Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique


1968 – CERTEZA: HISTÓRIA E FLORES

os acontecimentos que abalaram a França nos idos de 1968 – a famosa revolução cultural-sexual – espraiaram-se pelo mundo inteiro, pondo em ação todas as forças democráticas até então obrigadas ao silêncio. Suas vagas chegaram também ao Brasil, marcando um ano que explodiu em rebeldias por toda a parte. Passeatas de protesto começavam nas universidades e terminavam nas ruas com barricadas, bombas molotov e bandeiras americanas incendiadas. Evidentemente muitos jovens tombaram nessas lutas. Cada país teve seus mártires.

No Rio de janeiro, 100 mil brasileiros protestaram durante o enterro de um rapaz de 16 anos – Edson Luís -, assassinado pelos policiais no Calabouço, restaurante dos estudantes. O fato deu origem a uma espécie de fogueira que se alastrou por todo o país, fazendo eclodir centenas de manifestações estudantis de rua. Em meio às manifestações, os assassinatos. Foi então que muitas mães se uniram para a defesa de seus filhos, criando a União Brasileira de Mães. Chegaram mesmo a participar de passeatas, para impedir a violência contra eles.

Essa entidade teve sua sede provisória no Convento dos Dominicanos do Leme (Rio de Janeiro), com mais de 500 mães filiadas.

Acontecia a guerra dos Estados Unidos – a maior potência mundial – contra o Vietnã, ceifando vidas e vidas de jovens americanos, orientados para liquidar com todo um povo. Os desnutridos “vietcongs” enfrentaram os possantes Plantons e seus ocupantes – os soldados americanos.

Durante o ano de 1968, parcelas da sociedade, ao se rebelarem contra a ação imperialista e genocida, invocaram ideais libertários e igualitários. Começaram a desvendar as discriminações que procuram transformar as mulheres, os jovens e os negros numa massa informe sem expressão cultural e política. Emergiram movimentos feministas e de negros, principalmente norte-americanos, contra as ideologias patriarcais, machistas e racistas.

No Brasil, os operários se manifestaram nas greves de Contagem, em Minas Gerais, e Osasco, no Estado de São Paulo. Os protestos foram violentamente reprimidos. Os líderes operários foram presos. O mesmo destino tiveram os quase mil estudantes que participavam do Congresso da União Nacional dos Estudantes, em Ibiúna (interior paulista).

O Congresso Nacional e as Assembléias Legislativas foram fechadas por mais uma ação arbitrária dos militares – o Ato Institucional nº 5 (AI-5). A censura se intensificou e foi abolido o habeas corpus para os detidos por infração à Lei de Segurança Nacional. Foram cassados o mandato e os direitos políticos do deputado Márcio Moreira Alves.

Trabalhadores, intelectuais e estudantes perseguidos procuraram criar novas formas de luta. Alguns seguiram para o exílio. As organizações de esquerda, na sua maioria, desencadearam a luta armada, no campo ou nas cidades.

Ainda nesse período (1964 a 70), duas mulheres se destacaram junto à opinião pública brasileira. Carmem da Silva, que escrevia na revista Cláudia artigos especialmente dirigidos ao público feminino. E Betty Friedan, feminista americana, que ao visitar o Brasil para lançar seu livro A Mística Feminina, no final da década de 60, provocou intensas polêmicas nos meios de comunicação. Carmem da Silva, ao abordar nos seus artigos problemas do cotidiano da mulher da classe média, questionava o comportamento tradicional da mulher: “Deve a recém-casada trabalhar?”, “Trabalhar para não ser bibelô”, “A conquista de um lugar ao sol”, “Independência” e “Amor” eram temas por ela abordados em textos que procuravam orientar as mulheres em direção à autonomia.

 

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar