Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique


Ao gosto do mercado
Frei Betto

A globalização nada mais é do que a redução do mundo a um mercado, onde investem os donos do capital e no qual a condição de cidadão importa menos que a de consumidor.

     Tudo transforma-se em mercadoria: idéias, projetos, relações, objetos etc. Vendem-se empresas, estradas, influências e governos. O valor de troca de um produto adquire mais importância que seu valor de uso. Sua grife cobre-se de fetiche, a ponto de imprimir mais valor ao usuário do que aquele que é inerente à sua natureza humana.

     O homem, em si, parece não valer nada. Mas se revestido de mansão com piscina, carro importado e roupas sofisticadas, passa a ser visto como tendo mais valor que o aquele outro que mora numa meia-água de periferia, locomove-se de ônibus e veste camisa de malha.

     Topa-se tudo por dinheiro. O mercado não tem preconceitos, apenas interesse de lucro. Assim, transforma Che Guevara em cerveja inglesa, liturgia em show business e os filhos de Gandhi em bloco carnavalesco. O importante é mercantilizar e reificar tudo: do emblema revolucionário às nádegas da dançarina. Tornar o supérfluo necessário. Só assim dilata-se o consumo.

     Para isso, há uma poderosa engrenagem publicitária. Vendem-se sabão em pó e propostas políticas, nudez da atriz e sorriso do candidato, anjinhos de gesso e bordéis telefônicos.

     Os novos paradigmas dessa sociedade da abastança virtual são os modelos publicitários a quem, para efeito de propaganda, nada falta: beleza, saúde, fortuna e fama. Chiques e famosos, de tal modo suas caras são revestidas de plenitude que, do outro lado da linha de observação, o consumidor é induzido à carência, não do que lhe falta, mas do que o paradigma consumista lhe impõe como indispensável.

     Nem a religião escapa. Criada para elevar as pessoas a outro nível de consciência, para que vivenciem a comunhão com Deus e entre si, e fundada em valores derivados de revelação transcendente, aos poucos perde sua dimensão profética, de denúncia e anúncio. Despe-se de seu caráter ético, de crítica ao que desumaniza, para adequar-se à embalagem que a torna, no mercado, um produto atrativo.

     Assim, ela brilha sob as luzes da ribalta, trocando o silêncio pela histeria pública, a meditação pela emoção trucada, a liturgia pela dança aeróbica. Na esfera católica, torna o produto mais palatável, destituindo-o de três fatores fundamentais na constituição da Igreja, mas inadequados ao mercado: a inserção dos fiéis em comunidades; a reflexão bíblico-teológica; e o compromisso pastoral no serviço à justiça. As homilias se reduzem a breves exortações que não incomodam as consciências.

     Faz bem a CNBB em alertar para a manipulação comercial dos “padres cantores” que, com exceção do padre Zezinho, não pregam sobre a Campanha da Fraternidade, não convocam para o Grito dos Excluídos, não promovem Semanas Sociais, alheios à pauta pastoral da Igreja Católica no Brasil. É preocupante ver seminaristas mais interessados em aprender a dançar do que em estudar teologia, servir aos enfermos, à população de rua, aos encarcerados e aos que lutam por justiça.

     Tivesse adotado estilo semelhante, Jesus não teria sofrido perseguição, nem sido preso, torturado e assassinado na cruz. A multidão teria clamado por ele, e não por Barrabás. Na entrada de Jerusalém, o burrinho cederia lugar ao cavalo branco dos imperadores.

     Afinal, um Deus poderoso não combina com a fragilidade de um nazareno que acolhe prostitutas e pecadores, nem a bondade divina se coaduna com as diatribes de um galileu que chama o governador de “raposa” e, armado de um chicote, expulsa os que fazem da casa de Deus um “covil de ladrões”. Um Jesus travestido de pop-star convém melhor às exigências do mercado, ainda que essas não correspondam às do Evangelho. Frei Betto é escritor, autor do romance policial Hotel Brasil (Ática), à venda no Sindicato com abatimento (R$ 18,00), assim como todos os seus outros livros. Encomendas após as 15h, pelo tel. 233-2113.



Frei Betto é escritor, autor do romance policial Hotel Brasil (Ática), à venda no Sindicato com abatimento (R$ 18,00), assim como todos os seus outros livros. Encomendas após as 15h, pelo tel. 233-2113.

 

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar