Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique


APRESENTAÇÃO

Esta publicação tem como objetivo sugerir políticas públicas em direitos humanos aos agentes políticos municipais. Trata-se de uma contribuição do meu mandato às eleições municipais de 2004 e um incentivo para termos um número maior de programas e planos municipais em direitos humanos. Promover a cidadania e os direitos humanos é obrigação da União, Estados e Municípios.

O estímulo à criação de programas governamentais em direitos humanos vem desde a Conferência Mundial de Direitos Humanos, realizada em Viena, em 1993. Em 1996, o governo brasileiro lançou a primeira versão do Programa Nacional de Direitos Humanos e nos anos posteriores muitos Estados e Municípios elaboraram seus planos regionais para garantir a cidadania e direitos fundamentais.

Os municípios brasileiros, a partir da Constituição Federal de 1988, ganharam autonomia administrativa e competência para gerir assuntos de seu interesse. Assumiram encargos como zelar pela guarda da Constituição, das leis e das instituições democráticas, combater as causas da pobreza e os fatores de marginalização promovendo a integração social dos setores desfavorecidos, entre outras atribuições constantes no art. 24 da Constituição Federal.

As eleições municipais significam na prática uma oportunidade para o firmamento de “compromissos públicos” em favor da indivisibilidade, interdependência e universalidade dos direitos humanos. O período de campanha política e início dos governos locais poderá ser profícuo em formulações de políticas públicas cidadãs. Com criatividade e debate popular, novas idéias de ações e projetos surgirão.É verdade que cada município tem a sua própria realidade. Seus problemas e potenciais certamente não são iguais ao do município vizinho. Mas existem políticas que podem ser implantadas em qualquer município porque elevam a qualidade de vida e garantem o respeito efetivo aos direitos humanos.

Esta publicação é dirigida aos municípios paulistas, mas pode ser utilizada em qualquer município brasileiro, independentemente da opção partidária ou ideológica. Todos os interessados têm autorização para reproduzir no todo ou em parte as déias e conteúdo sugeridos aqui.

Debater e elaborar um Plano Municipal de Direitos Humanos é tarefa para os candidatos municipais, prefeitos, vereadores, cidadãos, universidades, igrejas, escolas e entidades da sociedade civil organizada. Cada qual tem um papel importante nesse processo de construção da paz e de sociedades garantidoras dos direitos fundamentais da pessoa humana.


Dep. Orlando Fantazzini
PT/ São Paulo

 

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar