Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique

        

V. Conclusões e Recomendações 

 

81. Em 1996, na Cúpula Mundial da Fome organizada pela FAO (Roma, 13-17 de novembro), Kevin Watkins do OXFAM escreveu no jornal inglês O Guardião: “Livre comércio nunca alimentará o mundo, pelo contrário.”[1] A intuição de Watkin foi muito substanciada desde então e as figuras cotadas no parágrafo 3º acima estão aí para prová-la. 

82. A Organização das Nações Unidas é composta por Estados. Por causa da rápida dispersão da globalização dos mercados e da emergência de poderosas oligarquias transnacionais, o poder normativo dos Estados está se degenerando em um passo crescente. A organização não-governamental Ação contra Fome demonstrou de forma convincente a relação causal entre a perda de influência dos Estados e a perda trágica das Nações Unidas de meios financeiros, políticos e simbólicos.[2] As estratégias de quase todos os poderosos capitais multinacionais estão debilitando os Estados mais e mais. Esta tendência, por vez, impede as Nações Unidas de cumprir sua missão satisfatoriamente.

 

83. Jean-Jacques Rousseau escreveu: “Na relação entre o fraco e o forte, é a liberdade que oprime e a lei que liberta”.Quando o Estado perde gradualmente seu poder normativo, o que resta para opor as forças arbitrárias dos mercados globalizados? Apenas a sociedade civil.

 

84. Ação contra a Fome (França) tem a opinião de que as ações não-governamentais desinteressadas, que não estão expostas a grupos de pressão ou ao risco de derrota eleitoral, são as únicas capazes atualmente a se dedicar inteiramente à defesa dos princípios morais, e as únicas capazes de agüentar a lei de mercado ou o desejo de poder, com um objetivo em mente: fazer a voz das vítimas ouvida, defender seu direito à vida, à segurança e ao reconhecimento.[3] O Relator Especial acredita que os movimentos sociais que constituem a sociedade civil podem realizar a mesma função social.

 

85. Na Cúpula Mundial para o Desenvolvimento Social (Junho de 2000) e novamente na Cúpula do Milênio em Nova Iorque (Setembro de 2000), o Secretário Geral das Nações Unidas corajosamente desenhou a conclusão que, de hoje em diante, as Nações Unidas deveriam dar prioridade em seus esforços cooperativos para os movimentos sociais e as organizações não-governamentais que constituem a sociedade civil internacional. [4]

 

86. O mandato do Relator Especial segue o mesmo princípio, na medida em que ele foi requerido “a estabelecer cooperação com ... organizações não-governamentais” (resolução 2000/11, parágrafo 11 b). Seguindo as linhas de direcionamento estratégicas estabelecidas pelo Secretário-Geral e em conformidade com o mandato da Comissão, ele fará todo esforço para cooperar de perto com os novos movimentos sociais e as principais organizações não-governamentais que estão atualmente engajadas no combate contra a ordem injusta do mundo.[5]

 

87. O tempo não é uma entidade abstrata. O tempo é vida humana. Agora mesmo, 826 milhões de seres humanos estão sofrendo o martírio da fome. O Relator Especial recomenda que a comunidade internacional adote três medidas prioritárias para aliviar seu sofrimento imediatamente, isto é:

 

(a)    O Estado prover às famílias mais pobres com semente local e terra  para jardins de vegetais familiares;[6]

 

(b)   Refeições diárias escolares a serem estendidas a todas as crianças carentes e vales-refeições a serem introduzidos em escolas obrigatórias;[7]

 

(c)    Alimentos básicos a serem subsidiados pelo Estado e tiquetes de alimentos a serem emitidos para os mais necessitados.[8]

 

88. O Relator Especial propõe cooperar de perto com a União Inter-Parlamentar, particularmente, participando ativamente nos cursos de treinamento para os oficiais dos seus 140 membros parlamentares (Presidentes, Chairpersons, Secretários-Gerais, etc.), de forma a ajudar a promover uma legislação nacional no direito à alimentação.

 

89. Ele também propõe estabelecer relações de trabalho permanente com os principais órgãos, programas e agências especializadas das Nações Unidas, de forma a promover uma abordagem para projetos de cooperação, a qual está baseada no direito à alimentação.

 

90. O Relator Especial pede que a Comissão dos Direitos Humanos conceda-lhe os meios financeiros para reunir um seminário internacional dos peritos, que estaria encarregado de deixar a fundamentação científica e pedagógica de um manual no direito à alimentação.

 

91. O Relator Especial recomenda que a Comissão preste atenção especial ao desenvolvimento normativo e institucional do direito à alimentação. Seria particularmente desejável o esforço de guardar como relíquia os princípios estabelecidos pelo Comentário Geral n.º 12 em padrões legais obrigatórios ou em tratados internacionais.

 

92. O Relator Especial recomenda que a Comissão confirme seu mandato para responder a informações confiáveis acerca das violações ao direito à alimentação, e, em particular, confirme que ele está habilitado a endereçar respostas urgentes aos Governos responsáveis por sérias violações do direito à alimentação.

 

93. O Relator Especial recomenda que a Comissão torne claro que o termo “alimento” engloba não apenas alimentos sólidos, mas também aspectos nutricionais da água potável.

 

94. O Relator Especial acredita que o direito à alimentação é de uma importância teórica e prática tal para o desenvolvimento econômico, social e político das populações e dos indivíduos que deveria ser assunto de debate de uma Assembléia Geral.



[1] Uma versão francesa do artigo apareceu em Courrier Internacional, Paris, n.º 315, 14-20 de Novembro d 1996.

[2] Geopolitics of Hunger (veja nota 40 acima), p. 13.

[3] Ibid., pp. 38 e 40.

[4] Veja o discurso de abertura do Secretário-Geral para a sessão especial das Assembléia Geral das NaçõesUnidas (Gênova, 26 de Junho de 2000). Ver também o relatório “2000. Um mundo melhor para todos. Progresso em direção ao desenvolvimento de metas internacionais”, preparada juntamente pelas Nações Unidas, o Banco Mundial, o Fundo Monetário Internacional e a Organização para Cooperação Econômica e Desenvolvimento, apresentada pelo Secretário-Geral das Nações Unidas em 26 de Junho de 2000, em Gênova (este relatório pode ser consultado no seguinte endereço eletrônico: www.paris21.org/betterworld).

[5] A heterogênea e principalmente espontânea união os movimentos e organizações, que se encontraram em Seattle, em Dezembro de 1999, tornou-se, neste ínterim, organizada, graças à Association for theTaxation of Financial Transactions for the Aid of Citizens (ATTAC- França) e o mensal Le Monde diplomatique.Um secretariado internacional está agora operando em Paris e uma plataforma comum está sendo preparada (Dezembro de 2000). Este conjunto de reclamações conhecido como “Forum Mundial para Alternativas” será apresentado no Forum Social Mundial, a primeira cúpula mundial anti-Davos, sediada em Porto Alegre  (estado do Rio Grande do Sul, Brasil) de 26 a 30 de Janeiro de 2001.

[6] No estudo não publicado “Malnutrition: un massacre silencieux” (veja nota 11 acima), Antenna coloca figuras no progresso alcançado graças aos jardins de família.

[7] Isto foi recomendado pela UNICEF. Na Índia, tais refeições beneficiam 125 milhões de crianças. Alguns estados no Brasil (como o Distrito de Brasília) introduziram um sistema que é efetivo contra o trabalho infantil e contra a subnutrição e subalimentação. As famílias que concordam em enviar suas crianças à escola recebem um “vale-refeição” para cada dia que a criança passar na escola.

[8] Na Índia, quase 20 milhões de famílias recebem um “cartão racional”.

 

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar