Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique
 

D. Paulo Evaristo Arns 

No dia 13 de dezembro de 1968, uma sexta-feira toda ocupada com visitas a dois colégios e a uma reunião do CELAM, era eu ainda Bispo Auxiliar de São Paulo. Não tendo lido jornais, nem tido ocasião para ouvir a notícia por rádio ou televisão, tudo me foi comunicado através de amigos que falavam em voz baixa e temiam as piores conseqüências para a comunicação e a segurança em nossa terra.

Minha reação foi de susto e de previsão que viria chumbo grosso em direção a todos que defendiam os presos políticos e os amigos ativos na política. Fui atingido, desde logo, pelo AI-5, porque não podíamos mais falar livremente na Rádio Nove de Julho que, aliás, iria ser cassada quatro anos depois, sem nenhuma explicação e sem motivo técnico ou administrativo. Daí por diante, como Secretário de Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, minha vida mudou totalmente: não sabia mais como agir e todos os meus amigos consultados exprimiam pavor pelo medo de serem atingidos de uma forma ou outra. Fiz porém o propósito de agir, embora com cautela, em favor dos meus amigos, sobretudo os religiosos que foram presos. Quando tomei posse como Arcebispo em São Paulo, em 1970, 13 deles estavam presos e Madre Maurina, que estava sob a minha guarda na Penitenciária Feminina do Carandiru, zona norte de São Paulo, havia sido expulsa para o México, onde ocasionalmente pude visitá-la, duas vezes.

Minha impressão era que haviam apagado todas as luzes e que, no escuro, haveria dificuldade de uma ação direta em favor de qualquer pessoa. Apesar disso, procurei visitar os atingidos pelo AI-5 em prisões em São Paulo e, depois de Arcebispo, alertar os meus colegas bispos do estado de São Paulo a respeito das prisões arbitrárias, dos desaparecimentos, das mortes e sobretudo das torturas inimagináveis.

O AI-5 preparou de fato a era de terror que se manifestaria durante os próximos sete anos sobretudo.

Paulo Evaristo, CARDEAL ARNS
Foi Arcebispo de São Paulo entre os anos de 1970 e 1998 e é o responsável pelo projeto Brasil: Nunca Mais, contendo as informações obtidas nos arquivos militares oficiais sobre o uso institucionalizado da tortura durante o regime militar de 1964-1985. Desde maio passado, é Arcebispo Emérito de São Paulo.

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar