Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique

JULGAMENTO DOS ACUSADOS DA CHACINA DE NOVA NATAL TEM DATA MARCADA PARA O PRÓXIMO DIA 06 DE OUTUBRO

Acontecerá no próximo dia 06 de outubro de 1999, quarta-feira, um dos julgamentos mais importantes da pauta do Tribunal do Júri do Estado do RN. Trata-se do novo julgamento da chamada Chacina de Nova Natal, onde são acusados os policiais civis Jorge Luiz Fernandes, o Jorge Abafador; Ranulfo Alves de Melo Filho e um não policial, o funcionário público estadual Admilson Fernandes de Melo.

A Chacina de Nova Natal aconteceu no dia 29 de janeiro de 1993, em um bairro popular da Zona Norte (Nova Natal) da cidade do Natal-RN, quando 03 policiais civis e um não policial assassinaram Maurício Ferreira da Silva, Mário César Silva de Lima, Flávio Roberto de Assis e Jeane Souza de Lima, menor grávida de três meses. Os assassinos bateram na porta da casa onde se encontravam as quatro pessoas. Quando a porta foi aberta deram cerca de 100 (cem) tiros em três deles e depois atiraram nas perna de Jeane que saiu com vida para o hospital. No carro dos policiais ela foi morta com um tiro na boca.

No primeiro julgamento, no dia 08 de maio de 1997, os acusados foram absolvidos, com a alegação de que tinham agido "no estrito cumprimento do dever legal". Naquele momento o Ministério Público imediatamente recorreu da decisão, por considerar que o resultado foi contrário à prova dos autos. Nesse sentido, o Tribunal de Justiça do Estado acatou o recurso da Promotoria e o Júri Popular do novo julgamento já está marcado para o próximo dia 06 de outubro de 1999.

Esse novo julgamento está sendo aguardado com grande expectativa pelas Intituições humanitárias e Organizações de Direitos Humanos do Brasil e do exterior. A Ordem dos Advogados do Brasil, através do Conselho Federal, está indicando um nome para funcionar como Assistente de Acusação, que será o Dr. Gilberto Marques Melo, um dos mais destacados criminalistas do país, e estão sendo aguardados diversos observadores nacionais e internacionais, entre eles os representantes da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal; do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana/Ministério da Justiça; do Movimento Nacional de Direitos Humanos; da Human Rigths Watch e da Anistia Internacional.

Maiores Informações:
CDHMP
Fone: (084) 221-5932 Fax: (084) 221-5198

ARTISTAS E GRUPOS DE TEATRO PARTICIPAM DA MOBILIZAÇÃO PARA CHAMAR A ATENÇÃO SOBRE O JULGAMENTO DE NOVA NATAL

O ponto forte da mobilização que os grupos de Direitos Humanos do RN estarão desenvolvendo na semana que antecede o julgamento da Chacina de Nova Natal, no próximo dia 06 de outubro, será a participação de artistas e atores de teatro, que farão um trabalho de sensibilização visando chamar a atenção da população para a importância desse julgamento.

O trabalho consiste na realização de espetáculos de teatro nas principais Feiras Livres de Natal, envolvendo a participação de atores junto à comunidade, e assim de forma interativa, divulgar e fornecer informações sobre o julgamento e contribuir de maneira educativa na luta contra a impunidade no RN. Os manifestantes também distribuirão folhetos informativos durante todo os trajetos das feiras, conclamando a população a se fazer presente no dia do julgamento.

As performances teatrais se desenvolverão nas seguintes Feiras Livres de Natal, sempre iniciando no horário das 09:00 h da manhã:

Dia 01 de outubro, Sexta – Feira Livre do Parque dos Coqueiros;
Dia 02 de outubro, Sábado – Feira Livre do Alecrim;
Dia 03 de outubro, Domingo – Feira Livre da Cidade da Esperança;
Dia 04 de outubro, Segunda – Feira Livre das Rocas;
Dia 05 de outubro, Terça – Feira Livre de Igapó.
Maiores Informações: CDHMP – Fone/Fax: (084) 221-5932/221-5198

Página de Responsabilidade do CDHMP/RN

Volta menu

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar