Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique

       

Quem é este homem ?

São muitos os livros que falam deste Homem, de Jesus, o Cristo. Poucos o que o fazem com a radicalidade, pertinência, poder de síntese, paixão e alegria de Quem é este homem ?, escrito em 1969, esgotado há mais de uma década e que a Livraria Duas Cidades agora reedita, em sua 6ª edição, com 110 páginas.

Seu autor é o saudoso frei Mateus Rocha O.P., falecido há dez anos e vivo nestas páginas, certamente redivivo na Comunhão dos Santos. Livro de um profundo conhecedor de teologia, leitor de São Tomás de Aquino, Guardini, Rahner, Culmann e muitos outros. Um livro seminal, que já traz em seu bojo as obras de Boff e outras na linha de Jesus livre e libertador.

“Já imaginamos um homem sem preconceito, nem compromissos ?”, pergunta-se frei Mateus. E responde: “Este homem será realmente livre. Ora, Jesus não tinha nenhum preconceito, nem compromisso”. E acrescenta:“Compromisso não teve com ninguém a não ser com o Pai. Por isso foi homem absolutamente livre”.

Livro de um homem, como tantos entre nós, apaixonado por Jesus, como Dostoievsky, a quem cita: “se alguém me provar que o Cristo está fora da verdade e que esta não se acha nele, eu prefiro ficar com Cristo a ficar com a verdade”. Em Jesus a natureza humana atingiu sua plenitude, escreve frei Mateus. E citando Pascal: “também a nós mesmos só nos conhecemos por meio de Jesus Cristo”.

Assim, debruça-se sobre o Jesus histórico, homem de povo, homem surpreendente, homem de luta, homem livre (subtitulos dos capítulos). Homem surpreendente, e as palavras são de frei Mateus, porque, graças a Ele, no cristianismo, “só o homem é um lugar absolutamente sagrado”. E, mais adiante, a “nossa segurança não vem da lei, mas da graça”. E ainda: “Somente a graça nos dá o senso do risco e da aventura, que é a alma de toda a vida evangélica”.

Frei Mateus ocupa-se do mistério de Jesus, desta pergunta colocada por todos, “pelos que o reconhecem, pelos que apenas o conhecem, por místicos e céticos, por pobres e ricos”: quem é este homem ? Escreve sobre Jesus e os homens e sobre a fé em Jesus Cristo, com uma advertência a todos os que pretendem evangelizar: “O próximo de Jesus Cristo é aquele que se encontra mais longe”.

Enfim, um livro obrigatório, indispensável, para ler e reler no decorrer dos anos. Um livro escrito, segundo o autor, na esperança de ajudar-nos a ter vida em nome de Jesus, o Cristo, o Filho de Deus (Jo 20,31).

     antonio carlos ribeiro fester                              

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar