Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique

 

O Novo Testamento

  • Também chamado de A Nova Aliança, o convênio feito por Deus com Jesus em favor de todos os homens, tem inspirado o comportamento humano através dos tempos.
  • Um Livro pleno de amor e devoção, subvertendo a moral da época, renovando os alicerces da sociedade em que era apregoado, extrapolou as fronteiras nacionais para criar uma civilização: A civilização cristã.
  • Compreende 27 livros do cristianismo, religião fundada por um judeu, Jesus de Nazaré há 2000 anos e é aceito como Palavra de Deus, para um em cada três homens no mundo.
  • Os cristãos reconhecem como sagrados os livros da religião judaica que formam o Antigo Testamento. O Novo Testamento foi escrito pelos primeiros cristãos, sobre a vida de Jesus e das primeiras comunidades cristãs. Sua mensagem é quase sempre conhecida como Evangelho que do, grego, significa Mensagem Feliz e para Jesus significava a boa nova de libertação para todos os homens.
  • A ordem tradicional dos Livros do Novo Testamento: os quatro evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João), os Atos dos Apóstolos, as Cartas de Paulo, as Cartas aos Hebreus, as Cartas de Pedro, as Cartas de João, as Cartas de Judas e o Apocalipse de João. Todos esses livros foram escritos em grego entre os anos 51 e 100 da era cristã.
  • Os escritos originais não foram encontrados, existindo, no entanto, cerca de 5.000 cópias antigas. O evangelho de Marcos foi concluído por volta de 65-70 d.C., os de Mateus e Lucas, 75-80 d.C. O fragmento de manuscrito mais antigo é anterior ao ano 150 e foi encontrado no Egito.
  • Os manuscritos que contêm o Novo Testamento completo datam do século IV. São eles: o Codex Vaticanus, conservado na Biblioteca do Vaticano e o Codex Sinaiticus, descoberto no mosteiro de Santa Catarina, no Monte Sinai e conservado no Museu Britânico de Londres.
  • Durante a Idade Média, até a descoberta da imprensa, a Bíblia era recopiada nos mosteiros. Em 1456 Gutenberg imprimiu seu primeiro exemplar. As primeiras traduções apareceram no século II: em latim, siríaco (Séc. II), copta (Séc. III), gótico, georgiano, etíope (Séc. IV), em armênio (Séc. V), árabe, chinês, anglo-saxão (Séc. VIII), alemão, eslavônio, franco (Séc. IX).
  • No Novo Testamento encontramos os relatos da vida de Jesus: nascimento, Jesus e João Batista, a ressureição de Lázaro, a Última Ceia, o Jardim de Getsêmane, a subida do Calvário, a Ressureição dos mortos – bem como relatos dos primeiros cristãos e seu heroísmo na proclamação desta Mensagem: Pentecostes, os primeiros conflitos com as autoridades, o evangelho de Samaria, a conversão de um etíope, a fundação da Igreja de Antioquia, o concílio de Jerusalém, o assassinato de Tiago, Estevão – o primeiro mártir cristão, a fuga de Pedro, dentre outros.
  • Atualmente, o Novo Testamento está traduzido em 459 línguas e mais de 15 milhões de exemplares são vendidos ou distribuídos todo ano. É, de longe, o livro mais lido e adquirido no mundo.
  • Alguns dos ensinamentos deste Livro:
  • Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá fome, quem confia em mim jamais terá sede. — João, 6:35
  • O maior amor é o de dar a vida por seus amigos. — João, 15:13
  • Aquele que me segue não caminha nas trevas, ao contrário, ele terá a luz da vida. — João 8:12
  • Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens a quem ele ama. — Lucas 2:14
  • Mas eu lhes digo, a vocês que me ouvem: amem seus inimigos, façam o bem àqueles que os detestam. Àquele que esbofeteia sua face, apresente-lhe também a outra. — Lucas, 6:27
  • Quando ele se aproximava da porta da cidade, eis que levavam um morto. Era um filho único e a mãe era viúva. . . . Jesus tocou o caixão e os carregadores pararam. Ele disse: "Jovem, eu lhe digo, levante-se." O morto sentou-se e começou a falar. E Jesus o entregou à sua mãe. — Lucas, 7:12-16
  • Por volta da nona hora, Jesus clamou bem alto: "Eli, Eli, lamma sabactáni", isto é, "meu Deus, meu Deus, porque você me abandonou?" Logo a seguir, um deles correu a pegar uma esponja, encheu-a de vinagre e a colocou na ponta de um caniço para dar-lhe de beber. E Jesus ainda deu um grito bem alto, e entregou o espírito. E eis que a cortina do santuário dividiu-se em duas, de alto a baixo, a terra tremeu, as rochas se fenderam. — Mateus, 27:46-53
  • Pois Deus amou o mundo, a ponto de dar-lhe seu único filho, para que, seja quem for que confie nele, não pereça, mas tenha a vida eterna." — João 3:16
  • E eu vi um novo céu e uma nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra se foram, e o mar não mais existe. E eu vi a nova Jerusalém descer do céu, pronta como uma esposa . . . E eu ouvi uma voz dizer, do trono: "Eis o abrigo de Deus com os homens. Ele enxugará toda lágrima de seus olhos. Nem luto, nem grito, nem dor existirão mais, pois o primeiro universo se foi." — Apocalipse, 21:1-4
Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar