Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique

Antes do vídeo

A. Conversem sobre o que são direitos humanos? O que é uma violação de "direitos humanos"?

Todo cidadão tem o direito para participar plenamente na sociedade. Além
das liberdades de expressão e religião, e igualdade frente a lei, todo mundo tem o direito de viver com dignidade que inclui o direito a trabalho que salário justo, o direito a educação, o direito a serviços de saúde, e o direito a segurança garantida pelo Estado.

Uma violação de "direitos humanos" acontece quando não existem essas liberdades. Por exemplo, durante a ditadura militar não tinha liberdade de imprensa. Muitas pessoas foram perseguidas por criticar e protestar o que é um direito. Hoje em dia, também tem violações por causa da miséria que deixa muitos(as) brasileiros(as) com as necessidades básicas como falta de alimentação..

B. O que pode ser feito quando um governo viola os direitos dos próprios cidadãos?

1. DIVULGAR O ABUSO. É muito importante que qualquer governo saiba que os cidadãos não vão ficar calados sobre abusos de direitos humanos. Deve ficar em contato com a imprensa, as pastorais da igreja, as entidades locais que trabalham com direitos humanos, os políticos que são comprometidos com os direitos de cidadão. Por exemplo, deve contatar:

Tortura Nunca Mais Anistia Internacional - Seção Brasileira
Rua General Polidoro, 238 s/loja Rua Vicente Leporace, 833, Campo Belo
Botafogo, RJ 22280-000 São Paulo, São Paulo 04619-32
Tel. (021) 286-8762 Tel. (011) 542-9819

2. VOTAR EM POLÍTICOS(AS) comprometidos(as) na luta do povo para com a cidadania. Depois da eleição, é preciso cobrar os compromissos feitos durante a campanha.

C. Qual é o papel do exército numa sociedade? Qual é a relação entre o exército e o governo numa democracia?

* O maior papel do exército numa sociedade democrática é defender a fronteira contra invasão. O tamanho do exército deve refletir a ameaça externa. Por exemplo, o Brasil é um pais enorme em relação aos vizinhos mas não sofre ameaças. O governo deve diminuir os gastos com as forcas armada e investir em programas sociais como educação e saúde ou para diminuir o tamanho da divida externa.

* O exército numa sociedade democrática sempre deve ficar abaixo da autoridade do governo civil eleito pelos cidadãos.. Por exemplo no Brasil o militar é processado pelo justiça militar e nunca condenado. no fórum civil. No momento alguns deputados e senadores estão tentando mudar esta lei para que os militares sejam julgados pela justiça comum.

D. Qual a porcentagem do orçamento do Brasil que vai para o exército? Isso é alto demais? Baixo demais? 

__________________________

Depois de assistir o vídeo

a. Muitas das cenas do vídeo são dos outros países da América Latina. Essas coisas acontecem o Brasil? Aonde?
*violência contra os sem terra no campo
* violência policial contra os cidadãos. Por exemplo no estado da Alagoas, 80% dos homicídios são praticados pela própria policia.
* violência e tortura no sistema penitenciário como o recente massacre na penitenciária do Roger em João Pessoa, Pb.

b. Pergunte aos telespectadores o que eles sabem sobre a historia das relações entre os EUA e o Brasil durante a ditadura militar.

* Os EUA deram apoio ao golpe militar porque o governo norte-americano achava que Presidente Goulart ia derrubar a constituição e seguir o caminho da revolução Cubana. Os norte-americanos tinham medo dos programas de reforma agrária e da ameaça de confisco de propriedade norte-americana no Brasil.
O embaixador norte-americano ao Brasil durante essa época, Lincoln Gordan, admitiu em 1978 que os EUA via a CIA financiou (estimasse em $20 milhões) para o apoio a candidatos contra os partidos da esquerda na eleição que Goulart ganhou. Também foram revelados nesse ano documentos que provam que o militar
es norte-americanos ficaram na costa do Brasil durante o golpe para dar apoio caso fosse necessário. Imediatamente depois do golpe, o presidente norte-americano Johnson mandou uma nota de parabéns para os militares brasileiros.
* Em 1997, foram revelados 1,500 documentos sobre a atuação no Brasil da CIA, da policia federal dos EUA (FBI), e do Departamento de Estado entre 1948-1985. Os documentos mostram categoricamente a participação do CIA na repressão política no Brasil, especialmente durante a ditadura. Segundo a socióloga norte-americana Martha Huggins que revelou os documentos, a ação mais importante do CIA no Brasil foi a criação de um grupo de 40 agentes de elite que logo formou a base para os esquadrões da morte.
* Nos últimos anos mas de 450 militares brasileiros foram para os Estados Unidos para formar na Escola das Américas.

3. Pergunte aos telespectadores qual é o propósito da Escola das Américas segundo os militares dos EUA? Como é que o Deputado Joseph Kennedy e Padre Roy Bourgeois vêem o propósito da escola?

* Vê "Porque estão errados" na pasta

4. O que você acha do Brasil mandar oficiais militares para a Escola das América?

5. Se não quisermos que o Brasil mande oficiais para a Escola, quais são as coisas que podemos fazer?

** Escrever uma carta para o presidente do Brasil pedindo que não mande mais militares brasileiros para estudar ou ensinar na Escola das Américas. (Vê a mostra)
** Escrever um artigo para um jornal da sua cidade ou o boletim da sua igreja.
** Mostrar o vídeo para sua família, amigos, e companheiro(as) dos grupos que participam. (Por exemplo: um grupo de mulheres ou jovens na sua comunidade)
** Vote em candidatos(as) que estão comprometidos(as) com o fim da impunidade. Depois das eleições, cabem os compromissos da campanha.

 

 
Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar