Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique

                    

O DIREITO DOS EXCLUÍDOS

 

            Na rua em que trabalho, vive, há anos, uma moradora de rua, na calçada próxima à esquina da av. Paulista. Esta mulher, uma mulher de meia idade, chamava a atenção de todos os frequentadores do pedaço pela sua dignidade, limpeza e organização. Organização, inclusive, de seus poucos pertences, arrumados com economia de espaço e até com alguma estética. Geralmente dormia de dia, o que me faz pressupor que passava a noite vigilante. Quando acordada, estava sempre tricotando ou fazendo crochê, belos trabalhos que certamente lhe garantiam; a freguesia junto aos moradores e passantes do local e algum sustento. Eventualmente, cumprimentávamo-nos. Há mais de mês, funcionários da Prefeitura sequestraram seus pertences e a desalojaram. Passou uns dias sumida e depois voltou ao local. Aos poucos vai reerguendo o que poderíamos chamar de sua banca, assento, leito, moradia a céu aberto. Tentei conversar com ela. O quase monólogo que se seguiu foi o de uma pessoa profundamente revoltada e desequilibrada emocionalmente. Ainda ontem a vi, pé descalços, olhar alheio, andando pelas imediações, uma mulher profundamente ferida em sua dignidade.

            Todo ser humano possui uma dignidade inerente à sua própria condição humana. Todo ser humano tem direito à vida e à vida com dignidade, é este o direito humano fundamental. Ora, numa sociedade cínica como a nossa, que não garante os direitos fundamentais de todos os homens, tais como trabalho, moradia, assistência médica, educação, saneamento básico (a imprensa noticiou há dias que a falta de saneamento básico mata mais do que os crimes) etc., é inadmissível o desrespeito que vem sofrendo a população de rua, seja através de atos isolados como este acontecido na rua em que trabalho, seja na forma como vem se processando a desocupação dos viadutos, privando as pessoas de seus já p;arcos meios de subsistência. Age-se violentamente contra os excluídos, provoca-se a sua revolta e, depois, eles é que são os violentos ?

            É o que parecem tentar fazer crer certas versões quanto à revolta, nos primeiros dias de agosto, dos moradores de diversos conjuntos habitacionais populares, indevidamente ameaçados de despejo. E é para conjuntos habitacionais que se pretende remover os habitantes dos baixos de viadutos, uma remoção discutível do ponto de vista das liberdades individuais. Todos falam e arriscam soluções que visam apenas a elidir os sintomas do mal estar social e não a atacar as suas causas, como a concentração de renda ou a concentração de terras, só para ficar em dois exemplos primários e mundialmente notórios.

            Triste cidade, esta nossa, em que os mais aquinhoados têm medo dos excluídos e estes, em sua fragilidade sob todos os aspectos, têm medo de tudo. As classes mais favorecidas, infelizmente, quando lutam, lutam ape;nas pela manutenção de seus privilégios. E os excluídos sequer sabem que têm direitos. Conhece-se a cultura de uma país pela forma como trata suas crianças e os excluídos. Está bem claro que país é este. Cabe a todos nós, enquanto cidadãos, lutarmos por uma sociedade justa, equitativa, onde todos possam ter a esperança de dias melhores com a plena vigência de uma cultura de respeito aos direitos humanos.

 

                                                            Guilherme Amorim Campos da Silva

             &n;bsp;                                  Presidente da Comissão Justiça e Paz de São Paulo

                                                            (publicado em O SÃO PAULO)

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar