninguém, tranquilas, que dão o leitinho delas, criam os bezerros... Enfim, porque a vaca não tem sede de sonho, a vaca não tem vocação para a transcendência como cada um de nós tem. Nós fomos criados para a comunhão com o absoluto. Nós temos a profunda nostalgia de Deus. Então não há como viver sem sonhos. Mas o sonho ou vai na direação da Utopia e da Mística, ou vai na direção da química... Não tem saída... Por algum lugar a gente precisa sonhar. E quando a gente sonha pela direção errada, a gente se frustra, e ai vem a depressão, a tristeza, a insatisfação de vida, a irritação e a amargura, e você fica infeliz e fazas outras pessoas à sua volta infelizes.

O que Jesus veio trazer pra nós na sua missão num tempo em que não havia divisão entre religião e política. Em que todo o ser religioso fazia política e que todo o ser político fazia religião - porque essa é uma conquista da modernidade, a separação entre as instituições políticas e religiosas. Não se pode dizer que Jesus não fez política. Mas ele não fez a política e nem devemos todos nós fazer a política profissional político que exerce um mandato ou que pertence a alguma estrutura de partido. Há diferentes maneiras de interferir na pólis, no Estado, na busca do bem comum, na busca de uma sociedade justa... E é justamente esta a proposta mais ampla que Jesus veio trazer : Fazer uma política que seja RADICALMENTE CONTRA todo o tipo de injustiça e a favor de uma sociedade solidária, de uma sociadedade que seja símbolo vivo do que ocorre na mesa eucarística. A Eucaristia simboliza a repartição para todos, sem discriminação, do mesmo pão e do mesmo vinho. Assim deveria ser a vida social. Que todos tivessem o mesmo acesso à comida e à bebida, sem discriminação. Por isso quando eu vou à Europa e me perguntam: como é no Brasil a luta de vocês por Direitos Humanos? Eu respondo: Direitos Humanos? No Brasil não tem isso. Isso é luxo no Brasil! No Brasil nós ainda estamos lutando pela conquista de Direitos Animais! Porque comer, abrigar-se do frio e do calor, educar a cria é coisa de bicho e que infelizmente a maioria da população do meu país não tem ainda assegurada. Não será o caso de que o estatuto das sociedades de proteção aos animais não seria mais interessante do que a Constituição Brasileira aplicada aos seres humanos desse país? Talvez tivesse mais resultado...

Eu queria ler dois textos aqui sobre a prática de Jesus, como, em Jesus, essa síntese entre a fé, a fidelidade ao projeto de Deus, o Amor aos seres humanos, principalmente aos injustiçados... como se realizava esta síntese.

O primeiro texto está no Capítulo X de Marcos:

"Quando Jesus saiu de novo a caminhar, um homem veio correndo, ajoelhou-se diante Dele e perguntou: - Bom Mestre, que devo fazer para herdar a vida eterna?"

Vê que o sujeito já chega com uma atitude de puxa-saquismo: "Bom Mestre" e tal...

"Jesus respondeu: - Por que você me chama de bom? Só Deus é bom, e ninguém mais"

ou seja, Cristo não gostou da atitude do camarada... Interessante que nos quatro Evangelhos, essa pergunta: "O que devo fazer para ganhar a vida eterna" nunca sai da boca de um pobre. Você pode analisar os Quatro Evangelhos. Sempre sai de alguém que já tem assegurada a vida terrena e agora quer saber como investir na poupança celestial. É esta a pergunta do Doutor da Lei na parábola do Bom Samaritano, é a pergunta do Nicodemos, é a pergunta de Zaqueu... E o que os pobres pedem a Jesus? Mestre, o que devo fazer para ter vida nesta vida: Minha filha está doente, eu quero vê-la sã; eu não tenho um olho, preciso enxergar; minha mão tá seca, preciso trabalhar; o meu irmão morreu, quero vê-lo ressuscitado... Os pobres pedem "vida" nesta vida, e a estes Jesus atende com misericórdia e com seriedade, aos outro não, Jesus ironiza...

Vamos ver o diálogo, então:

"Jesus disse para o homem:

- Você conhece os Mandamentos: Não mates..." vocês que fizeram o catecismo contem ai nos dedos a lista de mandamentos de Jesus... "...Não cometas adultério, não roubes, não levantes falso-testemunho, não enganes, honra a teu pai e tua mãe..." Quantos Mandamentos? Seis...

Ora, na verdade Jesus só cita seis porque ele omite os outros quatro que dizem respeito a Deus... Ele só cita os mandamentos que dizem respeito ao próximo porque a proposta cristã é uma proposta onde quem se coloca diante de Deus e de costas para o próximo não entendeu nada. Mas quem se coloca diante do próximo automaticamente já serve a Deus, porque o próximo é a Imagem e Semelhança de Deus, é o sacramento de Deus. Não há como servir a Deus, no cristianismo evangélico, se não através do serviço do próximo. Não há meio termo. Se eu não sou capaz de ir em direção ao meu próximo, toda a concepção de Deus é equivocada. É a concepção de um Deus à minha imagem, semelhança e conviniência e não àquilo que o Evangelho me pede, que é ser capaz de amar ao próximo. E nisso o Evangelho é tão radical que no Capítulo XXV de Mateus Ele diz: "Eu tive fome e me deste de comer, tive sede e me deste de beber", veja, Jesus se coloca no lugar do oprimido, e fala: "Muitos dirão: Senhor, quando foi que te vimos com fome e com sede? A toda vez que a cada um destes pequeninos fizeste a Mim o fizeste". (Continua)

 

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar