Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique


Diário de Natal – 08 de dezembro de 2000
Projeto Ler (encarte)

A HISTÓRIA VIVE

Centro de Direitos Humanos produz o maior banco de dados
sobre a história do homem

Dizem que o Brasil é um país sem memória. Esse estigma receberá, no próximo dia 12, um instrumento importante para ser totalmente desfeito, com o lançamento da Enciclopédia Digital Direitos Humanos, o maior e mais completo banco de dados sobre Direitos Humanos em língua portuguesa, produzido pelo Centro de Direitos Humanos do Rio Grande do Norte, sob a coordenação de seu presidente, Roberto Monte.

Ao todo, são sete horas de vídeo, três de áudio, num total de 500 megas de informações, distribuídas em sete macrotemas: Direitos Humanos; Desejos Humanos; Educação para Direitos Humanos; Cibercidadania; Memória Histórica; Arte e Cultura; Central de Denúncias, e Projeto Dhnet. Cada um dos links proporciona uma viagem a um mundo de imagens e de sins pesquisados durante cinco anos, fruto do arquivo pessoal do próprio Roberto Monte e de horas e horas de pesquisas.

Em cada um dos links, pode encontrar as mais variadas informações no que diz respeito ao assunto. Direitos Humanos enfatiza o conhecimento e a consciência sobre a questão dos DH, visando discutir o processo de educação para Cidadania, com informações sobre sistemas internacionais de proteção aos DH e outras informações básicas que não poderiam faltar, até mesmo de forma introdutória ao navegante.

O link seguinte, talvez o mais interessante, é o Desejos Humanos, um fórum de discussões que apontam para o resgate da Esperança e a reinvenção da utopia. A riqueza do material é inegável. A Declaração dos Direitos Humanos em sua versão popular escrita por Frei Betto e a voz de Gandhi são apenas dois exemplos do muito o que se pode encontrar. As imagens também foram escolhidas especialmente, como obras de arte.

Acessando Educação, pode-se encontrar relíquias, como imagens inéditas do Projeto De Pé no Chão Também se Aprende a Ler, desenvolvido durante a gestão do prefeito Djalma Maranhão, na década de 60.

Outro importante trecho é um vídeo com imagens de lampião e Padre Cícero, mostrando a crença do povo nordestino.

O cd, produzido com o apoio da CESE – Coordenadoria Ecumênica de Serviço e da Rede Brasileira de Educação de Direitos Humanos, traz consigo projetos para divulgar todas essas informações. Entre eles está a idéia do Ponto Eletrônico da Cidadania, utilizando orelhões virtuais para garantir o acesso do público em geral. Essa foi uma das maneiras encontradas para fugir das limitações tecnológicas que o projeto sofre naturalmente.

A idéia é também levar esse conhecimento às escolas, já que o público alvo prioritário do cd é o estudante do ensino médio. “Vamos entrar aonde ninguém quer entrar: na escola. A informação está morta e precisa estar viva para ser aprendida”, argumentou Roberto Monte.

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar