Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique


LIBERDADE DE RELIGIÃO

(artigo 2 e 18 da Declaração Universal dos Direitos Humanos)

"É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e suas liturgias"

Constituição da República Federativa do Brasil, artigo 5º, inciso IV

SUGESTÃO

Esta atividade pode ser desenvolvida, por exemplo, nas disciplinas de Geografia e História.

Pessoas de diferentes origens, etnias e religiões influenciaram na evolução histórica de nosso país, contribuindo para a formação da cultura brasileira. Assim, percebe-se a existência de uma pluralidade cultural poucas vezes verificada em outros lugares do mundo.

A pluralidade cultural, extremamente benéfica e enriquecedora, pode tornar-se motivo de incompreensão, preconceito e, até mesmo, violência. Assim, faz-se necessária a construção de uma consciência de respeito e valorização daquilo que é diferente, o que deve começar desde cedo.

Nesse sentido, sugere-se o desenvolvimento de uma atividade sobre o tema "liberdade de religião".

Os alunos poderiam dividir-se em grupos e visitar alguns religiosos de diferentes crenças. Entrevistariam essas pessoas, obtendo informações como;

  • Por que existem religiões?
  • Como essa religião entende o mundo, a relação entre os homens, a existência humana e a espiritualidade?
  • Qual(is) é(são) seu(s) deuses e entes sagrados?
  • Baseia-se em algum livro sagrado? Qual é a origem desse livro?
  • Quais são as celebrações ou rituais que os adeptos dessa religião realizam?

O aprofundamento do assunto poderá ser realizado através de uma pesquisa sobre a evolução histórica de algumas religiões no Brasil de hoje.

Nesta atividade, pode ser utilizado também o texto apresentado no Capítulo sobre Discriminação Racial.

TEXTO DE APOIO AO EDUCADOR

A seguir reproduzimos alguns trechos de uma entrevista concedida pela Profª Roseli Fischmann para a Revista Veja, publicada na edição de 8 de novembro de 1995. Essa entrevista versa sobre a obrigatoriedade de ensino religioso em escolas públicas, tema que foi objeto de discussão por uma comissão formada junto à Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Roseli – (...) "Há muitos conflitos não resolvidos e latentes na vida brasileira, e a religião é um deles. Essas questões ficam escondidas sob o manto da passividade e da cordialidade. Quando vêm à tona, é como se fosse uma explosão, que pode trazer uma violência igual ou até maior do que o fato que a provocou."

Veja – Os conflitos religiosos podem se tornar mais freqüentes?

Roseli – Não quero ser alarmista, mesmo porque não posso adivinhar o futuro, mas acho possível. Não somos uma ilha. Basta olhar ao redor e ver o que acontece no mundo. Uma pequena localidade no Brasil é um microcosmo do que acontece lá fora. Atualmente, cerca de 80%dos conflitos armados existentes no mundo são motivados por razões étnicas ou religiosas. A questão religiosa, em particular, é um campo minado."

Roseli – "(...) A Igreja Católica havia conseguido exclusividade para dar aulas nas escolas públicas em São Paulo e com professores pagos pelos contribuintes, muitos deles não católicos. (...) E os outros 20% (alunos não católicos)? Eles não têm direitos só porque são minoria? Eles são cidadãos de Segunda categoria? Eles não são brasileiros como os católicos? A meu ver, é essa minoria de crianças que precisa de mais atenção porque, caso passasse o ensino religioso proposto pela Igreja Católica, elas poderiam ser vistas como aquelas que não acreditam em Deus – ainda mais se forem adeptas de práticas de origem africana como a umbanda e o candomblé. Antes de ser o João ou a Maria, seres humanos sem rótulos, seriam o muçulmano, o espírita, o ateu, o judeu. E essa classificação étnica ou religiosa traz embutida todos os tipos de preconceito. Essas crianças, até porque formam a minoria, em vez de ser silenciadas, deveriam ser estimuladas e protegidas para declarar sua fé e suas tradições com tranqüilidade e liberdade."

Veja – As religiões, de uma forma geral, propõem-se a dar uma formação piedosa às crianças. Isso não ajudaria a combater a violência dos dias atuais?

Roseli – Vamos separar desde já. Religiões ensinam valores religiosos. Valores éticos e de respeito mútuo, que podem ser resumidos como os direitos humanos de uma forma geral, que é o que mais se reclama neste momento, são conquistas da humanidade. E independem da adesão de uma pessoa a esta ou aquela religião, embora a maior parte delas tenha esses princípios. Há ateus extremamente humanistas e tiranos que se dizem religiosos. A defesa dos direitos humanos é um dever do Estado que não passa obrigatoriamente pelas diversas igrejas, até porque eles implicam o respeito e a aceitação de todas as religiões."

volta menu

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar