Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique

           

HINO À DIGNIDADE HUMANA      

 

Conheci Paulo Freire pessoalmente em 1987, levado à sua casa por Margarida Genevois e Marco Antonio Barbosa. Iniciávamos o Projeto Educação em Direitos Humanos, da Comissão Justiça e Paz, e ele, juntamente com a Teologia da Libertação, era o nosso ponto de referência. Surpreendeu-me a sua simplicidade, calor humano e capacidade de ouvir, dialogar.

Quando assumiu a Secretaria Municipal da Educação, em São Paulo, seguiram-se quatro anos de trabalho intenso, o mais realizador de minha vida. Tive a ventura de coordenar o Projeto da Comissão na sua Secretaria, integrando-o ao Projeto de Reforma Curricular, ao da Formação Permanente de Professores, além de outras atividades em função da educação em direitos humanos e dos projetos de Paulo Freire.

Conhecedor do magistério municipal desde a infância - minha mãe é educadora, agora aposentada, daquela rede de ensino -, tive gratas surpresas. Entre elas, a de um professorado, inicialmente na defensiva, a seguir entusiasmado e sedento de ética, justiça, de uma educação voltada para a igualdade e dignidade de todo e qualquer indivíduo. Assisti, mais surpreso ainda, a encontros do Secretário com professores, com uma autenticidade, sinceridade e empenho, para mim inéditos, no relato dos trabalhos, sucessos e fracassos. Emocionou-me a postura do Educador dos Oprimidos, no momento em que os professores hesitavam e ele agradecia-lhes por estarem reformulando alguns de seus conceitos práticos-teóricos-práticos, por estarem reescrevendo-o, reiventando-o, na medida em que algumas de suas idéias haviam sido elaboradas há tempos e devem ser sempre resultado da construção coletiva e permanente do conhecimento.

Infelizmente, este trabalho institucional não teve continuidade, mas prossegue através de todos os que se dedicam às suas idéias, à educação popular, à educação libertadora e, inclusive, através da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos, ora presidida por Margarida Genevois, nesta semana realizando seu I Congresso.

Há pouco, na última vez em que o visitamos, Margarida e eu, Paulo Freire aceitou integrar o Conselho da Rede e deu-me, como sempre, pelo menos duas grandes lições. Contou-nos como, jovem recém chegado ao Rio, procurara Gustavo Corção por telefone e sendo destratado, desistira de procurá-lo, prometendo-se jamais fazer algo análogo se algum dia se tornasse um notável. E acrescentou que, anos depois, Corção enveredaria pelo facismo. Interrompi-o, dizendo que então ele não perdera  nada por deixar de conhecer Corção. Paulo Freire olhou-me bem nos olhos e tranquilamente respondeu : “Você está enganado, Antonio Carlos, a gente sempre perde muito quando deixa de conhecer alguém.”

A conversa prosseguiu e não resisti a elogiá-lo por ser sempre o mesmo, em qualquer situação, cargo ou lugar. Com a mesma tranquilidade, disse-me que isto não era mérito nenhum, apenas fruto do seu respeito pela própria identidade. Entendia fonte de sua reverência a todo e qualquer ser humano e saí de lá, como sempre, edificado, sem imaginar que não nos veríamos mais.

A justa expressão sobre Paulo Freire foi proferida pelo padre Júlio Lancellotti, na belíssima missa de corpo presente concelebrada por diversos sacerdotes, no dia 3 de maio último: Paulo Freire é um hino à dignidade humana.

Entretanto, como qualquer ser humano, Paulo Freire extrapola conceitos, faz parte do mistério de Deus. Mal conhecemos a nós mesmos, menos ainda os nossos semelhantes : só podemos amá-los, testemunhá-los, partilhar com eles. E com Paulo Freire, nas vezes em que nos vimos, nem tantas, nem tão poucas, pude partilhar os melhores dos meus sonhos, especialmente o do diálogo.

Como era homem íntegro, sem dissociação entre discurso e prática, tornava-se transparente. O colóquio que se estabelecia era, de fato, dialogicidade, no sentido mais profundo da palavra, como também comentou, no cemitério, José Carlos Barreto. Convivemos pouco, mas dialogamos de fato, e é isto o que conforta a tantos de nós que tivemos o privilégio de querê-lo bem.  Tenho a certeza de que sempre aprenderemos com ele.  Hoje, Paulo Freire está na Vida Plena.

Antonio Carlos Ribeiro Fester

- educador em direitos humanos -

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar