Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique


Cabo Verde

Capital: Praia, na Ilha de Santiago

Localização: Com uma superfície total de 4.033 km2, as ilhas do arquipélago de Cabo Verde situam-se na parte meridional do Atlântico Norte, ao largo do Senegal e da Mauritânia, distando cerca de 500 Km do continente. O arquipélago é constituído por 10 ilhas e 8 ilhéus, agrupados em dois conjuntos definidos pela sua posição em relação aos ventos predominantes, o de Barlavento ( Santo Antão, São Vicente, Santa Luzia, S. Nicolau, Sal, Boavista e os ilhéus de Branco e Raso) e o Sotavento (Maio, Santiago, Fogo, Brava e os ilhéus Secos ou do Rombo).
Outras cidades importantes: Mindelo, S. Filipe, Espargos, Pedra Badejo e Porto Novo.

Relevo, vegetação e hidrografia: Com excepção das Ilhas Sal, Boavista e Maio, que são planas, o arquipélago é montanhoso, escarpado e sulcado pela erosão e a actividade vulcânica. A falta de vegetação nos planaltos contribui para a erosão do solo. A hidrografia é insignificante.

Clima: O clima é tropical seco, mas as temperaturas são relativamente amenas, devido à influência dos ventos alísios.A pluviosidade é irregular, chegando a ser nula durante longos períodos, muito embora se distingam duas estações - a das chuvas, de Agosto a Outubro, e a seca nos restantes meses.

População: Segundo o Banco Mundial, a população das Ilhas de Cabo Verde era, em 1994, de 372 mil habitantes. Estimativas da ONU apontam para 390,25 mil em 1995, dos quais cerca de metade na Ilha de Santiago. A distribuição pelas ilhas é bastante desigual, com uma forte concentração (89,3%) nas quatro ilhas principais. No entanto, estima-se que viva fora do país quase o dobro dos cabo-verdianos que residem no arquipélago; a escassez de recursos naturais e os ciclos prolongados de seca provocam grandes fluxos migratórios. A maioria da população emigrada vive nos Estados Unidos (cerca de 350 mil), Portugal, Senegal e Angola (cerca de 40 mil, cada) e ainda na Holanda, França e Brasil.

Grupos Etno-linguísticos: Os grupos existentes são o crioulo (mistura de africano e português), o africano e o europeu; os vestígios da cultura africana são mais pronunciados na Ilha de Santiago. A língua oficial é o Português, mas quase todos os cabo-verdianos falam o Crioulo.

Apesar de ser um país de recursos muito escassos, Cabo Verde apresenta indicadores demográficos e sociais muito favoráveis relativamente a outros países africanos. Desde a independência, o país tem formado, em média, 1.5000 quadros superiores por ano.

História: Diogo Gomes, chegou a terras de Cabo Verde no ano de 1460, iniciando-se então o processo de colonização. Em 1587 a administração das ilhas encontrava-se ao cargo de um Governador português. Cabo Verde viria a tornar-se uma Província Ultramarina Portuguesa no dia 11 de Julho de 1951. No dia 30 de Dezembro de 1974 Portugal transferiu o poder sobre a Ilha, para um Governo transicional chefiado por um Alto Comissário Português. Cabo Verde tornou-se independente no dia 5 de Julho de 1975.

Política: República de Cabo Verde.
Constituição: a primeira desde a independência do país, em 1975, foi aprovada em 5 de Setembro de 1980, e revista em Fevereiro de 1981, em 1988, 1990 e em 1992. A mais recente revisão, em Agosto de 1992, aumentou os poderes de Assembleia Nacional, e limitou os poderes do Presidente da República na condução da política geral. O actual Presidente da República é António Mascarenhas Monteiro, eleito por sufrágio universal.
O poder legislativo é exercido pela Assembleia Nacional Popular, composta por 72 deputados. As primeiras eleições legislativas realizaram-se em Janeiro de 1991.

Representações Diplomáticas:
Em Portugal - Embaixador José Luí?e?s Jesus
Em Angola e Moçambique - Embaixador Manuel Amante da Rosa
Na Guiné-Bissau - Embaixador Luís Duprep
Em São Tomé e Príncipe - Cônsul Alcibíades Martins
No Brasil - Cônsul honorário Sr. Aginaldo Rocha

Perfil Económico:
PIB per capita: 910 US Dólares (1994)
Taxa de crescimento médio anual 1985-95: 4,2 % (estimativas)
Importações: 19,394 milhões de dólares (1995)
Principais produtos importados: produtos alimentares (vegetais e animais), produtos minerais, equipamento de transporte, produtos metálicos e combustíveis.
Exportações: 687 milhões de dólares (1995)
Principais produtos exportados: bananas, peixe e crustáceos.
Principais fornecedores: Brasil; Bélgica; Luxemburgo; Costa do Marfim; Dinamarca; França; Alemanha; Itália; Japão; Holanda; Portugal; România; Espanha; Suécia; Estados Unidos.
Principais clientes: Holanda; Portugal, Estados Unidos.

Moeda: A moeda é o Escudo Cabo-Verdiano

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar