Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique
São Paulo, 26 de fevereiro de 2002

A ACAT-Brasil recebeu a seguinte denuncia  que transcrevemos  abaixo do Centro de Direitos Humanos e Memória Popular de Natal – Rio Grande do Norte

Denuncia: Ameaça de morte

Data: 02/01/2002

Vitimas: Roberto de Oliveira  Monte e Plácido Medeiros de Souza

Motivo: Depoimento feito ao Ministério Publico do Estado do Rio Grande do Norte, a respeito do esquadrão da morte  - conhecido como “ meninos de ouro”   

Defensores de direitos humanos: Roberto Monte é presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos, fundador do Centro de Direitos Humanos e Memória Popular de Natal, Pres. Da Rede Brasileira de Educação e membro do Movimento Nacional de Direitos Humanos.

Plácido Medeiros de Souza  é o atual presidente do Centro de Direitos Humanos e Memória Popular 

Histórico: 

Em 1994, ocorreu uma chacina no bairro de Ame Luiza, município de Natal – Rio Grande do Norte. O Centro de Direitos Humanos e Memória Popular, juntamente com procuradores e promotores de justiça do Ministério Publico do Rio Grande do Norte, fizeram investigações e constataram a participação de policiais civis neste  crime e em outros, o que configurou-se   na existência de um grupo de extermínio alcunhado  de “ meninos de ouro”,  sob o comando do enato chefe de policia civil, Delegado Maurício Pinto de Medeiros. Outras chacinas e crimes anteriores  também foram atribuídas ao mesmo grupo. O principal agente de todos esses crimes é o policial civil Jorge Luiz Fernandes – conhecido como “ Jorge Abafador”, pessoa de confiança do delegado Maurício Pinto de Medeiros. Circula noticia que tal grupo já praticou mais de 80 mortes em todo Estado do Rio Grande do Norte, que o advogado Gilson Nogueira, outrora componente do Centro de Direitos Humanos e Memória Popular, foi assassinado em  decorrência das investigações que vinha fazendo sobre o grupo de extermínio. Outro fato agravante foi o assassinato de Antônio Lopes (Carla) homossexual que também fez investigações paralelas que apontavam para a participação do grupo de extermínio. 

Conclusão: 

“Jorge Abafador”, preso desde 1995, há 47 anos de prisão, tem ficha limpa na Secretaria de Segurança Publica de Natal, ainda pertence aos quadros da policia civil, recebe seu salário normalmente e ainda é visto armado e bêbado em lugares públicos. O Delegado Maurilio Pinto de Medeiros, foi nomeado final do ano passado como Coordenador de Inteligência da Secretaria de Defesa Policial (nova denominação da Secretaria de Segurança Publica)

Face a tanta impunidade, o Delegado Plácido Medeiros de Souza e Roberto de Oliveira Monte, continuam recebendo ameaças de morte, ameaças estas reiterada pôr “Jorge Abafador” . 

 

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar