Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique

   


Crime organizado

Vicente Cernicchiaro

O crime surgiu com a sociedade. Substancialmente, é conduta negativa. Formalmente, o que a lei definir. Não significa, entretanto, o tipo penal esgotar todas as considerações. O Direito Penal (dogmaticamente) relaciona-se com outras considerações científicas que têm também o crime como objeto. A Criminologia moderna busca as causas da delinqüência, sugere modelos para impedir a conduta delituosa e, por fim, evitar a reincidência. Em terceiro plano, a política criminal se faz presente. Não se concebe mais a norma ser analisada formalmente, sem indagar a repercussão social da interpretação.

Está superado o momento histórico do tecnicismo jurídico (significativa a afirmação de a Filosofia ser dos filósofos e o fato social interessar apenas aos sociólogos). O crime é fenômeno social. O juiz, no momento da sentença, precisa pensar o caso concreto, suas causas e conseqüências. A não ser assim, promoverá raciocínio próprio da Escola da Exegese que teve a pretensão (na verdade, simples miragem) de a lei formal haver trazido todas as soluções jurídicas.

O delito, outrossim, revela várias espécies. Hoje o objeto jurídico é o critério predominante.

Em se observando o fenômeno na sociedade, ganha espaço a classificação: criminalidade de massa e criminalidade organizada. A primeira projeta a idéia de infrações penais impulsionadas, na maioria dos casos, por circunstância de oportunidade. A segunda, ao contrário, difusa, sem vítimas individuais; o dano não é restrito a uma ou mais pessoas. Alcança toda a sociedade.

O conceito de crime organizado ainda não está assente. A doutrina, no entanto, evidencia inclinação para as referidas características, sem desprezar a tendência transnacional. Ainda: hierarquia dos integrantes, como se fosse organização de empresa, responsabilidades definidas, procedimentos rígidos, divisão territorial. Autores acrescentam preocupação permanente de fazer cessar a eficácia dos controles formais de combate à criminalidade. Em conseqüência, busca atrair agentes do Estado para anular a atuação, obtendo, assim, verdadeira impunidade. Ao lado da insinuação da corrupção, tantas vezes, valem-se da violência a fim de, pelo silêncio, não serem importunados.

O desenvolvimento do crime organizado, tantas vezes, é encoberto por atividade comercial lícita. Com a aparência, busca esconder a realidade. Acentua-se, ainda, explorando atividade proibida que, no entanto, não recebe censura da sociedade. Nos Estados Unidos, a chamada Lei Seca é sempre mostrada como exemplo. Quando proibida a venda de bebida alcoólica, marginalmente, era oferecida; revogada, tornando lícito o comércio, podendo o comerciante legalmente estabelecido ofertá-la à população, o ilícito deixou de existir.

Urge incentivar a descriminação do uso de entorpecentes. Hoje, são vendidos ilicitamente e a preço extorsivo. Isso explica o incremento do tráfico (internacionalizado) e os lucros dos intermediários. Não se esqueça ainda, sem receita para o Estado!

O combate ao crime organizado reclama especial atenção à tendência ao caráter transnacional. Não encontra obstáculo no limite dos Estados. O trânsito internacional, diga-se assim, ganha espaço cada vez maior com a globalização da economia, o aperfeiçoamento dos meios de comunicação e métodos internacionais de negócios, ensejando a transferência de capitais com facilidade, burlando a fiscalização oficial.

Não se pode olvidar ainda um ponto importantíssimo: o desequilíbrio econômico das nações. O rompimento de fronteiras, a aproximação das nações, mercados comuns, não obstante a desigualdade econômica desses países, facilita o intercâmbio criminoso. O tráfico de drogas, por exemplo, faz a ponte de país produtor, de trânsito e de consumo.

Esses grupos são dotados de poder econômico. Elegem determinado produto, mantêm rede de agentes.

As legislações de cada país são meticulosamente analisadas. Valem-se dessas leis. Sabido, há países que, dado não disporem de montadoras de veículos, facilitam a entrada de automóveis, caminhões e tratores, fechando os olhos quando ali ingressam. De outro lado, dificultam, ou não envidam esforços para restituí-los ao local de origem.

A chamada "lavagem de dinheiro", então, torna-se conseqüência.O produto da delinqüência, o lucro, enfim, não pode aparecer de um momento para outro. O depósito é efetuado nos chamados paraísos fiscais. Esses, por sua vez, têm de contar com a tolerância do respectivo país. Tantas vezes interessados em incrementar os depósitos, praticamente o grande "produto nacional".

O crime organizado, portanto, não se confunde com o crime de quadrilha ou bando (CP art. 288). Aqui, sem dúvida, há concerto, plano de pessoas para cometer crimes. Todavia, diverge fundalmentalmente quanto ao modo de agir e aos efeitos que produz, repercutindo na estrutura do delito.

O crime organizado transnacional preocupa a ONU; a sua Comissão de Prevenção do Crime e Justiça Penal está desenvolvendo estudos para impor sanções a países que, deliberada ou negligentemente, colaboram com esses grupos da deliqüência. Além de recomendações, estudam sanções econômicas para os países negligentes.

A criminalidade tradicional deixou de ser a grande preocupação. Os grupos organizados, ao contrário, ganham as fronteiras e difundem, por meios legais, as ações delituosas.

O Brasil editou a Lei n. 9.034, de 3 de maio de 1995, que Dispõe sobre a utilização de meios operacionais para prevenção e repressão de ações praticadas por organizações criminosas.

O art. 1º menciona regular meios de provas e investigatórios que versarem sobre crime resultante de ações de quadrilha ou bando.

Esse texto não se volta, especificamente, para a repressão ao crime organizado. Repita-se: não se identifica com a quadrilha ou bando.

Mais recentemente, foram publicadas duas leis, estas sim, mais próximas da referida deliqüência. A Lei n. 9.437, de 20 de fevereiro de 1997, relativa ao porte e uso de arma de fogo e a Lei n. 9.426/96, que reformulou parte dos crimes contra o patrimônio, conferindo especial atenção quando o objeto material for automóvel para ser remetido para o exterior, ou destinar-se ao desmancho para ocultar a origem, ou promover a venda dos componentes.

A ONU, na reunião de maio, em Viena, buscou registrar conceito de crime organizado transnacional. Não houve consenso. Interferem vários interesses. O fato, e aqui não é diferente, acabará por impor a norma. Aliás, é urgente que o faça!

Vicente Cernicchiaro é Ministro do Superior Tribunal de Justiça.

 

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar