Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique


Corpos Tombados

Frei Betto


 Tombado no asfalto o corpo de Marcelo Fromer, o motoqueiro seguiu adiante. Como revelou uma testemunha, nem sequer olhou para trás. Não era a vida dele que estava em jogo. Insensível, tratou de escafedecer-se.

 Há um filme tcheco, "V-8, o assassino", que reproduz um grave acidente de ônibus causado pela irresponsabilidade de um motorista, do qual só se conhecem as iniciais da placa do carro, V-8.

 Atrás de um volante, muitos trazem dentro de si um assassino. Embalados pela síndrome de Ayrton Senna e pela certeza de impunidade, avançamos o sinal vermelho, costuramos entre veículos, aceleramos na estrada. Em caso de acidente, a culpa é do outroŠ

 Tão grave é passar pelo acidentado e não socorrer. Na Itália, universitários pesquisaram a insensibilidade humana. Um deles simulou ferimentos, enquanto outro tentou parar os carros que passavam. Adiante, os motoristas,  retidos pela polícia, eram entrevistados pelos pesquisadores.

 Um verdureiro numa velha caminhonete foi quem ofereceu-se para prestar socorro. Os demais alegaram pressa, medo de assalto, receio de sujarem o carro etc. Mas todos concordaram num ponto: fossem eles a vítima, gostariam de ser imediatamente socorridos.

 Corpos tombados impunemente aquecem o caldo da cultura da morte. Nesta semana, iniciam-se os julgamentos do massacre do Carandiru, ocorrido em São Paulo a 2 de outubro de 1992, e do assassinato da sindicalista Margarida Alves, a 12 de agosto de 1983, na Paraíba. O da matança de Eldorado dos Carajás, que tirou a vida de 21 camponeses, foi adiado mais uma vez.

 No Brasil, os pobres são punidos com a morte e os mandantes premiados com a impunidade. Em Israel, desaba um prédio mal construído e, na mesma noite, oito responsáveis são recolhidos à prisão. Aqui, a Justiça incentiva construtores e construtoras irresponsáveis, dando sentenças simbólicas a bodes-expiatórios e penalizando ainda mais os desabrigados do Palace II.

 Quem será punido pela morte de Margarida Alves, dos sem-terras de Eldorado dos Carajás e dos 111 presos ­ a maioria sem culpa formada ­ do Carandiru? Se contra pobres e fracos a Justiça fecha os olhos e, como o motoqueiro que matou Marcelo Fromer, segue adiante, a lei de talião passa a concorrer com ela, agravando a violência. Quando se perde a confiança na Justiça,  ganha o ódio vingativo.

 A família do guitarrista dos Titãs decidiu doar seus órgãos. No Brasil, muitos pacientes morrem antes do tempo porque famílias de potenciais doadores não autorizam a retirada dos órgãos. São tabus religiosos e/ou emocionais injustificáveis. Na ótica de Jesus - que veio para que todos tenham vida - salvar vidas a partir da morte é um ato extremo de amor. Afinal, todos nós recebemos vida de algo que morreu, seja do animal que nos vem em forma de bife, seja do cereal ou do vegetal servidos à mesa como arroz ou salada.

 Solidariedade e justiça são atributos fundamentais da cidadania. Se o bom samaritano não tivesse interrompido sua viagem para socorrer o homem caído na estrada que unia Jerusalém a Jericó, teríamos sido privados de um dos mais significativos textos do Evangelho. E do exemplo cabal de que seguir Jesus é servir ao próximo, ainda que seja ele um desconhecido.
 


Frei Betto é escritor e membro do Centro de Justiça Global

 

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar