Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique

  

ALCA

A Area de Livre Comércio das Américas,constitui-se em mais um mecanismo de dominação das economias chamadas de ricas nestes tempos de globalização.

Conceituada como: um  esforço para unir as economias do Hemisfério Ocidental em uma única área de livre comércio, iniciou-se com a Cúpula das Américas, realizada em Miami no mês de dezembro de 1994. Os Chefes de Estado e de Governo de 34 democracias da região decidiram então construir a Área de Livre Comércio das Américas, (ALCA), e concluir as respectivas negociações até o ano de 2005. Esses líderes comprometeram-se também a alcançar progressos substanciais neste sentido até o ano 2000.

A construção da ALCA é um processo , que abrange  componentes decisivos: os Ministros do Comércio do Hemisfério Ocidental, que desenvolveram o plano de trabalho geral para a ALCA; os 12 Grupos de Trabalho criados pelos Ministros do Comércio, que estão levantando e compilando informações sobre a atual situação das relações comerciais no Hemisfério Ocidental. Estes grupos foram transformados em 9 Grupos de Negociação;

A amplitude das negociações desencadeadas  abrangem todas as áreas anteriormente  negociadas no contexto da Organização Mundial de Comércio (OMC), visando à meta de ultrapassar os atuais compromissos  da OMC, sempre que possível. Relevante, porém, é o fato de as negociações da ALCA incluírem áreas que atualmente não se acham sob a égide da OMC, tais como regime comum de investimento, aquisição governamental e política de concorrência.

   As negociações da ALCA também examinarão a inter-relação de certas áreas tais como agricultura e acesso a mercados; serviços e investimento; política de concorrência, subsídios; antidumping e direitos compensatórios, entre outras.

Trata-se pois de um acordo onde a  questão da dívida nas relações comerciais é fundamental para os países pobres. É a dívida contraída com os países ricos que impede qualquer mudança mais estrutural e melhoria das condições de vida das populações pobres. Essa é uma proposta  que o governo federal vem desenvolvendo junto com os EEUU e pouco transparentes são os compromissos que vem sendo firmados e que com certeza não nos ajudarão a sair dos grilhões que essa política de globalização impõe aos países em desenvolvimento.

    O exemplo da Argentina nos leva a meditar mais ainda sobre essa política.

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar