Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique

       

Vem aí o plebiscito da ALCA

Na reunião da Aliança Social Continental reforçou-se a necessidade de combater o acordo (...) um processo de recolonização

MST

30 de novembro de 2001.

Os movimentos sociais e as organizações das Américas realizaram três reuniões, nos meses de outubro e novembro, para interpretar e tirar linhas de ação em relação a uma das maiores investidas econômicas e políticas dos EUA sobre as Américas: a Alca (Acordo de Livre Comércio das Américas).

Assim, na reunião da Aliança Social Continental, realizada em Florianópolis (Brasil), no Encontro Hemisférico contra a Alca, em Havana (Cuba) e na Plenária Nacional contra a Alca, em São Paulo (Brasil), reforçou-se a necessidade de combater o acordo (...) um processo de recolonização. O objetivo dos EUA é ter controle total do continente americano e que as empresas norte-americanas tenham espaço reservado (...) Alca é uma necessidade da economia norte-americana e do capitalismo internacional, que passam por uma crise de capital financeiro e de realização de bens. Precisam imprimir um novo padrão de acumulação de capital baseado em novos centros hegemônicos. Por um lado se utilizam da guerra e do combate ao terrorismo para deslocar recursos públicos para o complexo industrial-militar. E por outro, jogam pesado para sair o acordo da Alca.

O resultado imediato é que a economia do hemisfério será dolarizada,
tirando a autonomia dos governos em relação à moeda e à política cambial. A soberania nacional dos países e povos estará comprometida, (...) o papel dos exércitos nacionais e também do próprio estado nacional. Com a Alca, a marginalização da agricultura familiar se dará através do controle do comércio agrícola e das agroindústrias pelas grandes empresas norte-americanas, que também colocarão em risco a soberania alimentar dos povos, através do controle das sementes e dos alimentos.

Depois que os presidentes dos 34 países (Cuba está fora) se reuniram e negociaram na Cúpula das Américas - realizada em Quebec, Canadá, em abril deste ano -, o assunto já não está mais tão evidente. Mas as negociações em torno da Alca continuam forte e em movimento, através das nove mesas permanentes sobre temas de grande interesse dos EUA.

A previsão seria de que o acordo entrasse em vigor em 2005. Mas os EUA pressionam para antecipar o acordo. Na próxima quinta-feira, 6 de dezembro, o Congresso norte-americano vai votar o pedido de autorização de Bush para que ele possa assinar convênios como a Alca sem passar pelo Congresso.

É necessário barrar a Alca. O plebiscito popular continental é uma das formas de luta. Nos moldes do que foi o Plebiscito da Dívida Externa em 2000, vamos consultar o povo se eles querem ou não a Alca, já que os governos não fizeram esta pergunta antes de entrar nas negociações.

No Brasil, os movimentos sociais e organizações já se mobilizam e ampliam as forças para realizar o plebiscito. Durante as atividades do próximo Fórum Social Mundial, em fevereiro de 2002, será lançada a campanha. Os debates e as manifestações contra a Alca vão marcar os meses seguintes, culminando com o Plebiscito Popular, uma grande votação, de 1 a 7 de setembro.

Este é o desafio: fazer o enfrentamento em relação à política imperialista dos EUA e defender a soberania nacional. E, mais que isso, construir uma alternativa de integração popular e soberana entre os povos americanos.

 

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar