Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique


CAMPANHA NACIONAL PERMANENTE
CONTRA A TORTURA

POSICIONAMENTO POLÍTICO DO MNDH

O Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH) historicamente vem se constituindo numa das principais organizações da sociedade civil, atuando em rede, em todo o Brasil, no encaminhamento da luta pelos direitos humanos. Pautando-se pelo principio da autonomia e da independência política, entende que sua atuação na sociedade brasileira deverá se dar articulando diversas estratégias de ação, conforme definiu bem, a partir da Xl Assembléia Nacional, o Conselho Nacional no Projeto Institucional e Planejamento Estratégico do MNDH.

O MNDH acredita que, para promover os direitos humanos no Brasil, é necessário avançar na organização da sociedade civil, como pilar forte de sustentação da luta pela garantia da dignidade humana, e incidir concomitantemente, de forma significativa, para que sejam efetivadas políticas públicas pautadas pelos direitos humanos. Neste sentido, entende que a articulação da participação na luta direta da sociedade organizada e a interlocução com os agentes públicos no sentido de efetivar ações de abrangência e impacto são aspectos fundamentais para que avance a luta pelos direitos humanos.

Preocupado em sensibilizar a sociedade brasileira para dar passos significativos na construção de uma Política Nacional de Segurança Pública pautada pelos Direitos Humanos, o MNDH vem desenvolvendo diversas ações que, articuladas, geram o somatório de acúmulos que justificam a necessidade de realizar uma Campanha Nacional Permanente Contra a Tortura. A campanha tem uma estratégia com três aspectos articulados: político, formativo e operacional. Pretende mobilizar a sociedade civil e os órgãos públicos para que efetivamente a Tortura seja enfrentada como um crime e deixe de ser prática recorrente e sistemática em nosso país.

O MNDH entende que, em hipótese alguma, a Campanha vem para resolver o problema da tortura. Ela vem para sensibilizar a sociedade e para comprometer as autoridades, constitucionalmente investidas da tarefa de erradicar a tortura, como determina a lei. Por isso, o envolvimento dos diversos atores sociais interessados e os agentes públicos responsáveis pela sua erradicação é requisito fundamental para o êxito da Campanha e dos objetivos mais amplos que esta almeja alcançar.

De modo especial, o MNDH entende que a Campanha é um bom momento para mobilizar a sociedade em vista de implementar, sistematizar e socializar propostas criativas no sentido de construir uma Política Nacional de Justiça e Segurança Publica pautada pelos Direitos Humanos. Reconhece que existem inúmeras propostas, patrocinadas por diversos atores sociais. No entanto, é preciso dar passos significativos no sentido de enfrentar de maneira sistemática e qualificada a questão. É preciso que a Segurança Pública esteja na mão de quem efetivamente ela deve estar, a sociedade, como demandante e beneficiária de uma política pública que promova a dignidade humana. Além disso, é preciso comprometer de forma substantiva os agentes públicos, a fim de tornar a questão uma prioridade efetiva e que merece ações articuladas e globais.

Por tudo isso, o MNDH aposta na Campanha e no envolvimento de todos os agentes sociais que historicamente estão comprometidos com a luta pelos direitos humanos em geral e com o enfrentamento da tortura, uma das chagas do autoritarismo reinante em nossa sociedade. A participação e o envolvimento de todos os que acreditam que a dignidade humana se respeita e se faz com ações concretas é o desafio colocado.

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar