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Educação em Direitos Humanos
Plano
Nacional de Educação em Direitos Humanos
Educação
Básica:
Educação Infantil, Ensino Fundamental
e Médio
A universalização da educação
básica,com indicadores precisos de qualidade,
é uma condição fundamental
para o desenvolvimento de processos de democratização
na sociedade.
As instituições de educação
formal não são as únicas responsáveis
pela formação para a cidadania e para
a democracia;outros agentes e instituições
sociais intervêm neste processo.
No entanto,essas instituições têm
uma responsabilidade específica na formação
das pessoas, durante longos e importantes anos de
suas vidas.A formação de personalidades
e construção de saberes, valores,
práticas e visões de mundo constituem
um processo permanente.
Constituem exigências fundamentais para a
educação básica:favorecer desde
a infância a formação de sujeitos
de direito e priorizar pessoas e grupos excluídos,marginalizados
e discriminados pela sociedade.
É
neste sentido que a educação em direitos
humanos se situa, tendo como referenciais os seguintes
princípios:
-
a educação básica,como um
primeiro momento do processo educativo ao longo
de toda a vida, é um direito social inalienável
da pessoa humana e dos grupos sócio-culturais;
-
a educação básica exige a
promoção de políticas públicas
que garantam a sua qualidade;
-
a construção de uma cultura de direitos
humanos é de especial importância
em todos os espaços sociais. A escola tem
um papel fundamental na construção
dessa cultura, contribuindo na formação
de sujeitos de direito,mentalidades e identidades
individuais e coletivas;
-
a educação em direitos humanos,sobretudo
no âmbito escolar,deve ser concebida de
forma articulada ao combate do racismo, sexismo,
discriminação social, cultural,
religiosa e outras formas de discriminação
presentes na sociedade brasileira;
-
a
promoção da educação
intercultural e de diálogo inter-religioso
constitui componente inerente à educação
em direitos humanos;
-
a educação em direitos humanos deve
ser um dos eixos norteadores da educação
básica e permear todo o currículo,
não devendo ser reduzida à disciplina
ou à área curricular específica.
LINHAS
DE AÇÃO
AÇÕES |
PÚBLICO |
RESPONSÁVEIS |
|
Universalizar
o acesso e a permanência das crianças
e adolescentes na escola com eqüidade
e qualidade. |
Estudantes
da Educação Básica
(crianças, adolescentes,jovens
e adultos). |
MEC,SEE
e SME. |
|
Estimular
experiências de interação
da escola com a comunidade que contribuam
na formação da cidadania
democrática. |
Educadores, estudantes e comunidade em
geral. |
MEC,
SEE, SME, direção, coordenação,
educadores, estudantes e lideranças
comunitárias. |
|
Apoiar
e incentivar as diversas formas de acesso
e inclusão aos estudantes com
necessidades educacionais especiais. |
Estudantes
do Ensino Fundamental e Médio. |
Profissionais
da educação, estudantes
e lideranças comunitárias. |
|
Apoiar
programas para equipar as escolas com
bibliotecas, laboratórios de
informática e demais recursos
necessários a uma educação
de boa qualidade. |
Estudantes
do Ensino Fundamental e Médio. |
MEC,SEE
e SME. |
|
Promover
a ampliação do ensino
fundamental para nove anos. |
Estudantes
de 6 anos. |
MEC,
SEDH, SME e Sociedade Civil Organizada. |
|
Universalizar
a educação infantil para
crianças de 4 a 6 anos e ampliar
esse atendimento para crianças
de 0 a 3 anos. |
Crianças
de 0 a 3 anos e de 4 a 6 anos.
|
MEC,
SEDH, SME e Sociedade Civil Organizada. |
|
Desenvolver
projetos culturais e educativos de luta
contra a discriminação
racial, de gênero e outras formas
de intolerância. |
Estudantes,
profissionais da educação
e comunidade. |
MEC,
SEE, SME, profissionais da educação
e comunidade,escolas e sistemas de ensino. |
|
Apoiar
e incentivar a inserção
das questões do meio ambiente
no currículo escolar. |
Profissionais
da educação e estudantes.
|
MEC,
SEE, SME e Sociedade Civil Organizada. |
|
Trabalhar
questões relativas aos direitos
humanos e temas sociais nos processos
de formação continuada
de educadores, tendo como referência
fundamental as práticas educativas
presentes no cotidiano escolar. |
Professores
e demais educadores em exercício.
|
Instituição
de Educação Básica,
SEE, SME, agências de formação
de educadores, ONGs e Sindicatos. |
|
Promover
e produzir materiais pedagógicos
orientados para educação
em direitos humanos, assim como sua
difusão e implementação. |
Secretarias
de Educação Estaduais e
Municipais e outras Secretarias.
|
SEDH
e MEC. |
|
Incentivar
programas e projetos pedagógicos,junto
aos sistemas de ensino, que busquem
combater a violência doméstica
com crianças, adolescentes,jovens
e adultos. |
Equipes
da SME, gestores das escolas,profissionais
da educação, professores,
estudantes e famílias. |
MEC,
SEDH, SME e Sociedade Civil Organizada. |
|
Apoiar
e incentivar a produção
e manifestação cultural
dos jovens. |
Equipes
da SME, gestores das escolas,profissionais
da educação, professores
e estudantes. |
MEC,
SEDH, SME e Sociedade Civil Organizada. |
|
Estabelecer,
nos sistemas de ensino, a cultura de
promoção da saúde
e prevenção de agravos
das DST/Aids. |
Equipes
da SME, gestores das escolas, profissionais
da educação, professores
e estudantes. |
MEC,
SEDH, SME e Sociedade Civil Organizada. |
|
Apoiar
as políticas públicas
dirigidas às escolas de educação
indígena, quilombolas e de educação
no campo. |
Populações
indígenas, quilombolas e do campo.
|
MEC,
SEE e SME. |
|
Implantar
condições de trabalho
e formação adequadas ao
profissional da educação
infantil. |
Profissionais
e estudantes da Educação
Infantil. |
MEC,
SEDH, SME e Sociedade Civil Organizada. |
|
Assegurar
a formação inicial dos
professores leigos de educação
infantil e incrementar a formação
continuada de todos os profissionais
que atuam na área. |
Profissionais
e professores da Educação
Infantil. |
MEC,
SEDH, SME e Sociedade Civil Organizada. |
|
Garantir
a formação inicial e continuada
aos profissionais da educação
básica na perspectiva dos direitos
humanos. |
Profissionais
e professores da Educação
Básica. |
MEC,
SEDH, SME e Sociedade Civil Organizada. |
|
Adotar
medidas para fortalecer a incorporação
de profissionais pertencentes a grupos
atualmente sub-representados no magistério
da educação básica. |
Pessoas
de diferentes grupos sócio-culturais,
especialmente aqueles pouco presentes
como educadores nos sistemas de educação.
|
MEC,
SEDH, SEE e SME. |
|
Instituir
política de valorização
do professor de educação
infantil, do ensino fundamental e médio
com a proposição de um
piso salarial nacional e parâmetros
de regulação da carreira
docente. |
Professores
da Educação Básica.
|
MEC. |
|
Melhorar
e respeitar as condições
de trabalho específicas dos educadores
indígenas. |
Educadores
indígenas. |
MEC. |
|
Promover
experiências de formação
dos estudantes como agentes promoteres
de direitos humanos. |
Professores
e estudantes da Educação
Básica. |
MEC,
SEDH, SME e Sociedade Civil Organizada. |
|
Introduzir
a perspectiva da educação
em direitos humanos como componente
da formação inicial dos
educadores. |
Estudantes
dos cursos de formação de
professores e especialistas em educação.
|
MEC,
instituições de formação
de professores e especialistas em educação,
SEE e SME. |
|
Proporcionar
apoio às famílias de adolescentes
e jovens em conflito com a lei. |
Equipes
da SME, gestores das escolas, profissionais
da educação, professores
e comunidade. |
MEC,
SEDH, SME e Sociedade Civil Organizada. |
|
Apoiar
a elaboração de programas
de escolarização para
as unidades de atendimento às
crianças e adolescentes em conflito
com a lei. |
Equipes
da SME, gestores das escolas, profissionais
da educação, professores
e comunidade. |
MEC,
SEDH, SME, Órgão de Segurança
Pública e Sociedade Civil Organizada. |
|
Promover
a formação dos professores
e demais profissionais da educação
em exercício nas unidades de
atendimento às crianças
e adolescentes em conflito com a lei. |
Equipes
da SME, gestores das escolas, profissionais
da educação, professores
e comunidade. |
MEC,
SEDH, SME e Sociedade Civil Organizada. |
|
Apoiar
a elaboração e a implementação
de programas para assegurar a educação
básica nos sistemas penitenciários. |
Equipes
da SME, gestores das escolas, profissionais
da educação, professores
e comunidade. |
MEC,
SEDH, SME, Órgão de Segurança
Pública e Sociedade Civil Organizada. |
|
Apoiar
o processo de elaboração
dos sistemas de educação
no sentido de incorporar a educação
em direitos humanos como eixo norteador
dos planos municipais e estaduais de
educação. |
Estudantes
da Educação Básica
e educadores. |
MEC,
SEE e SME. |
|
Inserir,
efetivamente, a leitura e a discussão
do Estatuto da Criança e do Adolescente
- ECA (Lei n º 8.242//91) nos projetos
pedagógicos a serem elaborados
nas escolas. |
Profissionais
de educação, estudantes,
pais e funcionários da escola.
|
MEC,
SEDH, SME, e Órgãos de Fomento
à Pesquisa. |
|
Incentivar
a organização dos estudantes
na escola e na comunidade por meio de
grêmios, grupos de trabalhos,
etc. |
Profissionais
da educação, professores
e estudantes. |
MEC,
SEDH, SME e Sociedade Civil Organizada. |
|
Apoiar
a preparação básica
para a inserção do estudante
no mundo do trabalho. |
Estudantes
do Ensino Médio e de outros níveis.
|
MEC
e SEE. |
|
Favorecer
o prosseguimento nos estudos ao estudante
concluinte do ensino médio. |
Estudantes
do Ensino Médio. |
MEC
e SEE. |
|
Estimular
a expansão do ensino médio,
em escolas públicas, garantindo
a sua qualidade. |
Estudantes
do Ensino Médio. |
MEC
e SEE. |
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