Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique

 

Valor, forma e conteúdo da riqueza em Marx e em Antonio Negri: uma diferença sutil, porém essencial

Paula Bach

Marx destaca nos Grundrisse: “Se a sociedade tal qual é não contivesse, ocultas, as condições materiais de produção e de circulação para uma sociedade sem classes todas as tentativas de fazê-la surgir seriam outras quixotadas”. Da compreensão desta citação (em princípio muito abstrata) pode desprender-se múltiplas interpretações sobre a atual situação do capitalismo. A Antonio Negri cabe o mérito de ter posto o foco numa obra da qualidade dos Grundrisse[1] (após tantos anos de interpretação dogmática do marxismo, manipulado e deformado pela estreiteza do pensamento stalinista), em que se fazem poderosas definições como esta e, por certo, o raciocínio de Negri tem, como ponto de partida, uma particular interpretação deste conceito. Para dizê-lo de algum modo, ao meu ver, Negri outorga um valor ilimitado ao desenvolvimento de ditas “condições materiais de produção e de circulação para uma sociedade sem classes”, porém, no contexto mesmo de uma sociedade de classes. Destaco a palavra ilimitado porque em seu raciocínio essa “ausência de limites” o leva a saltar sobre a existência de determinadas relações de produção e, portanto, de determinadas relações de classe. Dita ausência de limites pareceria estar estreitamente vinculada a seu abandono explícito da lógica dialética, a que poderíamos chamar a “ciência” dos “limites” e que está sujeita a uma série de leis como a interpenetração dos contrários, a mudança de quantidade em qualidade, o desenvolvimento através das contradições, os conflitos entre o conteúdo e a forma, entre outras. Entendo que nas palavras de Marx, citadas acima, está implícito um conceito fundamental: o das relações de produção. Determinadas relações materiais de produção e de circulação, as capitalistas, em nosso caso, contêm ocultas as relações materiais de produção e de circulação para uma sociedade sem classes. Todavia, que determinadas relações materiais de produção contenham ocultas outras condições materiais de produção significa inevitavelmente um choque, uma contradição, a interpenetração de contrários que se faz certamente mais e mais conflituosa, à medida que o capitalismo sobrevive e, portanto, desenvolve ainda parcialmente as forças produtivas. Contudo, esta interpenetração se dá sobre a base da existência generalizada e predominante de determinadas relações materiais de produção, as capitalistas, cuja existência depende necessariamente da lei própria do capitalismo, a lei do valor. E isto, muito além de todas as mediações sob as quais se manifesta dita lei no capitalismo desenvolvido e mais ainda em nossos dias.

Coloca-se, assim, um problema fundamental: uma coisa é que a lei do valor hoje subsista sob condições de crise, isto é, que resulte cada vez mais difícil converter em capital adicionado novas massas de trabalho não paga e outra coisa muito distinta é afirmar, como o faz Negri, que “... a situação atual nos permite verificar de maneira irrefutável que a lei da medida temporal do valor (como os Grundrisse havia previsto) já não está vigente.[2] Isto após indicar que “o raciocínio é, aqui, delicado: é necessário, em efeito, entender o que significa a lei do valor. Para mim e para alguns outros (desde os economistas clássicos), a lei do valor significa a medida do valor.[3] Para Negri, então, o valor continua vigente, ainda que não sua medida. Porém, o que significa isso? Pode o valor tornar-se incomensurável (muito além das evidentes dificuldades para sua medição) sem deixar de ser valor propriamente dito? Antonio Negri considera que deve-se “buscar identificar a natureza do valor-trabalho do ‘general intellect’, para compreender, por conseguinte, isso que pode significar um valor ‘fora’ e ‘além da medida’ e também as dimensões e a intensidade do valor-trabalho no contexto da ‘intelectualidade de massa’[4]. Todavia, já neste ponto faz-se necessária uma pergunta: a que ‘valor’ se refere Negri? Não existem, desde o ponto de vista da crítica da economia política elaborada por Karl Marx, múltiplos tipos de valor. Em todo caso, existem o valor como tempo de trabalho socialmente necessário contido nas mercadorias, o valor de troca como a forma de expressão desse valor e o valor de uso. No valor que, segundo Negri, hoje continua vigente, pareceria perder-se a materialidade, isto é, sua substância. Vejamos isto mais detidamente.

Os valores de uso são, como disse Marx nas primeiras páginas de O Capital o conteúdo material da riqueza em qualquer forma de sociedade. O valor (ou sua forma de manifestação, o valor de troca) é a forma específica que adquirem os valores de uso sob as relações de produção capitalistas. Diga-se, que o conceito de valor em contraposição ao conceito de valor de uso é próprio e característico de relações de produção especificamente capitalistas. Dito valor, mesmo quando está composto de trabalho abstrato (que significa indiferenciado e não incomensurável), é e somente pode ser definitivamente concreto. Ou seja, é (e somente pode ser) quantidade de tempo de trabalho socialmente necessário, substância de valor que determina o intercâmbio entre as mercadorias[5]. Deste modo, falar da generalização e, portanto, existência do capitalismo como modo predominante de produção é, segundo Marx, afirmar a existência de uma sociedade fundada na contabilidade do tempo de trabalho. Os conceitos capitalismo, capital, lei do valor e contabilidade do tempo de trabalho são, por isso, essencialmente inseparáveis no contexto. É precisamente a contradição crescente entre a produção do valor associada à efetivação da lei do valor ou a conversão de trabalho não pago em capital e a produção de valores de uso, já inserida originalmente na mercadoria, a que gera as tensões agudas existentes e crescentes no interior do modo de produção capitalista. É esta contradição entre produção de valor e produção de valores de uso a que se manifesta, como uma colisão violenta entre a socialização crescente da produção e a apropriação privada de seus frutos por um lado, entre a planificação crescente da produção no interior das unidades produtivas e a anarquia da produção em seu conjunto.

Mas, voltando à pergunta anterior, o que significa o conceito “valor” para Toni Negri no capitalismo hoje? Para ele significa um híbrido, uma indeterminação absoluta, a expropriação da “cooperação do trabalho”, mas não sob a forma de tempo de trabalho e sim sob a forma de um não-valor e um não-valor de uso. Novos conceitos podem ser válidos, conquanto sejam capazes de explicar com mais agudeza e, em última instância, mais concreta a realidade. O caráter abstrato, indeterminado, não é uma falha e sim uma característica dos conceitos em sua forma mais pura. Porém, por sua vez, esses conceitos indeterminados devem ser necessariamente capazes de preencher-se de conteúdo, de fazer-se concretos para explicar a realidade como uma estrutura, como uma síntese de múltiplas abstrações. Creio que Negri, ao abandonar expressamente a dialética[6], expressão das leis do movimento, acaba outorgando a seu valor um caráter ideal no sentido de que não pode ser preenchido de conteúdo para explicar a realidade[7]. Ao deixar de lado a dialética e, portanto, o entendimento da realidade como interpenetração de contrários Negri aceita em suma o que poderíamos chamar uma coexistência de contrários na qual as condições materiais de produção e de circulação ocultas podem desenvolver-se além dos limites impostos por dita interpenetração. Neste caminho, em seu raciocínio, a figura do valor pode separar-se sem mais de seus possibilidades de medição.

Neste mesmo sentido, creio que Negri confunde o conceito de valor, como ele o entende, com o conceito de riqueza, tal como colocava Marx. Ao passar por cima da diferenciação sutil que realiza Marx entre o conteúdo material da riqueza e o valor como a forma particular que ela adquire no capitalismo, acaba transformando o valor em algo ideal no sentido proposta mais acima[8]. Este raciocínio é o que lhe permite concluir que Marx prognostica nos Grundrisse a possibilidade de existência de um capitalismo sem valor-trabalho. Porém, vejamos o que disse Marx: “Na medida, entretanto, em que a grande indústria se desenvolve, a criação da riqueza efetiva se torna menos dependente do tempo de trabalho e do quanto de trabalho empregados, que do poder dos agentes postos em movimento durante o tempo de trabalho, poder que por sua vez – sua poderosa eficácia – não guarda relação alguma com o tempo de trabalho imediato que custa sua produção, mas sim que depende ainda mais do estado geral da ciência e do progresso da tecnologia, ou da aplicação desta ciência na produção (...).[9] Se compreendemos que Marx utiliza o termo riqueza não para se referir a uma suposta riqueza abstrata geral mas sim aos valores de uso, entenderemos que sua colocação está identificando a contradição crescente entre a produção de valores de uso e a produção de valores (ou valores de troca) no marco do desenvolvimento da grande indústria. Marx continua dizendo que “a riqueza efetiva se manifesta ainda melhor – e isto o revela a grande indústria – na enorme desproporção entre o tempo de trabalho empregado e seu produto (isto é, entre o valor e os valores de uso, N.doR.), assim como na desproporção qualitativa entre o trabalho, reduzido a uma pura abstração, e o poderio do processo de produção vigiado por aquele. O trabalho já não aparece tanto como recluso no processo de produção, mas, melhor ainda, o homem se comporta como supervisor e regulador com respeito ao processo de produção mesmo (...). O trabalhador já não introduz o objeto natural modificado, como elo intermediário, mas insere o processo natural, ao que transforma em industrial, como meio entre si mesmo e a natureza inorgânica, a que domina. Apresenta-se ao lado do processo de produção, em lugar de ser seu agente principal.” Agora, bem: “Nesta transformação o que aparece como o pilar fundamental da produção e da riqueza não é nem o trabalho imediato executado pelo homem nem o tempo que este trabalha, mas sim a apropriação de sua própria força produtiva geral, sua compreensão da natureza e seu domínio da mesma graças à sua existência como corpo social; numa palavra, o desenvolvimento do indivíduo social. O roubo de tempo de trabalho alheio sobre o qual se funda a riqueza atual, aparece como uma base miserável comparada com este fundamento, recém desenvolvido, criado pela grande indústria mesma. Tão pronto como o trabalho em sua forma imediata tem deixado de ser a grande fonte da riqueza, o tempo de trabalho deixa, e tem de deixar, de ser sua medida e, portanto, o valor de troca [deixa de ser a medida] do valor de uso. O sobre-trabalho da massa tem deixado de ser condição para o desenvolvimento da riqueza social, assim como o não-trabalho de uns poucos tem deixado de sê-lo para o desenvolvimento dos poderes gerais do intelecto humano. Com isso, se perde a produção fundada no valor de troca, e ao processo de produção material imediato se retira a forma da necessidade premente e o antagonismo. Desenvolvimento livre das individualidades e, por conseqüência, não redução do tempo de trabalho necessário com vistas a pôr sobre-trabalho, mas sim, em geral, redução do trabalho necessário da sociedade a um mínimo, ao qual corresponde então a formação artística, científica etc. dos indivíduos graças ao tempo que se torna livre e aos meios criados para todos.[10]

Nestas palavras de Marx resulta de fundamental importância compreender a contraposição que ele instala no processo de transformação. Marx une o desenvolvimento do indivíduo social ao momento no qual o pilar fundamental da produção e da riqueza deixa de ser o trabalho imediato e o tempo de trabalho. Porém, a riqueza atual, ou seja, a riqueza sob as condições capitalistas de produção, está fundada precisamente no roubo do trabalho alheio. No que Marx chama o processo de transformação opera precisamente essa interpenetração de contrários que falamos. E neste processo, a riqueza atual não pode abandonar sua forma a menos que deixe de ser riqueza no sentido especificamente capitalista, isto é, roubo de trabalho alheio. Por isso, Marx apresenta como uma clara unidade o processo no qual o trabalho deixa de ser fonte da riqueza, o tempo de trabalho deixa de ser medida da riqueza e o valor de troca deixa de ser medida dos valores de uso. A solução deste processo é a negação do capitalismo, é o abandono da forma atual da riqueza (roubo de trabalho alheio) e a substituição por seu conteúdo (valores de uso), situação esta que, evidentemente, não pode se dar sob relações de produção capitalistas. Esta diferenciação é central, posto que é precisamente a dificuldade para resolver essa contradição a que define cada vez mais o capitalismo contemporâneo. Porque, se reconhecemos que o tempo de trabalho expropriado é a única fonte de lucro ou de riqueza desde o ponto de vista capitalista, compreenderemos o caráter reacionário inevitável que tem que adotar o capital quando cada vez menos o tempo de trabalho define a geração de riqueza em geral (como conteúdo). Que cada vez a criação de riqueza se torna independente mais e mais do trabalho humano significa uma redução crescente do conjunto do tempo de trabalho necessário da humanidade e, portanto, uma crescente criação de tempo livre. Porém, o capital se constitui de trabalho roubado, então, como também disse Marx nos Grundrisse: “A criação de muito tempo disponível – aparte do tempo de trabalho necessário –, para a sociedade em geral e para cada membro da mesma (isto é margem para o desenvolvimento de todas as forças produtivas do indivíduo e, conseqüentemente, também da sociedade), esta criação de tempo de não-trabalho se apresenta desde o ponto de vista do capital, igual a todos os estádios precedentes, como tempo de não-trabalho ou tempo livre para alguns. O capital, além disso, aumenta o tempo de sobre-trabalho da massa mediante todos os recursos da arte e da ciência, posto que sua riqueza consiste diretamente na apropriação de valor de sobre-trabalho; já que seu objetivo é diretamente o valor, não o valor de uso. Desta sorte, apesar de tudo, serve de instrumento para criar as possibilidades do tempo disponível social, para reduzir a um mínimo decrescente o tempo de trabalho de toda a sociedade e, assim, tornar livre o tempo de todos para o próprio desenvolvimento dos mesmos. Sua tendência, no entanto, é sempre por um lado a de criar tempo disponível, por outro a de convertê-lo em sobre-trabalho. Se consegue o primeiro, muito bem, experimenta uma superprodução, e então se interromperá o trabalho necessário, porque o capital não pode valorizar sobre-trabalho algum. Quanto mais se desenvolve esta contradição, tanto mais evidente se torna que o crescimento das forças produtivas já não pode estar confinado à apropriação do sobre-trabalho alheio, mas sim que a massa operária mesma deve apropriar-se de seu sobre-trabalho. Uma vez que o faça – e por isso o tempo de trabalho disponível deixará de ter uma existência antitética –, por uma parte o tempo de trabalho necessário encontrará sua medida nas necessidades do indivíduo social e por outra o desenvolvimento da força produtiva social será tão rápido que, mesmo que agora a produção se calcule em função da riqueza comum, crescerá o tempo disponível de todos. Já que a riqueza real é a força produtiva desenvolvida de todos os indivíduos. Já não é, então, de modo algum, o tempo de trabalho a medida da riqueza, mas sim o tempo disponível. O tempo de trabalho como medida da riqueza põe a riqueza mesma como fundada sobre a pobreza e ao tempo disponível de um indivíduo como tempo de trabalho e por conseguinte o degrada a mero trabalhador, o subsume no trabalho.[11]

Nestas palavras de Marx fica patentemente expressa a impossibilidade de que sob o capitalismo a diminuição do tempo de trabalho necessário se transforme em riqueza social e, portanto, em tempo livre para a humanidade. A diminuição do tempo de trabalho socialmente necessário para a produção do conjunto das mercadorias (que tomado desta maneira inclui também a mais-valia, ou seja, o trabalho excedente), é essencialmente antitética com a acumulação do capital fundada na acumulação de trabalho alienado. Na medida em que historicamente esta tendência se intensifica, a massa total de trabalho social necessário (entendido como soma de tempo de trabalho necessário e excedente que não se pode esquecer que são termos relativos) diminui. O capital, então, vê-se obrigado, para valorizar-se, a converter parte do trabalho necessário em trabalho excedente (agora nos referimos não ao trabalho total mas sim ao trabalho de distintos setores de trabalhadores). O desemprego crescente poderia ser definido, assim, como a forma mediante a qual o capital “valoriza” a diminuição geral do tempo de trabalho convertendo o trabalho necessário de massas de desempregados em trabalho excedente, através da superexploração dos trabalhadores empregados. Ou seja, que o capital converte tempo de trabalho socialmente necessário em tempo de trabalho excedente. Isto é, uma operação através da qual substitui salários (trabalho necessário) de uns por mais-valia (trabalho excedente) de outros.

A contradição entre forma capitalista da riqueza e conteúdo material da riqueza é a contradição entre o valor de uso e o valor. A própria existência do capitalismo depende da possibilidade de que o conteúdo da riqueza adquira a forma de valor, isto é, de tempo de trabalho não pago. As relações capitalistas de produção, a existência da propriedade privada e a apropriação privada dos frutos da produção são condições necessárias para a existência dessa forma. É por isso que, sob condições de produção capitalistas, a riqueza não pode tornar-se independente de sua forma, ainda que o desenvolvimento das forças produtivas choque progressivamente com essa forma revelando a necessidade do conteúdo material da riqueza (os valores de uso) liberar-se de sua necessária conversão capitalista à forma de valor. Este choque faz, portanto, como temos tratado de explicar, o capitalismo cada vez mais reacionário, já que é parte de sua essência a unidade inquebrantável com a forma de valor. O único modo possível de liberar o conteúdo da riqueza de sua forma é através da ruptura da contradição entre a produção crescentemente social e sua apropriação privada, assim como da ruptura da contradição entre a crescente planificação do trabalho nas unidades produtivas e a anarquia da produção capitalista em seu conjunto. Socialização da apropriação dos frutos da produção e planificação social da produção são as únicas vias possíveis para liberar o conteúdo da riqueza material (a produção de valores de uso) de sua forma especificamente capitalista, o valor. Socialização e planificação da produção somente podem ser conseguidas através da expropriação dos meios de produção das mãos da burguesia. Esta é a única via possível para liberar a riqueza social de sua forma de valor, para converter o tempo de não-trabalho em tempo realmente livre para os trabalhadores, para, em definitivo, liberar progressivamente a humanidade da pesada carga do trabalho para que a medida da riqueza seja verdadeiramente o tempo disponível e para desenvolver efetivamente as necessidades do indivíduo social.


[1] Elementos fundamentales para la crítica de la economía política (Grundrisse), redigidos por Karl Marx entre os anos 1857-1858.

[2] Revista El Rodaballo, nº 11-12, pág. 25.

[3] Idem, págs. 24-25.

[4] Idem.

[5] Insistimos, muito além da forma oculta com que esta relação tem-se manifestado no capitalismo desenvolvido (questão já assinada por Marx na transformação dos valores em preços de produção) e da forma mais labiríntica ainda na qual se manifesta em nossos dias.

[6] Ele afirma que “(...) Nosso materialismo não é de modo algum dialético.Fin de Siglo, pág. 126.

[7] Como em todos aqueles que têm abandonado o caminho da dialética, no pensamento de Negri não deixa de aparecer, como coloca Leon Trotsky, “(...) um lumiar de esperança por um além.En defensa del marxismo, pág. 29.

[8] Se esta confusão é, quem sabe, o ponto de partida do raciocínio de Negri e o que dá forma a seu conceito indeterminado de valor, ele prossegue pelo mesmo caminho e agrega outros conceitos tão indeterminados e pouco explicativos tais como a idéia de império o multidão que não abordamos nesta nota que se refere especificamente ao problema do valor e da riqueza.

[9] O sublinhado é meu.

[10] Grundrisse, págs. 592-593.

[11] Grundrisse, págs. 595-596.

 

 
Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar