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PORQUE A ESCOLA DAS AMÉRICAS E SEUS DEFENSORES  ESTÃO ERRADOS

QUEM DEFENDE A ESCOLA DAS AMÉRICAS DIZ:     Os militares dos Estados Unidos precisam aumentar o entendimento com os militares latino-americanos, assim como promover os valores democráticos entre eles.  A Escola das Américas é fundamental para esse fim. 

PORQUE ESTE RACIOCÍNIO ESTÁ ERRADO:     Porque não leva em conta a realidade latino-americana, que é de pobreza, fome e morte prematura.  Nenhum curso da Escola capacita os alunos a trabalhar para melhorar a vida do povo.  Ao contrário, a formação recebida só serve para aumentar o seu sofrimento.  Na América Latina não existem ameaças de guerra entre países.  Quem estuda na Escola das Américas faz um treinamento que só pode ser dirigido contra o próprio povo, como ocorreu muitas vezes no passado.  Neste momento de pós-regime militar em muitos países, as novas democracias da América Latina não precisam de forças armadas mais fortes e melhor equipadas.  O dinheiro dos norte-americanos, em lugar de ser gasto para fortalecer as forças militares da América Latina seria melhor aproveitado fortalecendo os grupos que trabalham em favor do povo.    

QUEM DEFENDE A ESCOLA DAS AMÉRICAS DIZ:     Não é justo culpar a Escola por causa das ações de alguns "maus elementos."  Ninguém quer fechar as universidades mais ilustres dos Estados Unidos, devido a alguns que se tornaram criminosos depois de formados.   

PORQUE ESTE RACIOCÍNIO ESTÁ ERRADO:     Porque no caso da Escola das Américas não são alguns "maus elementos."  Eram dois dos três oficiais militares acusados do assassinato de Dom Oscar Romero; três dos cinco oficiais acusados do estupro e assassinato das quatro agentes pastorais norte-americanas mortas em El Salvador; dez dos doze acusados da chacina de 900 civis em El Mozote, El Salvador; 100 dos 246 acusados de atrocidades na Colômbia.  Qualquer universidade dos Estados Unidos com tantos "maus elementos" já correria risco de ser fechada.  Além disso, a documentação sobre as violações de direitos humanos pelos ex-alunos da Escola ainda não está completa.  Quando as investigações terminarem talvez resulte em centenas ou milhares de envolvidos em crimes.  Por outra parte, não se pode falar num relacionamento de um a um entre os militares e suas vítimas.  General Hugo Banzer da Bolívia - muito respeitado na Escola - foi autor de um plano que serviu de esquema de repressão contra a Igreja da América Latina.  Um "mal elemento,"  responsável pelo sofrimento e morte de milhares de pessoas.   scar Romero   

QUEM DEFENDE A ESCOLA DAS AMÉRICAS DIZ:     A Escola talvez tenha tido algum envolvimento nas violações dos direitos humanos no passado, mas já fez uma avaliação e mudanças nos cursos.  Portanto, ela não deve ser fechada.  

PORQUE ESTE RACIOCÍNIO ESTÁ ERRADO:     Digam o que disserem seus defensores, a Escola das Américas continua como escola de treinamento para combate, com matérias que ensinam sobre "Armas de Combate," "Combate Psicológico" e "Operações de Batalha."  Das 42 matérias de 1996, só uma dá destaque para os direitos humanos e valores democráticos.  Quem estuda na Escola só a estuda se quiser.  O material sobre direitos humanos nas outras matérias é mínimo.        

QUEM DEFENDE A ESCOLA DAS AMÉRICAS DIZ:     A Escola contribuiu muito para a democratização da região.   

PORQUE ESTE RACIOCÍNIO ESTÁ ERRADO:     Na realidade, a Escola das Américas ensinava técnicas destrutivas dos valores democráticos.  Os manuais da Escola propunham tortura, chantagem, encarceramento de inocentes e espionagem contra civis e partidos de oposição.  Em setembro de 1996, um editorial de um dos jornais mais importantes dos Estados Unidos, o New York Times, pediu "o fechamento imediato da Escola, claramente oposta aos valores democráticos dos Estados Unidos." 

 
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