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ÉTICA NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

Os meios de comunicação como jornais, televisão e rádio atingem praticamente todos os segmentos sociais e têm como função transmitir informações, opinião, entretenimento, publicidade e propaganda. Segundo dados do IBGE, em 2001, 89% dos domicílios brasileiros tinham televisores enquanto 88% tinham aparelhos de rádio e 85% geladeiras. Desta forma, há mais televisores e rádio do que geladeiras que se constituiriam de primeira necessidade.
A mídia possui força e poder e é capaz de atuar na formação da opinião pública em relação a valores, crenças e atitudes possuindo um forte potencial nos processos educativos. No entanto, o que vemos é bem o contrário. São freqüentes as programações que desrespeitam os princípios constitucionais previstos no art.221 da Constituição Federal. Segundo este artigo, toda a produção e programação das emissoras de rádio e televisão deve atender aos princípios da preferência a finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas; da promoção da cultura nacional e regional e estímulo à produção independente que objetive sua divulgação; da regionalização da produção cultural, artística e jornalística; e do respeito aos valores éticos e sociais da pessoa e da família.

PROPOSTAS

Procurar comprometer os meios de comunicação do município com a educação para os direitos humanos, na difusão dos valores éticos, educativos e cidadãos;

Constituir fóruns municipais para a discussão da campanha “Quem financia a baixaria é contra a cidadania” visando incentivar a comunidade a debater sobre a qualidade dos programas da televisão;

Propor aos dirigentes dos meios de comunicação a veiculação da propaganda da campanha;

Propor e estimular programas educativos nos meios de comunicação;

Incentivar e apoiar as rádios comunitárias como meios onde a própria comunidade pode expressar suas idéias e pensamentos;

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