Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique

Estudioso acredita que a Internet favorece cibercidadãos

Tribuna do Norte 1998


Com a amplitude dos computadores na vida moderna, a meta de alguns estudiosos é agora investir na criação do cibercidadão, o homem como ser integrante da grande rede de computadores e vice-versa.

Com essa idéia, chegou ao ar, em 1995 a Dhnet (www.dhnet.org.br), site totalmente especializado na questão dos direitos humanos. O seu fundador, Roberto Monte, reforça a idéia da construção de uma cibercidadania, apostando no alargamento dessa temática em páginas da rede mundial.

Segundo ele, a sua home page é hoje a mais completa em direitos humanos entre os países de língua portuguesa. "Esse é o resultado de mais de 20 anos de pesquisa nessa área. Trabalho pelo menos oito horas diárias nesse assunto", afirma.

A decisão de construir uma página dedicada ao exercício da cidadania surgiu em 1994. Primeiramente foi construída um BBS temático. Depois de dois anos, surgiu a home page.

Com provedor próprio, a Dhnet abre espaço para o internauta interessado em direitos humanos. Segundo Roberto Monte, quem tiver uma página que aborde o assunto, poderá hospedá-la gratuitamente.

Monte também é um dos fundadores do Centro de Direitos Humanos e Memória Popular, que funciona no Centro de Natal

Para reforçar o conteúdo da página, a Dhnet se preocupou em manter intercâmbio com pesquisadores e instituições do mundo inteiro. O internauta que decidir navegar pelo site, vai poder conhecer, por exemplo, o trabalho da Human Rights Watch, entidade internacional que também trata dos direitos humanos.

Mais de 30 consultores de doze cidades do País prestam assessoria à Dhnet. Roberto Monte avalia como positivo esse intercâmbio. "Enriquece nosso banco de dados e amplia a área de conhecimento".

PÁGINA — O coordenador revela que a construção da página foi pensada de forma a atrair o visitante. "Em geral, tratar de assuntos como cidadania é um pouco chato". Por isso, explica, buscou meios para tornar o tema mais acessível.

Essa busca levou Monte a julgar necessária a inclusão de imagens produzidas por fotógrafos e artistas locais e a um estudo sobre a aplicação das cores.

O site da Dhnet é divididido em seis eixos temáticos. O primeiro fala sobre Direitos Humanos, suas leis e tratados mais específicos.

O internauta pode conhecer de tudo relacionado ao tema, inclusive um histórico sobre todas as leis, desde o Código de Hamurabi (1694 a.C) até a Declaração Universal dos Direitos Humanos, da Organização das Nações Unidas (ONU), de 1948.

Quem quiser aprofundar os conhecimentos, o link oferece os serviços de agências de notícias, conferências, listas de discussão, desaparecidos políticos e organizações.

No item Desejos Humanos, a cidadania é tratada de forma mais "filosófica", como define o próprio Roberto Monte. São reflexões e performances dentro de uma perspectiva mais humanitária e menos burocrática.

Outro item que chama a atenção é o Cibercidadania. A proposta de um homem-rede faz jus ao chamado Manifesto dos Sem-Tela, lançado pelos idealizadores do site. Esse manifesto é baseado no dos Sem-Terra, só que as atribuições são relacionadas ao uso do computador em vez da terra.

No Memória Histórica, dentro do projeto Memória Viva, é possível acessar documentos sobre figuras históricas como Djalma Maranhão e Luis Carlos Prestes e observar o dossiê dos mortos e desaparecidos políticos do RN, disponibilizado há pouco tempo na rede.

Há ainda uma relação de cursos, revistas e publicações especializadas em Direitos Humanos. Segundo Roberto, o material à disposição é tanto que ultrapassaria os 100 megabytes se fosse feito um backup total da página.

A novidade são os discursos em Real Audio. Centenas de itens na Dhnet estão também disponíveis em formato de vídeo ou em som. A Poesia Circular, um dos destaques da página, tem mais de 75 arquivos desse tipo.

Monte destaca ainda a existência de fóruns de debate e chats que tratam de cidadania. Ele afirma que em horários e datas definidos, é possível conversar com pessoas de todo o mundo que estudam o tema. O usuário tem orientação sobre como denunciar aos órgãos certos os desrespeitos aos direitos humanos, no item Central de Denúncias. Vários itens ainda estão em construção.

A Dhnet não tem sede própria. O serviço é descentralizado e conta com o apoio de dezenas de estudantes e pesquisadores locais. "A grande vantagem da Internet é que ela permite essa interatividade. Você pode fazer seu trabalho em casa, normalmente, sem ter de arcar com os custos de uma sede própria".

Julio Cesar Gurgel - Repórter

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar