Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique

O POTI – 30.04.1995 – p. 24
INFORMÁTICA

Movimento popular entra na Internet

Jóis Alberto

A maioria dos trabalhadores brasileiros, remunerados com baixos salários, está distante da possibilidade de ter o seu micro computador. Mas essa distância deverá rapidamente ser encurtada a partir de amanhã, quando a Embratel iniciará o acesso comercial à Internet, a rede mundial de computadores que está revolucionando as relações de trabalho, consumo e lazer. Enquanto muitos trabalhadores e familiares aproveitarão o feriado do dia do trabalho para ir à praia, um grupo de 1.500 privilegiados brasileiros, que formam o primeiro lote de usuários selecionados pela estatal das telecomunicações, usarão o feriado para uma nova aventura: navegar pela Internet. No mesmo dia, o BBS Direitos Humanos e Cultura, de Natal, iniciará suas atividades, prometendo defender na rede mundial de computadores os interesses das causas populares e de todos os tipos de excluídos— desde aqueles que sofrem exclusão social, econômica e cultural, até aqueles que não têm acesso ao maravilhoso mundo dos computadores.

Hoje executarei meus versos na flauta de minhas próprias vértebras. Esse verso de Vladimir Maiakovski, poeta russo que cantou em poesia da melhor qualidade um mundo menos injusto para a classe trabalhadora, é a mensagem do dia escolhida pelo BBS Direitos Humanos e Cultura, de Natal, para iniciar suas atividades neste feriado de 1º de maio, Dia do Trabalho. Segundo Roberto Monte, coordenador do Centro de Direitos Humanos e Me­mória Popular (CDHMP), esse “é o primeiro BBS no Brasil ligado aos movimentos populares do País”.

Para o interessado ter acesso ao BBS Direitos Humanos e Cultura, é necessário ter no mínimo um micro 386, um modem (aparelho respon­sável pela transmissão e recepção de dados), uma linha telefônica e um 1 programa de comunicação. O pro­grama é fornecido gratuitamente pelo CD ~MP, edifício 21 de março, 6º, andar, ‘a 607, Cidade Alta, Natal.

“Pode pegar o programa no próprio computador, fazendo um download, Ri (transferência de dados)”, disse Ro­berto Monte. O usuário terá direito a uma hora de utilização, por dia. Será cobrada taxa mensal de R$ 10,00. do Liberdade e Luta” - O novo BBS - Bulletin Board System (sistema de quadro de avisos, correio eletrônico que interliga usuários de micros - es­tá sendo desenvolvido pelo CDHMP, vai se integrar a Internet e ao Alternex, centro de intercâmbio internacional de informações via ter computador, operado sem finalidade lucrativa pelo Instituto brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE), no Rio de Janeiro, como tem um serviço voltado especialmente a entidades da sociedade civil e indivíduos.

Segundo Roberto Monte, o BBS Direitos Humanos e Cultura oferece a todos usuários um canal público de in­formações, integrando-os aos Movimentos Sociais, a promoção dos Direitos Humanos e da Cidadania, a difusão da cultura popular. O usuário pouco familiarizado com essa novidade tecnológica, terá no monitor do seu micro explicações sobre o que é e como funciona um BBS, além de um vocabulário do cyberes­paço. Poderá, manuseando o teclado do micro ou clicando o mouse, ter informações também sobre o estatu­to do CDHMP.

O BBB dará acesso a informa­ções de grandes temas como Direi­tos Humanos, Cultura, Ecumenis­mo, Educação Popular e até dos De­sejos Humanos. Se dividem em sub-temas e arquivos afins, que vão des­de o Banco de Dados sobre a violên­cia criminalizada, o acervo da Vi­deoteca Popular, com cerca de 350 títulos, a Biblioteca da Paz - um con­junto de informações sobre a Paz, organizada pelo escritor Washing­ton Araújo, até a discussão de temas como Comunicação Social e Direi­tos Culturais.

Um dos grandes momentos do BBS é sem dúvida nenhuma os bancos de dados sobre a cultura potiguar”, comentou Monte, O usuário no BBS natalense encontrará, por exemplo arquivo de contos, organizado por Tarcísio Gurgel; um de poesia, editado por Horácio Paiva; um de charges e histórias em quadrinhos, sob a responsabilidade de Emanoel Amaral, entre outros. “O usuário não terá acesso apenas a da­dos e estatísticas, mas também a importantes serviços, entre eles o S.O.S. Cidadania, que é um verda­deiro manual de procedimentos para o cidadão, que poderá aprender a fa­zer um habeas corpus e outros do­cumentos jurídicos”.

Apesar da liberdade que reina no novo mundo cyberspace, nem tudo é democracia e tolerância; a Internet é usada também por neonazistas. Em Chicago, EUA, o BBS Minuteman vem enviando textos violentos e ar­quivos visuais racistas. Da mesma maneira que a Internet tem o sub co­mandante Marcos, do Exército Zapatista, em Chiapas, México, há es­paço também para neonazistas”, co­mentou Roberto, acrescentando que o BBS Direitos Humanos e Cultura dará orientações de como proceder em relação a diferentes problemas como racismo, defesa do consumi­dor, violência contra as mulheres, direito da criança e outros.

Além dos diversos arquivos e textos, o BBS Direitos Humanos e Cul­tura oferece a possibilidade de co­municação interativa através dos di­versos fóruns existentes no sistema e também a realização de conferên­cias on-Iine interligando os usuários mundialmente. No macro tema Di­versos, por exemplo, o usuário en­contrará arquivos de Multimeios, e os mais variados jogos.

 

SERVIÇO

 

Neste 1º de maio, o BBS Direitos Humanos e Cultura fará sua inauguração, em caráter experimental e de ajustes, na linha BBS (084) 221-5932, funcionando nos seguintes horários:

Segunda a sexta - 19 às 08h e .Sábados, domingos e feriados - 24 horas.

 

CENTRO DE DIREITOS HU­MANOS E MEMÓRIA POPU­LAR

 

Rua Vigário Bartolomeu, 635, Edifício 21 de Março, 60 Andar, Sa­la 607, Cidade Alta - Natal - RN CEP 59023-900 Telefax (084) 221-5932.

 

Serviço será iniciado como ‘projeto piloto’

 

A Embratel vai iniciar as operações na lnternet comercial no Brasil sem estar totalmente preparada para o serviço. Atrasos na liberação de equi­pamentos importados, segundo a em­presa, afetaram a instalação do siste­ma. Uma greve no porto do Rio teria retido as encomendas e prejudicado o cronograma.

No comunicado divulgado ontem a Embratel anuncia que o serviço será prestado sob forma de “projeto pilo­to” nos primeiros 30 dias. No período, serão atendidos 250 usuários - eles participam desde. fevereiro do que a empresa chamou de “frase experi­mental” do serviço. O atendimento aos 25 mil usuários já cadastrados, se­gundo a Embratel, será feito de “for­ma gradativa”, a partir de maio, pela ordem de inscrição e a entrada em operação dos equipamentos.

Entendimentos entre os Ministérios das Comunicações e Ciência e Tecnologia, informa o comunicado, vão de­finir a situação dos demais usuários cadastrados e não atendidos, bem co­mo os novos interessados, O presi­dente da Embratel, Dilio Penedo, de­clarou esta semana que quer saber quanto o Ministério das Ciências e Tecnologia está disposto a investir na implantação da rede.

A partir de segunda-feira estará disponíveis na Embratel as modalidades de serviços UUCP (Unix To Uni Copy Programa), IP Discado, IP Decodificado e lnfoserv. O comunicado garante que a empresa “já concluiu instalação dos equipamentos necessários à prestação destes serviços e São Paulo, Rio e Brasília.

Nos primeiros 30 dias de funciona mento, a Embratel só vai cobrar a usuário os custos das tarifas telefônicas. Tão logo sejam definidos os preços de seus serviços de conexão ln­ternet, a Embratel promete fazer uma “ampla divulgação” dos valores. A principio, a empresa pretendia cobrar entre R$ 45,00 e RS 50,00 por 10 ho­ras de uso. O cadastramento de no­vos interessados continua aberto.

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar