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Educação em Direitos Humanos
Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos

Educação Básica:
Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio

A universalização da educação básica,com indicadores precisos de qualidade, é uma condição fundamental para o desenvolvimento de processos de democratização na sociedade.

As instituições de educação formal não são as únicas responsáveis pela formação para a cidadania e para a democracia;outros agentes e instituições sociais intervêm neste processo.

No entanto,essas instituições têm uma responsabilidade específica na formação das pessoas, durante longos e importantes anos de suas vidas.A formação de personalidades e construção de saberes, valores, práticas e visões de mundo constituem um processo permanente.

Constituem exigências fundamentais para a educação básica:favorecer desde a infância a formação de sujeitos de direito e priorizar pessoas e grupos excluídos,marginalizados e discriminados pela sociedade.

É neste sentido que a educação em direitos humanos se situa, tendo como referenciais os seguintes princípios:

  • a educação básica,como um primeiro momento do processo educativo ao longo de toda a vida, é um direito social inalienável da pessoa humana e dos grupos sócio-culturais;
  • a educação básica exige a promoção de políticas públicas que garantam a sua qualidade;
  • a construção de uma cultura de direitos humanos é de especial importância em todos os espaços sociais. A escola tem um papel fundamental na construção dessa cultura, contribuindo na formação de sujeitos de direito,mentalidades e identidades individuais e coletivas;
  • a educação em direitos humanos,sobretudo no âmbito escolar,deve ser concebida de forma articulada ao combate do racismo, sexismo, discriminação social, cultural, religiosa e outras formas de discriminação presentes na sociedade brasileira;
  • a promoção da educação intercultural e de diálogo inter-religioso constitui componente inerente à educação em direitos humanos;
  • a educação em direitos humanos deve ser um dos eixos norteadores da educação básica e permear todo o currículo, não devendo ser reduzida à disciplina ou à área curricular específica.

 

LINHAS DE AÇÃO

AÇÕES PÚBLICO RESPONSÁVEIS

Universalizar o acesso e a permanência das crianças e adolescentes na escola com eqüidade e qualidade.

Estudantes da Educação Básica (crianças, adolescentes,jovens e adultos). MEC,SEE e SME.

Estimular experiências de interação da escola com a comunidade que contribuam na formação da cidadania democrática.

Educadores, estudantes e comunidade em geral. MEC, SEE, SME, direção, coordenação, educadores, estudantes e lideranças comunitárias.

Apoiar e incentivar as diversas formas de acesso e inclusão aos estudantes com necessidades educacionais especiais.

Estudantes do Ensino Fundamental e Médio. Profissionais da educação, estudantes e lideranças comunitárias.

Apoiar programas para equipar as escolas com bibliotecas, laboratórios de informática e demais recursos necessários a uma educação de boa qualidade.

Estudantes do Ensino Fundamental e Médio. MEC,SEE e SME.

Promover a ampliação do ensino fundamental para nove anos.

Estudantes de 6 anos. MEC, SEDH, SME e Sociedade Civil Organizada.

Universalizar a educação infantil para crianças de 4 a 6 anos e ampliar esse atendimento para crianças de 0 a 3 anos.

Crianças de 0 a 3 anos e de 4 a 6 anos. MEC, SEDH, SME e Sociedade Civil Organizada.

Desenvolver projetos culturais e educativos de luta contra a discriminação racial, de gênero e outras formas de intolerância.

Estudantes, profissionais da educação e comunidade. MEC, SEE, SME, profissionais da educação e comunidade,escolas e sistemas de ensino.

Apoiar e incentivar a inserção das questões do meio ambiente no currículo escolar.

Profissionais da educação e estudantes. MEC, SEE, SME e Sociedade Civil Organizada.

Trabalhar questões relativas aos direitos humanos e temas sociais nos processos de formação continuada de educadores, tendo como referência fundamental as práticas educativas presentes no cotidiano escolar.

Professores e demais educadores em exercício. Instituição de Educação Básica, SEE, SME, agências de formação de educadores, ONGs e Sindicatos.

Promover e produzir materiais pedagógicos orientados para educação em direitos humanos, assim como sua difusão e implementação.

Secretarias de Educação Estaduais e Municipais e outras Secretarias. SEDH e MEC.

Incentivar programas e projetos pedagógicos,junto aos sistemas de ensino, que busquem combater a violência doméstica com crianças, adolescentes,jovens e adultos.

Equipes da SME, gestores das escolas,profissionais da educação, professores, estudantes e famílias. MEC, SEDH, SME e Sociedade Civil Organizada.

Apoiar e incentivar a produção e manifestação cultural dos jovens.

Equipes da SME, gestores das escolas,profissionais da educação, professores e estudantes. MEC, SEDH, SME e Sociedade Civil Organizada.

Estabelecer, nos sistemas de ensino, a cultura de promoção da saúde e prevenção de agravos das DST/Aids.

Equipes da SME, gestores das escolas, profissionais da educação, professores e estudantes. MEC, SEDH, SME e Sociedade Civil Organizada.

Apoiar as políticas públicas dirigidas às escolas de educação indígena, quilombolas e de educação no campo.

Populações indígenas, quilombolas e do campo. MEC, SEE e SME.

Implantar condições de trabalho e formação adequadas ao profissional da educação infantil.

Profissionais e estudantes da Educação Infantil. MEC, SEDH, SME e Sociedade Civil Organizada.

Assegurar a formação inicial dos professores leigos de educação infantil e incrementar a formação continuada de todos os profissionais que atuam na área.

Profissionais e professores da Educação Infantil. MEC, SEDH, SME e Sociedade Civil Organizada.

Garantir a formação inicial e continuada aos profissionais da educação básica na perspectiva dos direitos humanos.

Profissionais e professores da Educação Básica. MEC, SEDH, SME e Sociedade Civil Organizada.

Adotar medidas para fortalecer a incorporação de profissionais pertencentes a grupos atualmente sub-representados no magistério da educação básica.

Pessoas de diferentes grupos sócio-culturais, especialmente aqueles pouco presentes como educadores nos sistemas de educação. MEC, SEDH, SEE e SME.

Instituir política de valorização do professor de educação infantil, do ensino fundamental e médio com a proposição de um piso salarial nacional e parâmetros de regulação da carreira docente.

Professores da Educação Básica. MEC.

Melhorar e respeitar as condições de trabalho específicas dos educadores indígenas.

Educadores indígenas. MEC.

Promover experiências de formação dos estudantes como agentes promoteres de direitos humanos.

Professores e estudantes da Educação Básica. MEC, SEDH, SME e Sociedade Civil Organizada.

Introduzir a perspectiva da educação em direitos humanos como componente da formação inicial dos educadores.

Estudantes dos cursos de formação de professores e especialistas em educação. MEC, instituições de formação de professores e especialistas em educação, SEE e SME.

Proporcionar apoio às famílias de adolescentes e jovens em conflito com a lei.

Equipes da SME, gestores das escolas, profissionais da educação, professores e comunidade. MEC, SEDH, SME e Sociedade Civil Organizada.

Apoiar a elaboração de programas de escolarização para as unidades de atendimento às crianças e adolescentes em conflito com a lei.

Equipes da SME, gestores das escolas, profissionais da educação, professores e comunidade. MEC, SEDH, SME, Órgão de Segurança Pública e Sociedade Civil Organizada.

Promover a formação dos professores e demais profissionais da educação em exercício nas unidades de atendimento às crianças e adolescentes em conflito com a lei.

Equipes da SME, gestores das escolas, profissionais da educação, professores e comunidade. MEC, SEDH, SME e Sociedade Civil Organizada.

Apoiar a elaboração e a implementação de programas para assegurar a educação básica nos sistemas penitenciários.

Equipes da SME, gestores das escolas, profissionais da educação, professores e comunidade. MEC, SEDH, SME, Órgão de Segurança Pública e Sociedade Civil Organizada.

Apoiar o processo de elaboração dos sistemas de educação no sentido de incorporar a educação em direitos humanos como eixo norteador dos planos municipais e estaduais de educação.

Estudantes da Educação Básica e educadores. MEC, SEE e SME.

Inserir, efetivamente, a leitura e a discussão do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA (Lei n º 8.242//91) nos projetos pedagógicos a serem elaborados nas escolas.

Profissionais de educação, estudantes, pais e funcionários da escola. MEC, SEDH, SME, e Órgãos de Fomento à Pesquisa.

Incentivar a organização dos estudantes na escola e na comunidade por meio de grêmios, grupos de trabalhos, etc.

Profissionais da educação, professores e estudantes. MEC, SEDH, SME e Sociedade Civil Organizada.

Apoiar a preparação básica para a inserção do estudante no mundo do trabalho.

Estudantes do Ensino Médio e de outros níveis. MEC e SEE.

Favorecer o prosseguimento nos estudos ao estudante concluinte do ensino médio.

Estudantes do Ensino Médio. MEC e SEE.

Estimular a expansão do ensino médio, em escolas públicas, garantindo a sua qualidade.

Estudantes do Ensino Médio. MEC e SEE.

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