Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique



Alagoas

Anderson dos Santos, estudante, teria sido golpeado com um rifle calibre 12 por um policial militar em Maceió em 26 de agosto de 1999, aparentemente, porque seu cão teria entrado na casa do policial. Ele teria hematomas pelo corpo e submeteu-se a exame de corpo de delito. Segundo informações recebidas pelo Relator Especial, o Comandante General da Polícia Militar de Alagoas teria sido informado sobre o incidente.

Cícero Queiroz Barbosa teria sido preso no apartamento de seu sobrinho por sete policiais civis e um delegado, em 14 de julho de 1999, em Maceió. Acredita-se que ele foi mantido em uma caminhonete onde teria sido espancado com uma toalha, um pedaço de plástico, um cabo de borracha, uma faca e cordas.

Ronaldo Guedes da Silva, 22, foi detido em 05 de agosto de 1999, em Maceió, e levado por policiais para um bar onde ele devia dezesseis reais. Segundo informações recebidas pelo Relator Especial, ele teria sido espancado pelos policiais.

José Alfredo da Silva e Cícero José da Silva teriam sido presos no dia 21 de janeiro de 2000 e levados para a Delegacia Novo Lino em Alagoas onde teriam sido espancados por policiais. O Comandante General da Policia Militar de Alagoas e o Secretário de Segurança Pública aparentemente foram notificados do incidente.

Hélio Pereira da Silva Júnior teria sido preso no dia 08 de abril de 1999 em Maceió e levado para a 5a. Delegacia, acusado de ter furtado um refrigerante. Ele teria levado chutes, um balde de água fria e choques elétricos, deferidos por nove policiais. Segundo informações recebidas pelo Relator Especial, ele morreu como resultado dos espancamentos. Uma autópsia teria sido realizada posteriormente. Acredita-se que existam várias testemunhas desse caso. O Ministério Público teria sido informado sobre o incidente.

Cícero Rosendo da Silva, vendedor ambulante, teria sido preso por policiais civis em Maceió, no dia 15 de maio de 1998, supostamente por furto. Segundo informações recebidas pelo Relator Especial, ele foi espancado, submetido à técnica de tortura conhecida como "pau-de-arara", afogamento e roleta russa. Um inquérito judicial teria sido aberto sobre o caso. O Relator Especial gostaria de ser informado a cerca do resultado desse inquérito.

 

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar