Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique
 

Discurso Proferido pro Amparo Araújo, Presidente do Movimento Tortura Nunca Mais de Pernambuco em  08/11/1996, Quando da Aposição da Placa na rua da União
 
Secretaria de segurança Pública

Aqui, onde tantos sofreram por terem e tecerem sonhos, hoje anunciamos ao povo de Pernambuco, do Brasil e do mundo que este local presenciou o reconhecimento unânime da sacralidade dos Direitos Humanos. Descerrar esta placa é uma honra, que a comparto com os familiares, amigos e companheiros daquelas pessoas que em um tempo decididamente ultrapassado pagaram com a dor dos corpos a ousadia de querer um mundo mais justo, mais fraterno e mais humano para todos os que vivemos em sociedade.

Estamos inaugurando um novo tempo, consolidando as conquistas obtidas através do força da sociedade organizada. Daqui por diante as gerações presentes e futuras saberão que no governo Miguel Arraes, a Secretaria de Segurança Pública - em respeito aos anseios das entidades defensoras dos Direitos Humanos - demoliu o prédio onde o vil ofício de tortura foi pratica cotidiana. Alvissareiro sinal de que os tempos mudaram.

É carregado de intenso e poderoso simbolismo o fato de estamos juntos, os que representamos todos aqueles que aqui sofreram, e os profissionais que vocacionados dedicam suas vidas a zelar pela segurança da sociedade.

Estamos reunidos, políticos, artistas, intelectuais, policiais civis e militares, todos em comunhão com este sentimento coletivo de repulsa das arbitrariedades que em nome de uma ordem injusta foram cometidos contra cidadão que ousaram proclamar seus protestos.

Ao olharmos a história política da nossa América Latina, será difícil encontrar momentos como esse que aqui temos o privilégio de vivenciar. Existe algo que nos une: o consenso de que a atividade policial digna como qualquer outra profissão, não poderá tolerar jamais que se manche no exercício hediondo da tortura.

Todos que estão aqui sabem o quanto a sociedade necessita de um corpo profissional que a proteja. Como em toda profissão, os avanços científicos é que devem nortear o exercício profissional, fundado na ética e no respeito aos direitos naturais da pessoa.

É isso que esta placa quer sinalizar, com sua mensagem gravada em bronze, consagrando os princípios fundamentais e a potestade absoluta dos Direitos Humanos. Que ninguém esqueça o passado. Que esta placa atravesse os séculos, anunciando no seu silêncio metálico, a vitória da civilização sobre a barbárie.

Tortura nunca mais!

Viva a vida!

Amparo Araújo

 

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar