Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique


TORTURA É CRIME. DENUNCIE!
SOS TORTURA

0800 707 5551
Ligação gratuita e confidencial

 

A tortura é prática covarde e criminosa e, por isso, deve ser veementemente combatida por todos. Neste sentido, a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos (SEDH), do Ministério da Justiça, desencadeou verdadeira ofensiva contra a prática da tortura no país. O trabalho está sendo executado com o apoio de vários parceiros da sociedade civil. Composto principalmente por uma central nacional de denúncias - SOS TORTURA - com sede em Brasília e braços operacionais nos estados, o programa foi sustentado por uma campanha de comunicação. Um filme veiculado nacionalmente nas redes de televisão, anúncio nas rádios, cartazes e folhetos explicativos estão sendo utilizados para esclarecer e mobilizar a população, os aparadores ao direito e o própria instituição policial, cuja valorização é um dos objetivos estratégicos da campanha.

É do conhecimento de todos que a sociedade democrática em que vivemos reconhece e protege o direto á vida, á segurança, e à propriedade. Exatamente por isso é que os brasileiros contam com a proteção dos polícias, que trabalham paro garantir esses direitos. Em contrapartida, o estado democrático de direito em que vivemos também exige que as forças policias operem com eficiência e com respeito á liberdade e à integridade física dos cidadãos suspeitos de terem cometida delitos e daqueles recolhidos ás instituições prisionais.

Significa dizer claramente que a sociedade quer uma polícia eficiente, que cumpra com o seu dever constitucional usando métodos científicos de investigação, detendo os suspeitos, assegurando a correta apuração dos fatos, e garantindo a integridade física de toda pessoa sob detenção ou prisão. Tudo isso com respeito aos direitos desses cidadãos, que não devem sofrer qualquer espécie de tortura. Afinar, tortura no Brasil é crime e sua prática precisa ser combatida.

A campanha desencadeada pela Secretaria de Estado dos Direitos Humanos pretende, em última instância, consolidar a polícia cidadã, cuja missão dever ser a promoção da segurança pública e a proteção da sociedade, com eficiência, mas dentro dos limites da lei.

O SOS TORTURA é uma central nacional de denúncias operada pela organização não-governamental Movimento Nacional de Direitos Humanos e está sediada em Brasília. Qualquer pessoa que tiver conhecimento de um ato de tortura poderá telefonar para o número 0800 707 5551 e registrar a denúncia. A ligação é gratuita e a identidade do denunciante é confidencial.

O SOS TORTURA funciona de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 18h00, e seus operadores foram treinados para o melhor encaminhamento às denúncias. O SOS TORTURA conta com uma estrutura de vinte centras de monitoramento espalhadas pelas cinco regiões do pais, com capacidade de controle e fiscalização dessas ocorrências. Cada denúncia receberá um número de identificação, permitindo ao denunciante contatar periodicamente a centra para verificar o andamento da investigação.

Para que a tortura seja banida das delegacias de polícia, quartéis e instituições prisionais no Brasil, entretanto, precisamos contar com a adesão e a participação decidida da população em gera, e das forças policiais e instituições prisionais em particular. A sociedade brasileira está segura de que a grande maioria dos policiais e agentes penitenciários deseja ser motivo de orgulho para todo o pais.

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar