Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique




Humor negro

Por Eduardo Galeano *

Montevidéu, maio/2001

-Anedota 1

A gasolina com chumbo é uma invenção norte-americana. Lá pelos anos 20, foi imposta nos Estados Unidos e no mundo. Quando o governo norte-americano a proibiu, em 1986, a gasolina com chumbo estava matando adultos num ritmo de cinco mil por ano, segundo a Environmental Protection Agency, agência oficial que se ocupa da proteção do meio ambiente. Além disso, segundo as numerosas fontes citadas pelo jornalista Jamie Kitman em sua pesquisa para a revista The Nation, o chumbo havia provocado danos no sistema nervoso e em nível mental de muitos milhões de crianças, ninguém sabe exatamente quantas, durante 60 anos.
Charles Kettering e Alfred Sloan, diretores da General Motors, foram os principais promotores desse veneno. Eles passaram à história como benfeitores da medicina, porque fundaram um grande hospital.

-Anedota 2

Gregos e romanos sabiam que o chumbo é inimigo do sangue, do solo, do ar e da água. Isso não tem nada de novo. Entretanto, alguns países continuam acrescentando chumbo à gasolina. E meu país, o Uruguai, vai além: castiga a boa conduta. A gasolina sem chumbo custa mais caro. Quem polui menos, paga mais.

-Anedota 3

A empresa norte-americana Ethyl e a inglesa Octel vendem no exterior o que está proibido em seus países. O aditivo de chumbo para a gasolina é exportado para os países que podem ser intoxicados impunemente: quase toda a África e alguns outros países do hemisfério Sul. Para ser um negócio em agonia, não está tão mal. O balanço de 1999 revelou que a Ethyl teve ganho bruto de US$ 190 milhões.
O problema de Jack o Estripador foi que estava mal-assessorado. O pobre Jack não tinha agentes de relações públicas que maquiassem sua imagem, nem especialistas em publicidade que dessem a bênção aos seus atos. Por outro lado, a empresa Ethyl, nascida do casamento entre a General Motors e a Standar Oil, diz em sua propaganda que "o respeito pelas pessoas" é o valor mais importante que guia suas ações, e que faz o que faz desenvolvendo "uma cultura baseada na confiança mútua e no respeito mútuo". E a empresa Octel explica: "A Octel continua desempenhando um papel primordial no processo universal de eliminação dos combustíveis com chumbo, através do fornecimento seguro e eficiente de chumbo para combustíveis, que continuará fornecendo aos seus clientes enquanto eles quiserem". Uma obra-prima: praticar o crime é a melhor maneira de colaborar na luta contra o crime.

-Anedota 4

Segundo o último informe do Banco Mundial, 15% da população mundial devora a metade de toda a energia que o planeta consome. Os automóveis bebem parte dessa metade. Nos países ricos, há 580 veículos para cada mil habitantes, nos países pobres, dez. Os países ricos proibiram a gasolina com chumbo, mas seus habitantes de quatro rodas cospem outros venenos. Da vertiginosa motorização das ruas provém boa parte dos gases que causam o aquecimento do planeta, enlouquecem o clima e perfuram a camada de ozônio. Os automóveis são cada vez mais numerosos e cada vez maiores. Talvez os 4x4, que toda criança do mundo sonha ter, tenham esse nome porque consomem quatro vezes mais combustível do que os carros pequenos.
Faça-se nossa vontade, assim na terra como no céu: salvo os bebês, todos têm automóvel próprio no país que mais energia consome e mais veneno cospe. O país mais glutão e esbanjador possui nada mais do que 4% da população mundial, emite nada menos do que 24% do dióxido de carbono que vai para a atmosfera e gasta fortunas na publicidade que o absolve. Uma organização modestamente chamada Força-Tarefa Ambiental dos Líderes Globais do Amanhã (Global Leaders of Tomorrow Environment Task Force) divulgou um mapa mundi ecológico, publicado com o maior destaque pela revista Newsweek e por outros meios de comunicação, junto com um texto explicativo. Os Líderes Globais demonstram que os países mais ricos são os melhores amigos da natureza, os mais "eco-friendly", e os principais culpados pelas calamidades ecológicas do planeta são Bangladesh e Uganda.

-Anedota 5

O dióxido de carbono ataca a memória? Em sua campanha presidencial, Geoge W. Bush havia prometido limitar as emissões de gases tóxicos. Esqueceu sua promessa tão logo abriu a porta da Casa Branca. Disse não ao acordo internacional de Kyoto e assim confirmou, mais uma vez, que os únicos discursos que merecem credibilidade são os discursos não pronunciados.

-Anedota 6

O governo do planeta é um governo ou um oleoduto? As empresas de petróleo foram as que mais dinheiro deram para a campanha de Bush, a mais cara da história. O presidente havia fundado a empresa de petróleo Arbusto Oil, que depois se chamou Bush Exploration e que, finalmente, foi vendida à Harken Oil & Gas. O vice, Dick Cheney, acumulou sua fortuna pessoal a partir da empresa petrolífera Halliburton. À frente da Segurança Nacional está Condoleezza Rice, que integrou a direção da companhia de petróleo Chevron entre 1991 e 2000. Don Evans, secretário de Comércio, foi presidente da empresa petrolífera Tom Brown Inc. e diretor de outra empresa de petróleo, a TMBR/Sharp Drilling. Kathleen Cooper, que cuida do comércio na secretaria de Assuntos Econômicos, foi executiva da Exxon. Thomas White, da secretaria da Defesa, foi vice-presidente da companhia petrolífera Enron Corporation.

-Anedota 7

Poderia chamar-se Associação para o Extermínio do Planeta e seus Arredores. Mas não: chama-se Centro Mundial para o Meio Ambiente (World Environment Center). Entre seus membros figuram British Petroleum Occidental Petroleum, Exxon, Texaco, International Paper, Weyerhaeuser, Novartis, Monsanto, BASF, Dow Chemical e Royal Dutch Shell. Todos esses amigos da natureza e da espécie humana, que periodicamente se condecoram entre si, anunciaram que a Shell receberá a Medalha de Ouro Internacional de Resultados Corporativos para o Meio Ambiente (Gold Medal for International Corporate Environmental Achievement), referente a 2001. Entre os muitos méritos da companhia, cabe mencionar seus esforços para arrasar o delta do Níger e por conseguir que a ditadura da Nigéria enviasse à forca, em 1995, o escritor Ken Saro-Wiwa e outras pessoas importunas que andavam protestando. (IPS)

* Eduardo Galeano, escritor e jornalista uruguaio, é autor de "As Veias Abertas da América Latina" e "Memórias do Fogo"

 

 
Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar