Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique


O VOTO DA NOSSA CONSCIÊNCIA, O VOTO PELA INDEPENDÊNCIA

Por José Ramos-Horta
Prémio Nobel da Paz 1996

No dia 30 de Agosto o povo de Timor Leste foi às urnas votar e o seu calvário de 23 anos devia chegar ao fim. Mas o seu sofrimento apenas aumentou. O povo votou a sua consciencia, votou pela liberdade - e o exercito indonesio tentou esmagar esse desejo e sonho e fez mais uma banho de sangue. O domingo da ressurreição não chegou.

No momento em que escrevo estas linhas, uma força de intervenção multinacional está a apenas 48 horas para desembarcar em Timor Leste. O Conselho de Segurança votou unanimemente pela intervenção militar ao abrigo do capítulo 7 que autoriza o uso da força. O Brasil apoiou essa decisão do Conselho de Seguranca. A libertação do povo começa agora.

Em toda a história da humanidade houve sempre os senhores feudais, os ricos e poderosos, houve sempre pobres e fracos, imperadores e os escravos.

Mas a história da humanidade também nos conforta com uma verdade. Os impérios assentes sobre a arrogância, a força e o abuso do poder, os sistemas de governo que não resultam da vontade do povo desmoronaram-se sempre perante a força do povo.

Desde o império romano ao Third Reich de Hitler, da tirania de Mossulini à ditadura de Pinochet, da ditadura de Salazar à de Franco na Espanha, desde o regime corrupto e autocrátco de Ferdinand Marcos ao regime neo-colonial, arrogante, repressivo e corrupto de Suharto, aquela verdade histórica repete-se.

Nas democracias o poder renova-se, os governantes são eleitos e substituídos pela vontade popular. Os vencidos cedem o poder com dignidade.

Nas ditaduras o poder não se renova, impõe-se pela força, desgasta-se, corrompe-se e cai. Os ditadores têm quase sempre um fim sem honra nem dignidade.

Quem com ferro mata, com ferro morre. A unidade e integridade da República da Indonésia

Se os poderosos e ricos em Jakarta não querem o desmembramento do seu império feudal terão que ter a coragem e humildade suficientes para examinarem as suas consciências e encontrarem as raízes dos problemas que abalam profundamente a unidade da nação indonésia.

Os graves desafios que o poder central enfrenta em Aceh, Irian Jaya e Ambon têm as suas raízes na própria história da formação da República da Indonésia e em décadas de injustiça, arrogância, repressão, humilhação e impunidade dos agentes do poder.

Violência gera ressentimento e resistência, o abuso de poder e arrogância são sinais de fraqueza e decadência. A ausência de democracia e do Estado de direito geram a prepotência, impunidade e corrupção e corroem a sociedade e o Estado.

O papel do TNI

Mas as forças armadas indonesias (TNI) não parece aprender com a sua própria história e a história dos outros povos.

Quando o Presidente BJ Habibie anunciou a nova política de Jakarta para o Timor Loro Sa'e, essa era a oportunidade histórica para o TNI também mudar da política e estratégia de violência, adoptar uma postura mais inteligente e mais humana.

Mas parece que nas academias militares indonésias, os oficiais do TNI sóaprenderam as tácticas de violação de mulheres, de massacres da população civil, de mulheres e crianças.

Aprenderam apenas a servir cegamente o ditador durante mais de 30 anos e contribuindo assim para a corrupção dos valores éticos e morais e a desagregação do Estado indonésio. Por isso não apoiam a política da Nova Indonésia de post-Suharto.

O Presidente BJ Habibie revelou coragem, visão e statesmanship ao anunciar a nova política de Jakarta em relação a Timor Loro Sa'e. O voto pela "autonomia" é voto pela integração Nós julgamos os homens e avaliamos as suas promessas pelos seus actos. A Indonésia promete uma "autonomia especial" para Timor Leste. Mas os defensores dessa "autonomia", os chefes das milícias e os seus patrões, agem como sempre agiram durante 23 anos.

Ameaçam, torturam, raptam, violam, matam. Se os defensores da "autonomia" têm a coragem de cometer tanta violência sob os olhos de todo o mundo, podemos imaginar o que vai acontecer ao nosso povo se a questão de Timor Leste for retirada da agenda da ONU.

Os defensores dessa "autonomia especial" sabem que muitos elementos "pro-integração" foram mortos quando deixaram de ser útil. Sabem muito bem que se a maioria do povo votar pela "autonomia" no dia 30 de

Agosto, o nosso povo será condenado para sempre.

Aqueles que têm dúvidas devem perguntar aos Acehneses,

Irianeses, Molucanos ou mesmo aos nossos vizinhos de Kupang o que pensam das promessas de Jakarta.

No plano económico, a Indonésia está em bancarrota total. Ela depende de biliões de dólares em ajuda internacional para a sua própria sobrevivência e desenvolvimento. "Autonomia" significa partilhar as dificuldades e a miséria.

No novo quadro político na Indonésia, se o Timor Loro Sa'e deixar de ser uma questão internacional, deixa de ser uma prioridade para Jakarta porque para Jakarta Aceh, Irian Jaya e as Molucas são estrategicamente muito mais importantes. As ajudas para Timor Leste serão muito mais reduzidas.

Francisco Lopes da Cruz é "Embaixador" para as questões de Timor Leste apenas porque existe uma questão internacional chamada "Question of East Timor". Outros irmãos pro-integração ou pro-autonomia (é exactamente a mesma coisa) viajam pelo mundo fora, recebem um fato novo, muitos dólares em ajudas de custo, para e defendem bom nome de TNI...

Ninguém os convida para as conferências internacionais porque não têm qualquer credibilidade.

O voto pela independência, o voto da consciência Independência é um direito e desejo naturais de todos os povos.

O povo indonésio lutou e conquistou a sua independência aos colonialistas holandeses. Porquê é que então os indonésios têm tanta dificuldade em compreender e aceitar o desejo do povo timorense em ser livre e soberano?

No dia 30 de Agosto o povo timorense irá às urnas para decidir o seu futuro. Sei que cada timorense que tem uma alma timorense, que tem o sentido de dignidade e justiça, rejeitará essa falsa "autonomia" e votará pela independência.

O Timor Loro Sa'e livre e soberano será um membro orgulhoso da ONU ao mesmo pé de igualdade com Indonésia, Portugal, Austrália e os EUA.

Teremos uma Constituição, uma bandeira e hino nacionais, o nosso Parlamento e governo, eleitos democraticamente pelo nosso povo.

Teremos jovens embaixadores que representarão com orgulho o nosso jovem Estado em muitos países do mundo.

Teremos relações diplomáticas com todos os países e relações especiais com Portugal.

Teremos relações directas com o Banco Mundial e o FMI. Teremos os benefícios e pagaremos os custos das nossas decisões soberanas. Numa relação de dependência com a Indonésia, as decisões de natureza económica, financeira e fiscal que nos afectam são tomadas em Jakarta, mas seremos nós a sofrer as consequências dessas decisões.

A diplomacia da resistência tem 25 anos de experiência. Ao longo desses anos desenvolvemos uma vasta de rede de contactos e amigos em todo o mundo. Vamos precisar de ajuda para reconstruir o Timor Loro Sa'e e vamos buscar essa ajuda directamente, nós mesmos, sem passar por Jakarta. Não precisamos das esmolas e percentagens de Jakarta.

No quadro de uma "autonomia", Jakarta vai buscar ajuda internacional em nosso nome e nós receberíamos apenas uma miserável percentagem dessa ajuda.

Alguns dizem que o Timor Loro Sa'e não consegue sobreviver economicamente. Mas pergunto: será que a Indonésia é um modelo de desenvolvimento e prosperidade, de independência económica?

Se a Indonésia fosse uma Singapura ou Nova Zelândia talvez nos poderia dar algumas lições sobre economia...Mas basta vermos o que se passa na Indonésia para pensarmos no filme "Titanic"...

Quem é que quer saltar para dentro do "Titanic" a afundar-se?

A transição para a independência sob a bandeira da ONU O CNRT defende uma política moderada e prudente de transição de três anos até a independência sob os auspícios da ONU. Durante esse período de transição, o Secretário-Geral da ONU será a Autoridade máxima de TL e administrará o território através de um Representante Especial em parceria com os timorenses que forem escolhidos.

Esse período de transição permitir-nos-á consolidar a paz e a reconciliação nacionais, construir os alicerces do novo Estado - as infra-estruturas económicas e as instituições democráticas. O CNRT continuará a defender uma política de reconciliação nacional, tolerância e inclusão. Os recursos naturais de TL como a pesca, a agricultura, as florestas, o petróleo, o gás natural, o potencial turístico, serão explorados e desenvolvidos racionalmente de forma sustentável. O CNRT está a desenvolver um Plano de Desenvolvimento Estratégico para a Transição.

É pela primeira vez em 500 anos da nossa história que são os timorenses a pensarem e a conceberem um estudo detalhado e multiforme. Esse PDE será a base de toda a nossa política para os próximos anos.

Logo a seguir ao anúncio do resultado da consulta popular, o CNRT com a ONU e o governo português organizará uma conferência internacional sobre o desenvolvimento de TL.

Humildade e tolerância

O nosso povo revelou uma coragem sem igual ao longo de 24 anos de luta. Lutar de armas na mão, resistir à tortura física e psicológica são actos de grande coragem. Mas grandes são também os homens e mulheres que sabem perdoar. Perdoar exige coragem, ser-se humilde exige coragem. A coragem que demonstramos durante os piores anos de guerra vai ser necessária em tempo de paz.

Em primeiro lugar a resistência terá que ter a coragem e humildade suficientes para admitir os seus próprios erros. O nosso povo já sofreu de mais. Primeiro, por causa da imaturidade, irresponsabilidade e arrogância de alguns dos nossos líderes. E sofreu nas mãos do TNI. Vamos finalmente enterrar as armas e transforma-las em enchadas para cultivar a terra sagrada que Deus e os nossos antepassados nos doaram. Não há vencidos. Vamos celebrar a vitória da liberdade com humildade e dignidade. Humildade perante Deus e perante o mundo. Vamos atravessar a rua e abraçar o nosso irmão "pro-autonomia" e convida-lo a celebrar a vitória da povo. O transmigrante indonésio é nosso irmão Vamos atravessar a rua e abraçar o transmigrante indonésio e convida-lo a ficar na nova grande casa timorense. Ele é nosso irmão.

O nosso povo lutou, sofreu e morreu por uma Pátria livre e digna, por uma sociedade tolerante e generosa. O grande teste da nossa capacidade para constituirmos um Estado livre e soberano está na nossa capacidade de sermos humildes e tolerantes, generosos e solidários.

UNAMET

A UNAMET tem cumprido com a sua missão, uma missão extremamente difícil, com total imparcialidade e dedicação.

As acusações lançadas contra a UNAMET de que a mesma favorece a resistência era de esperar e são muito naturais.

Durante mais de 20 anos o povo timorense esteve sempre sozinho, o território isolado, cortado do resto do mundo. O TNI e os seus servidores reinavam como senhores feudais com poder absoluto.

A presença da ONU em TL perturba o "status quo" que favorecia completamente o lado mais forte pois uma das funções da UNAMET é precisamente criar condições de igualdade de oportunidades e direitos, de liberdade de expressão e de associação para todos os timorenses. Isto obviamente afecta os interesses daqueles que tinham o monopólio do poder e actuavam com total impunidade. Por isso a UNAMET é atacada.

Apelo a todos os elementos da resistência para colaborarem totalmente com a UNAMET e a melhor forma de colaborar é cumprirmos rigorosamente o Código de Conduta da UNAMET.

Agradecemos a todo o pessoal da UNAMET, aos voluntários das ONGs assim como á Imprensa internacional, incluindo a Portuguesa, por estarem no nosso país nestes meses tão difíceis. Que Deus os abençoe.

A nossa Igreja

Conheci as primeiras letras em Soibada. Cresci com a Igreja e os padres. A eles devo a minha educação. Ensinaram os valores da humildade, generosidade, tolerância, honestidade e disciplina. Durante 500 anos da colonização ibérica que moldaram a identidade timorense, a nossa humilde igreja esteve sempre ao lado do povo.

Foi ela que nos deu a nossa educação modesta e nos ensinou a sermos dignos filhos da terra que nos viu nascer.

Durante a ocupação japonesa quando o mundo nos abandonou foi a Igreja que esteve com o povo.

Durante os longos anos negros da ocupação javanesa e quando fomos abandonados por todo o mundo, foi a Igreja que protegeu o povo, recebeu as viúvas e os órfãos. Foi a Igreja que procurou pelos desaparecidos e presos. A nossa Igreja foi a voz daqueles que não podiam falar. Se alguma vez o Prémio Nobel de Paz foi atribuído com toda a justiça foi quando em 1996 o nosso conterrâneo, irmão, amigo e chefe espiritual Dom Carlos Belo foi contemplado com esse prestigioso galardão.

Quando no dia 10 de Dezembro de 1996, na cidade de Oslo, Dom Carlos subiu ao palco e perante os Reis da Noruega e milhões de pessoas em todo o mundo recebeu o Prémio Nobel da Paz, ele transportava nos ombros a gloriosa história da nossa igreja humilde e do nosso povo mil vezes heróico.

Votar pela independência é votar a nossa consciência, é honrarmos a nossa história e a nossa Igreja.

 

Texto preparado pelo Dr. José Ramos Horta para o livro
"Quem está escrevendo o futuro? Reflexões sobre o Século XX",
Letraviva Editoria
l

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar