Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique

ADVERTÊNCIA: Este documento foi criado para informação apenas. De nenhuma forma, encorajando qualquer tipo de atividade ilegal, e qualquer ato praticado após a leitura deste documento é de inteira responsabilidade do leitor.

Como me Transformar em um Hacker?

Parece que muitas e muitas pessoas, todos os dias fazem esta pergunta em grupos de notícias, através de e-mail, em salas de chat. Não há nenhuma resposta simples, desde que cada um deve seguir seu próprio caminho. Mas há uma coisa que você deve ter para almejar o status de um hacker: determinação! Você deve ter um apetite voraz para encontrar informação e ensinar a si mesmo. Você não pode contar com outros, não pode contar com a escola. O curso de digitação não o levará a lugar algum.

Conseguindo Ajuda

É verdade que existe centenas e centenas de home pages de "hackers" na Internet. Se você nunca tentou enviar um e-mail para algum deles, uma coisa certamente se torna evidente, a falta de conhecimento. Qualquer pessoa (eu inclusive!) pode colocar uma página na Internet, adicionando links, textos,... de outros e se chamar um hacker. Mas peça por ajuda para escrever um shel script para explorar um bug e você ficará ligeiramente disapontado. Claro! há alguns hackers genuinos por aí, e se você conseguir encontrá-los, poderá pedir ajuda. Mas aí você estará dependendo de alguém para tudo. Um hacker deve ser autoditada.

Algumas Outras Necessidades

É importante saber e aceitar que você estará sob fogo, quando outros ouvirem sobre o seu interesse em se tornar um hacker. É para ser esperado: você está tentando ser parte de uma minoria que é odiada pelo grande público da área, por causa de imagem ruim que é comumente difundida. Deve discordar de comentários negativos e de julgamentos apressados. E finalmente, você deve ser humilde para se tornar um hacker. É absolutamente necessário admitir que você sabe apenas 1 por cento do que há para se saber sobre o mundo da informática e seus pecados, no objetivo de sempre direcionar seus esforços para aprender mais. Alguma vez, já notou que pessoas com grandes egos são idiotas ? Adivinhe por que ? Se você acha que sabe tudo, por que se encomodar em continuara aprendendo ? Um hacker tem um desejo insaciável por informação, são obssesivos sobre tudo, sejam redes telefônicas, internet, computadores ou qualquer coisa. É por este motivo que um hacker, constantemente, "explora" por mais informação. Então você precisa de tempo livre para se dedicar ao aprendizado. E o que você deve aprender ?

Tomando Os Primeiros Passos

Um conceito errado sobre hackers é que você deve ser um gênio em programação. Isto não é verdade! Claro, que quanto mais você souber melhor. Você precisa realmente saber algum shell scripting e linguagem C, básicos. Aqui o que eu acredito ser o mais essencial no aprendizado de um hacker: Primeiro, você deve aprender sobre o sistema operacional UNIX. Ele é um dos sistemas operacionais mais usados em servidores na Internet. Acessando um sistema UNIX via Telnet ou um terminal de cliente, não irá apresentar-lhe uma interface gráfica interessante, é um ambiente de somente texto, como o DOS. Não há gráficos, apenas um simples e extremamente eficiente sistema operacional que está muito a frente de seu tempo, desde quando foi criado. É claro que você poderá encontrar o X-Windows em máquinas Unix e rodar uma enorme variedade de aplicativos gráficos, mas é irrelevante para esta discussão. Você precisa ter um conhecimento complexo do sistema operacional. Sabendo como ele funciona em detalhes, é essencial. O código-fonte é distribuído gratuitamente para UNIX e seus variantes, e desta forma você deve estudá-lo. Compre livros, procure pela internet, consiga informações de todas as fontes que puder. Apenas esteja apto a usar o UNIX como se o usasse por toda a sua vida. Muitas pessoas esquecem as lições básicas e acham que precisam aprender apenas sobre as medidas de segurança do sistema operacional. Isto é fútil, como você poderá "penetrar" em um sistema se você não sabe usá-lo para simples tarefas rudimentares, como trocar diretórios, listar arquivos, ver quem está conectado, etc,... Além disso, como mencionei anteriormente, você precisa ter experiência em shell scripting. Quanto melhor nisso, você for, melhor e mais completo hacker você será. Saber também um pouco de linguagem C é também imperativo, desde que você irá precisar de alterar códigos, programação de socket para a técnica de spoofing e ataques fragmentados,... Uma vez que você saiba os fundamentos do UNIX, aprenda sobre as suas funções primárias de rede com protocolos da Internet. É essencial entender como um computador comunica-se com outro pela Internet. O próximo passo é aprender especialmente sobre segurança em sistemas UNIX, que incluem o design das permissões de acesso e firewall. Novamente, todas estas informações podem ser encontradas nas mágicas coisas chamadas livros.
Agora que você tem um entendimento total sobre UNIX, você poderá aprender como contornar a segurança nestes sistemas. Existem vários arquivos na Internet tratando sobre os últimos bugs, como o bugtraq e 8lgm.org. Comece a mater uma trilha imaginária nas falhas em vários serviços, e então quando você inspecionar um sistema ele irá surgir em sua mente.

A Psicologia de Hacke(ar)

É importante entender como o cérebro humano funciona em outras pessoas. Para se ter uma ideia de como comprometer a segurança de computadores, você deve "penetrar" na mente do administrador do sistema e pensar como você protegeria o sistema se fosse o encarregado. Você deve também levar em consideração que a muitas das pessoas são estúpidas, e isto será decisivo se você estiver tentando descobrir algumas senhas. Use o senso comum.

Nunca Pare de Aprender

Não pare aqui! Depois de entender sobre redes e UNIX, continue aprendendo mais. O que sobrou ? VAX/VMS, que é outro sistema operacional encontrado em alguns computadores conectados na Internet. Você pode começar explorando o mundo da criptografia (o que é suicídio se você odeia matemática). Mantenha-se atualizado nos novos desenvolvimentos em tecnologia. Simplificando: aprenda tudo o que puder todo dia.
Eis algumas abilidades de Kevin Mitnick (talvez o mais famoso hacker de todos os tempos): VM/CMS, OS/VS1, DOS/VSE, MS-DOS, RST/E, VAX/VMS, UNIX, TOP-20,... Familiarizado com algum destes ? Isto só nos faz pensar em uma coisa, vamos estudar!!!

Fazendo a Conexão

Constantemente, escuta-se uma pergunta MUITO comum dos iniciantes: "Como eu me conecto a um sistema ?" ou "Como eu uso o Telnet ?" Para explicar algumas questões básicas: Você pode se conectar com qualquer máquina ligada na Internet com um programa de Telnet. Muitos programas utilizam o serviço de telnet quando você conecta-se a uma máquina. Por exemplo, se eu rodar meu programa e conectar com o xyz.com, ele irá me conectar com a porta 23, a porta da Telnet do xyz.com. Telnet, simplesmente, é um meio de se usar um terminal UNIX, como se você estivesse sentado em frente a um. Imagine estar discando em uma máquina em ambiente DOS e recebendo o prompt C:\>. É essencialmente a mesma coisa. Quando você aprender sobre UNIX, você verá que existem outros serviços (também conhecido como dameons), e poderá usar um programa de Telnet para conectar-se a vários deles. Onde encontrar tais programas ? Que tal em http://www.tucows.com/, eles possuem vários deles.

Se você puder instalar uma variação do UNIX como o LINUX em seu computador, eu certamente sugiro-lhe que o faça. Este é o melhor caminho para aprender o sistema operacional. Além disso, o LINUX possui excelentes utilitários que o acompanham, como o GNU C compiler.

Também é importante identificar um erro comum que os iniciantes cometem quando aprendem por arquivos de texto. Não confundam TELENET com TELNET. TELENET é uma grande rede de servidores, agora também conhecido como SprintNet. Possui um sistema operacional especial e é acessado por números de acesso discado com um programa de terminal. Uma vez conectado você pode acessar diferentes servidores pelo seu NUA (Network User Address). Hacke(ar) em redes como SprintNet/Telenet é uma prática arriscada, por ser fácilmente rastreada. Você está discado diretamente na rede de sua linha telefônica. Novamente, um servidor pode simplesmente gravar o seu endereço IP se você conectar-se na Internet e usar a identificação de cliente para possivelmente conseguir o seu username do seu provedor.

Como Não Ser Pego

O erro que provavelmente todo hacker comete é que ele ou ela torna-se muito convencido ou popular. Não saia gritando que é um hacker na escola. Confie em menos pessoas posíveis. Quanto menos pessoas souberem que você está nisso, melhor. Não faça coisas idiotas, como hacke(ar) da sua própria casa a algum sistema de alta segurança. Embora este método está agora, "fora de moda", desde que existem meios mais fáceis de esconder sua identidade quando hack(eando) pela Internet. Existem vários meios para dificultar o rastreamento quando hack(eando) sistemas da Internet. Um deles, é conectar-se em diversos servidores com Telnet antes de acertar o seu alvo. Isto tornará o rastreamento muito mais difícil. Tente conectar-se a sistemas localizados em outros países. Nunca tente hack(ear) uma instituição governamental, você irá ser pego e irá para a cadeia! Não seja estúpido achando ser bom demais para ser pego. Nunca fale sobre hack(ear) ao telefone principalmente nos sem fio, você nunca sabe quem está ouvindo. Encripte suas mensagens de e-mail. Seja um pouco paranoico! Quanto mais paranoico você for, menos chance você terá de ser pego.

Último, Mas Muito Importante

Sempre digo que conhecimento é apenas metade do que faz um hacker. A outra metade é a ética. Você pode ser um perfeito gênio, mas se não tiver ética, você está no mesmo nível de um criminoso. Todo hacker possui um código de ética.

Você Não é um Hacker se

  • Você pirateia software
  • Você espalha viroses (qualquer um com um pouco de conhecimento de Assembler pode criar um vírus)
  • Você deleta arquivos alheios e destroi seus sistemas (qualquer um pode deletar um arquivo)
  • Você rastreia empresas de cartão de crédito ou bancos para conseguir dinheiro.


Boa sorte e comece a estudar!

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar