Alguns
textos fundamentais na área dos Direitos Humanos
Declaração
Universal dos Direitos do Homem (1948).
Convenção
para a Protecção dos Direitos do Homem e das
Liberdades Fundamentais (1950).
Pacto
Internacional sobre Direitos Civis e Políticos
(1966).
Pacto
Internacional sobre os Direitos Económicos, Sociais
e Culturais (1966).
Recomendação
sobre a Educação para a Compreensão, a Cooperação
e a Paz Internacionais, e a Educação relativa aos
Direitos do Homem e às Liberdades Fundamentais
(1974).
Recomendação
N.º R 18 sobre "A formação dos professores
para uma educação para a compreensão
intercultural, nomeadamente num contexto de migração"
(1984).
Recomendação
N.º R 7 sobre "Ensino e a aprendizagem dos
direitos do homem nas escolas" (1985).
Convenção
sobre os Direitos da Criança (1989). Declaração e
Programa de acção da Conferência Mundial sobre os
Direitos do Homem (1993).
Plano
de acção mundial para a Educação para os
Direitos do Homem e para a Democracia (1993).
Plano
internacional de acção para a Década das Nações
Unidas para a Educação no domínio dos Direitos do
Homem, 1995- 2004 (1994).
Quadro
de acção integrado relativo à Educação para a
Paz, aos Direitos do Homem e à Democracia (1995).
Declaração
por ocasião do 50.º aniversário da Declaração
Universal dos Direitos do Homem (1998).
Declaração
de Princípios sobre a Tolerância (1995). Declaração
sobre o direito e a responsabilidade dos indivíduos,
grupos e órgãos da sociedade de promover e
proteger os direitos do homem e as liberdades
fundamentais universalmente reconhecidas (1998).
Convenção
Europeia dos Direitos do Homem (1998). Declaração
e Programa sobre a Educação para a
Cidadania
fundada nos Direitos e Responsabilidades dos Cidadãos
(1999).
Lista
bibliográfica de algumas obras relevantes na área
dos Direitos Humanos
ACNUR
(1997). Les Réfugiés
dans le Monde. Les Personnes Déplacées: L'Urgence
Humanitaire. Paris: La Découverte.
Álvaro,
A. G. et. al. (1999). Ciganos
e degredos. Os casos de Espanha, Portugal e
Inglaterra, Séculos XVI- XIX. Lisboa: Centre de
Recherches Tsiganes/ Secretariado Coordenador dos
Programas de Educação Multicultural.
Amnesty
International (1978). Flaws
in the Pattern: Human Rights in Literature.
Ontario: Amnesty International Canadian Section.
Amnesty
International (1992). Human
Rights for Children: A Curriculum for Teaching Human
Rights to Children Ages 2- 12. EUA: Kiran S.
Rana.
Amnesty
International (1993). Ethical
Codes and Declarations Relevant to the Health
Professions. London: Amnesty International
United Kingdom.
Amnesty
International (1996). Human
Rights Education Biblliography. London: Amnesty
International United Kingdom.
Amnesty
International (S/ d). Teaching
and Learning about Human. London: Amnesty
International United Kingdom.
Amnistia
Internacional (2000). Primeiros
Passos: Um Manual de Iniciação à Educação para
os Direitos Humanos. Lisboa: Secção Portuguesa
da Amnistia Internacional / Comissão Nacional para
as Comemorações da Década das Nações Unidas
para a Educação dos Direitos Humanos.*
Andreopoulos,
G. et. al. (1996). Human
Rights Education for the 21st Century.
Philadelphia: University of Pennsylvania Press.
Barrs,
D. & Juffkins, M. (eds.). (1996). Material
Educativo sobre as Nações Unidas. Nível Primário.
Lisboa: Publicações das Nações Unidas.
Barrs,
D. & Juffkins, M. (eds.). (1996). Material
Educativo sobre as Nações Unidas. Nível Intermédio.
Lisboa: Publicações das Nações Unidas. 65
Barrs,
D. & Juffkins, M. (eds.) (1996). Material
Educativo sobre as Nações Unidas. Nível Secundário.
Lisboa: Publicações das Nações Unidas.
Benavente,
A. (1993). Estratégias
de Igualdade real. In Ministério da Educação/
Educação para Todos: ponte para um outro futuro.
Lisboa: Editorial Ministério da Educação.
Bernstein,
Tarrow et. al. (eds.) (1987). Human
Rights and Education. Oxford: Pergamon Press.
Best,
F. (1992). Pour
une éducation aux droits de l'homme. Strasbourg:
Conseil de L'Europe.
Best,
F. (1990). Education,
Culture, Human Rights, and International
Understanding: The promotion of Humanistic, Ethical,
and Cultural Values in Education. Paris: UNESCO.
Bobbino,
N. (1992). A
Era dos Direitos. Rio de Janeiro: Editora
Campos.
Bonal,
X. (1998). Sociologia
de la Educación. Una aproximación crítica a las
corrientes contemporáneas. Barcelona: Paidós.
Bonal,
X. & Rambla, X. (1999). "The
Recontextualisation Process of Educational Diversity:
New Legitimation Forms of Pedagogic Practice",
In: International
Studies in Sociology of Education, Volume 9 (3),
pp. 293- 313.
Bonal,
X. (2000). "La
coeducación como democratización de la ensenãnza",
In: Aula de innovación educativa, Volume. 88, pp. 28- 30.
Boucaud,
P. (1989). Le
Conseil de L'Europe et la protection de l'enfant, l'opportunité
d'une convention européenne des droits de L'énfant.
Dossiers sur les droits de L'homme N.º 10.
Strasbourg: Conseil de L'Europe.
Branson,
B. et. al. (1982). International
Human Rights, Society, and the school.
Washington: National Council for the Social Studies.
Brauman,
R. (1997). A
Acção Humanitária. Lisboa: Instituto Piaget.
Brown,
M. (1995). Our
World, Our Rights. Londres: Secção Britânica
da Amnistia Internacional.
Buhrer,
M. (1996). Rwanda, Mémoire
d'un Génocide. Paris: Le Cherche Midi Éditeur/
Unesco.
Burlet,
A. P. J. & Praia, M. (S/ d). A
Europa dos Direitos Humanos. Comunidade Europeia
de Educação. Edições RIF.
Canadian
Human Rights Foundation (S/ d) The
Media and Human Rights Challenge. Montréal:
Canadian Human Rights Foundation Publications.
Candau,
V. M. et. al. (1994). Direitos
Humanos e Educação na América Latina. Uma
Revisão Bibliográfica. Rio de Janeiro: Novamerica.
Cardoso,
C. (1994). Diferenciar
as Pedagogias para promover a Igualdade. Porquê? In
Pensar avaliação,
melhorar a aprendizagem. Lisboa: Instituto de
Inovação Educacional.
Cardoso,
C. (1994). Pedagogias
Diferenciadas para a Educação Multicultural. Como?.
In Pensar
avaliação, melhorar a aprendizagem. Lisboa:
Instituto de Inovação Educacional.
Cardoso,
C. (coord.) (1998). Gestão
Intercultural do Currículo - 1.º Ciclo.
Lisboa: Ministério da Educação / Secretariado
Coordenador dos Programas de Educação
Multicultural.
Claude,
R. P. (1991). Human
Rights Education in the Philippines. Manila:
Kalikasan Press.
Claude,
R. P. (1998). Human
Rights in the World. Community: Issues and Action.
Philadelphia: University of Philadelphia Press.
Claude,
R. P. (1998). Human
Rights Education: Its Day Has Come. American
Society of International Law, Volume 8, n.º 2.
Coelho,
F. A. (1995). Os
Ciganos de Portugal. Lisboa: D. Quixote.
Combesque,
M. A. (1998). Introdução
aos Direitos do Homem. Lisboa: Terramar
Conseil
de L'Europe (1987). Quelques
Lumiéres sur les droits de l' Homme. Strasbourg:
Conseil de L'Europe.
Conseil
de L'Europe (1991). The
Challenge of Human Rights Education. Strasbourg:
Cassell / Conseil de L'Europe Series.
Conseil
de L'Europe (1994) Human
Rights Education, Including Education for Democratic
Values at School Level and Teacher Training, in the
Countries of Central and Eastern Europe: summary of
existing programmes and needs. Strasbourg:
Conseil de L'Europe. 66
Conseil
de L' Europe. (1995). Education
and Tolerance in Multicultural Groups.
Strasbourg: Conseil de L' Europe.
Conseil
de L' Europe. (1996). All
Different, All Equal Education Pack. Strasbourg:
Conseil de L' Europe.
Conseil
de L' Europe (1996). Éducation
à la Citoyenneté Mondiale. Lisbonne: Centro
Norte Sul.
Conselho
da Europa (1995). Álbum
dos Direitos do Homem. Estrasburgo: Conselho da
Europa.
Conselho
da Europa (2000). Educação
Global nos Países Lusófonos. Algumas experiências
e contactos. Lisboa: Centro Norte Sul.
Costa,
A. B. (1998). Exclusões
Sociais. Lisboa: Fundação Mário Soares /
Gradiva.
Costa,
E. M. L. (1995). Os
Ciganos: Fontes Bibliográficas em Portugal.
Madrid: Editorial Presencia/ Gitana/ Colecção
Interface.
Costa-
Lascoux, J. & Weil, P. (1992). Logiques
D'etats et Immigrations. Paris: Editions Kime
Costa-
Lascoux, J. & Hily, M. A. (2000). Pluralité
des Cultures et Dynamiques Identitaires. Hommage à
Carmel Camilleri. Paris: Editions L'harmattan.
Cotrim,
A. M. et. al. (1995). Educação
Intercultural: Concepções e práticas em Escolas
Portuguesas. Lisboa: Secretariado Coordenador
dos Programas de Educação Multicultural / Colecção
Educação Intercultural n.º 4.
Despouy,
L. (1993). Human
Rights and Disabled Persons. Geneve: Centre for
Human Rights.
Diaz-
Aguado, M. J. et al. (1992). Educatión
y Desarrollo de la Tolerancia. Madrid: Ministério
de Education y Ciencia.
Ducamp,
J. L. (1997). Os
Direitos do Homem Contados às Crianças.
Lisboa: Terramar.
Ducamp,
J. L. (1998). A
Amizade Explicada às Crianças. Lisboa:
Terramar.
Figueiredo,
C. C. & Silva, A. S. (2000) "A
Educação para a Cidadania no Sistema Educativo
Português (1974- 1999)". Lisboa: Instituto
de Inovação Educacional/ Gabinete dos Assuntos
Europeus e Relações Internacionais.
Fleury,
A. (1996). Comment
le siége de la Société des nations est devenu
L'Office Européen des Nations Unies. In: The
League of Nations, 1920- 1946. New York; Geneva:
United Nations.
Fleury,
A. (2000). A
propos de l'engagement humanitaire de la Suisse: de
l'áction unilatérale à la politique multilatérale.
In Guerres et
paix: mélanges offerts à Jean- Claude Favez.
Genéve: George Edition
Fórum
Justiça e Liberdade. (1997). Guia
de Direitos do Cidadão. Lisboa. Contexto.
Foster,
P. (1990). Polity
and Practice in Multicultural and Anti- racist
Education. London: Routledge.
Fountain,
S. (1993). It's
Only Rights! A Practical Guide to Learning About the
Convention on the Rights of the Child. New York:
UNICEF.
Galtung,
J. (S/ d). Direitos
Humanos: uma Nova Perspectiva. Lisboa: Instituto
Piaget.
Graves,
N. et. al. (1984). Teaching
for International Understanding, Peace, and Human
Rights. Paris: UNICEF.
Haarscher,
G. (S/ d). A
Filosofia dos Direitos do Homem. Lisboa:
Instituto Piaget.
Heater,
D. (1984). L'enseignement
sur les droits de l'homme dans les écoles: concepts,
attitudes et compétences. Strasbourg: Conseil
de L'Europe.
Henriques,
F. (1994). Igualdade
e Diferença. Porto: Porto Editora.
Instituto
de Inovação Educacional (1996). Educação e
Diversidade. Inovação, vol. 9, n.º 1 e 2. Lisboa: Instituto de Inovação
Educacional.*
Instituto
de Inovação Educacional (1998). Revista
Noesis. N.º 47. Lisboa: Instituto de Inovação
Educacional.*
Instituto
de Inovação Educacional (1998). Revista
Noesis. N.º 48. Lisboa: Instituto de Inovação
Educacional.*
Instituto
de Inovação Educacional (1999). Revista
Noesis. N.º 49. Lisboa: Instituto de Inovação
Educacional.*
Instituto
de Inovação Educacional (1998). Os
Nossos Direitos Humanos. Lisboa: Nações Unidas
/ IIE.*
Instituto
de Inovação Educacional. (1999). Direitos Humanos,
Educação para a Cidadania. Inovação,
vol. 12, n.º 1.*
Jackbson,
M. (S/ d). United
Nations in the 1990s: A second chance?. USA:
Publicações das Nações Unidas.
Jacobsen,
A. F. (1999). Introduction
to Human Rights Education - A European Perspective.
Copenhagen: Danish Center for Human Rights.
Jean,
G. (1997). O
Racismo Contado às Crianças. Lisboa: Terramar.
Jelloun,
T. B.( S/ d). O
Racismo Explicado aos Jovens. Lisboa: Editorial
Presença.
Kenrick,
D. (1998). Ciganos:
da Índia ao Mediterrâneo. Lisboa: Secretariado
Coordenador dos Programas de Educação
Multicultural.
Kenrick,
D. & Puxon, G. (1998). Os
ciganos sob o domínio da suástica. Lisboa:
Secretariado Coordenador dos Programas de Educação
Multicultural.
Lahon,
Didier. (1999). O
Negro no Coração do Império. Uma memória a
resgatar, Séculos XV- XIX. Lisboa: Secretariado
Coordenador dos Programas de Educação
Multicultural.
Langlois,
D. (1998). A
Injustiça Contada às Crianças. Lisboa:
Terramar.
Langlois,
D. (1998). A
Política Explicada às Crianças... e aos Outros.
Lisboa: Terramar.
Letria,
J. J. (1999). O
25 de Abril Contado às Crianças... e aos Outros.
Lisboa: Terramar.
Letria,
J. J. (1999). Timor
Contado às Crianças... e aos Outros. Lisboa:
Terramar.
Letria,
J. J. (2000). A
Cidadania Explicada aos Jovens... e aos Outros.
Lisboa: Terramar.
Levin,
L. (1996). Human
Rights: Questions and Answers. Paris: UNESCO.
Lister,
I. (1884). L'enseignement
et L'apprentissage des Droits de l'Homme.
Strasbourg: Conseil de L'Europe.
Malta,
A. et. al. (coords.) (2000). Aristides
Sousa Mendes. Um herói português. Lisboa: Asa
Editores.
Marques,
V. S. (S/ d). Direitos
Humanos e Revolução. Edições Colibri.
Martins,
G. O. (1991). Escola
de Cidadãos. Lisboa: Editorial Fragmentos.
Martins,
P. C. & Pereira, S. (1999). Os
Direitos da Criança. Braga: Governo Civil de
Braga e Instituto de Estudos da Criança da
Universidade do Minho.
Mayor,
F. et. al. (1998). Taking
Action for Human Rights in the 21st Century.
Geneve: UNESCO.
Menezes,
I. (1993). Educação
para a Cidadania: Desafios e compromissos numa
sociedade democrática. Porto: Faculdade de
Psicologia e Ciências da Educação.
Mertus,
J. et. al. (1998). Our
Human Rights: A Manual for Women's Human Rights.
New York: UNIFEM.
Ministério
da Educação e Comissão Nacional da UNESCO.
(1998). Todos os seres humanos: Manual da Educação para os Direitos Humanos.
Lisboa: Gabinete de Assuntos Europeus e Relações
Internacionais / Instituto de Inovação
Educacional.*
Miranda,
J. (1977). A
Declaração Universal dos Direitos do Homem e a
Constituição, in AAVV,
Estudos sobre a Constituição, 1.º Vol.
Lisboa: Livraria Petrony.
Moreau,
J. L. (1998). A
Liberdade Explicada às Crianças. Lisboa:
Terramar.
Naquet,
P. V. (1987). Les
Assassins de la Mémoire. Paris: La Découverte.
ONU
(1989). O
Ensino dos Direitos do Homem: Actividades práticas
para os ensinos básico e secundário. Genebra:
Centro das Nações Unidas para os Direitos Humanos.*
Parker,
V. (2000). Os
direitos das Mulheres. Lisboa: Gradiva, Publicações,
Lda.
Partners
in Human Rights Education. (1997). Good
Things Happen When Students Take Action. Minneapolis:
University of Minnesota Human Rights Center.
Pereira,
A. M. (1979). Direitos
do Homem. Publicações Dom Quixote.
Praia,
M. (1993). A
História Colectiva Retomada no Quotidiano de Cada
Um. A Declaração Universal dos Direitos Humanos -
Uma Referência Paradigmática. Braga:
Universidade do Minho.
Prigogine,
I. & Morin, E. (1998). A
Sociedade em Busca de Valores. Lisboa: Instituto
Piaget.
Sá,
L. (1992). Eleições
e Igualdade de Oportunidades. Lisboa: Caminho.
Santos,
A. C. P. (2000). O
mundo que somos. Mem Martins: Nô Edições.
Savater,
F. (1993). Ética
para um Jovem. Lisboa: Editorial Presença.
Selby,
D. (1988). Human
Rights. Reino Unido: Cambridge.
Shiman,
D. (1993). Human
Rights. EUA: Center for Teaching International
Relations, University of Denver.
Smith,
D. (1997). Atlas
des Conflits Fin de Siécle: Années 90, Guerre de
Identité, Guerre de Pauvreté. Paris.
Sousa,
F. et. al. (1993). Os
Direitos Humanos e a Escola. Sintra: Sintra
Editora.
Starkey,
H. (1991). The
Challenge of Human Rights Education. Reino
Unido: Cassell Educational Limited.
UNESCO
(1996). Educação:
Um Tesouro a Descobrir. Relatório para a Unesco da
Comissão Internacional sobre Educação para o Sec.
XXI. Jacques Delors (Coord.). Relatório Delors,
1995. Porto: ASA.
UNESCO
(1997). Manual
on Human Rights for Primary and Secondary Education.
Paris: UNESCO.
UNICEF(
1996). Education
for Peace and InterCommunity Understanding: A
Selected Bibliography. Geneve: UNICEF.
United
Nations (1993). Teaching
About Human Rights. New York: United Nations.
United
Nations (1993). Teaching
About United Nations: Human Rights. New York:
United Nations.
Walker,
J. (1990). Violence
et résolution des conflits a l' école.
Strasbourg: Conseil de L' Europe.
Alto
Comissário para as Minorias Étnicas. http://www.acime.pt
Alto
Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.
http://www.cidadevirtual.pt/acnur/index.html
Aldeia
Global - Associação Juvenil de Cooperação e
Desenvolvimento. http://www.aldeiaglobal.org
Amnistia
Internacional - Secção Portuguesa. http://www.Amnistia.internacional.pt
Associação
Portuguesa de Apoio à Vítima. http://www.apav.pt
Associação
para Apoio à Integração Social e Comunitária.
http://www.espacot.pt
Centro
para a Igualdade de Oportunidades em Educação.
http://www.eseset.pt/cioe
Centro
de Investigação de Tecnologias de Informação
para uma Democracia Participativa.
http://www.citidep.pt
Comissão
para a Comemoração do 50.º Aniversário da
Declaração Universal dos Direitos Humanos e da década
das Nações Unidas para a Educação em matéria de
Direitos Humanos. http://www.Gdgddc.pt/pt/dh/dudh/index.htm
Conselho
Português para os Refugiados. http://www.telepac.pt/cpr
Conselho
Português para a Paz e a Cooperação.
http://www.netcolony.com
Cruz
Vermelha Portuguesa. http://www.cvsede.org
Entreculturas
- Secretariado Coordenador dos Programas de Educação
Multicultural.
http://www.min-edu.pt/entreculturas/indexold.html
Gabinete
de Documentação e Direito Comparado.
http://www.gddc.pt
Instituto
Camões.
http://www.instituto-camoes.pt
Instituto
de Inovação Educacional. http://www.iie.min-edu.pt
Instituto
Norte- Sul.
http://www.nscentre.org
Inde-
Intercooperação e Desenvolvimento. http://www.inde.pt
Movimento
de Solidariedade Lusófona.
http://www.terravista.pt/portosanto
OIKOS
- Cooperação e Desenvolvimento. http://www.oikos.pt
Action
Committee Service for Peace.
http://www.friedensdienst.de/agdf-engl.html
Allard
K. Lowenstein International Human Rights Law project,
U. S.
http://www.yale.edu/lowenstein
Amnesty
International.
http://www.amnesty.org
Australian
Human Rights Information Center (AHRIC).
http://www.austlii.edu.au/au/other/ahric
Austrian
Institute for Human Rights (OIM), Austria.
http://www.sbg.ac.at/oim
Buffalo
Human Rights Center, U. S.
http://www.buffalo.edu/soc-sci/pol-sci/hr
Center
for Human Rights and Humanitarian Law, The American
University, Washingtom. http://www.wcl.american.edu/pub/humright/info/info.html
Centre
for Europe's Children, U. K.
http://eurochild.gla.ac.uk/
Center
for Human Rights Legal Aid (CHRLA), Egypt.
http://www.chrla.org/center.htm
Center
for the Study of Democracy (CSD), Bulgaria.
http://www.csd.bg
Center
for the Study of Human Rights (CSHR), U. S.
http://www.columbia.edu/cu/humanrights
Center
for Education for Racial Equality in Scotland
(CERES).
http://dns1.mhie.ac.uk/~ceres
Center
for Equal Opportunities and Opposition to Racism,
Belgium.
http://www.antiracisme.be
Center
for Multiethnic Research, Sweden.
http://www.multietn.uu.se/eindex.html
Center
for New Ethnicities Research, U. K.
http://www.uel.ac.uk/cner/index.htm
Center
for Peace and Development Studies, Ireland.
http://www.ul.ie/~ipirc
Centro
Espanol de Relaciones Internacionales (CERI).
http://www.ortegaygasset.edu
Centro
Studi Emigrazione (CSER), Italy.
http://www.scalabrini.org/~cser
Child
Rights Information Network (CRIN).
http://www.crin.org
Copenhagen
Peace Research Institute (COPRI), Denmark.
http://www.copri.dk
Commission
for Racial Equality, U. K.
http://www.cre.gov.uk/about/aboutcre.html
Council
of Europe.
http://www.coe.int
Crimes
of War Project.
http://www.crimesofwar.org
Department
of Peace Studies - University of Bradford, U. K.
http://www.brad.ac.uk/acad/peace
Directory
of German NGOs in Human Rights & Humanitarian
Assistance.
http://www.b.shuttle.de/berghof/deu/v3.htm
Education
in Human Rights Network, U. K.
http://www.human-rights.net/ehrn/summerschool.html
Equal
Treatment Commission, The Netherlands.
http://www.cgb.nl
European
Research Center on Migration and Ethnic Relations
(ERCOMER).
http://www.ercomer.org
European
Roma Rights Center (ECCR), Hungary.
http://www.errc.org
European
Centre for Higher Education (CEPES), Romania.
http://www.cepes.ro
European
Foundation for Management Development (EFMD),
Belgium.
http://www.efmd.be
European
Commission of Human Rights.
http://www.dhcommhr.coe.fr
European
Committee for the Prevention of Torture.
http://www.dhcommhr.coe.fr
European
Court of Human Rights.
http://www.echr.coe.int
Foundation
for Education and Democracy, Poland.
http://www.human-rights.net/fed
Geneva
International Peace Research Institute (GIPRI).
http://www.spn.ethz.ch/gipri/index.htm
Greenpeace
International.
http://www.greenpeace.org
Groupe
de Recherche et d'Information sur la Paix et la
Securite (GRIP), Belgium.
http://www.ib.be/grip
Harvard
University Human Rights Program, U. S.
http://www.law.harvard.edu/programs/hrp
Hawai
Institute for Human Rights.
http://www.geocities.com/hihrmaui
Human
Rights Centre of the University of California,
Berkeley.
http://ias.berkeley.edu/iasunits/missions/hrc.htm
Human
Rights in Latvia.
http://www.humanrights.lv
Human
Rights Institute of South Africa (HURISA).
http://www.sn.apc.org/sangonet/hr/hurisa
Human
Rights Law Centre, U. K..
http://nottingham.ac.uk/law/hrlc.htm
Human
Rights Education Associates, U. S.
http://www.hrea.org
Icelandic
Human Rights Institute.
http://www.humanrights.is
Inter-
American Court of Human Rights.
http://www1.umn.edu/humanrts/iachr/iachr.html
International
Criminal Tribunal for Rwanda (ICTR).
http://www.ictr.org
International
Criminal Tribunal for the former Yugoslavia (ICTY).
http://www.un.org/icty/index.html
International
Helsinki Federation for Human Rights, Austria.
http://www.ihf-hr.org
International
Society for Human Rights (ISHR), Germany.
http://www.ishr.org
Institute
for Migration Research and Intercultural Studies
(IMIS), Germany.
http://www.imis.uni-osnabrueck.de/english/start.htm
Institute
for Peace Research and Security Policy at the
University of Hamburg, Germany.
http://www.rrz.uni-hamburg.de/ifsh/index.htm
Institute
for Security and International Studies (ISIS),
Bulgaria.
http://www.isn.ethz.ch/isis/index.htm
Institute
for Security Studies (ISS), France.
http://www.weu.int/institute/index.htm
Instituto
de la Paz y los Conflictos, Spain.
http://www.ugr.es
Interdisciplinary
Institute for Conflict and Violence Research (IKG),
Germany.
http://www.uni-bielefeld.de/ikg/eng/index.html
Interdisciplinary
Research on Root Causes of Human Rights Violations
(PIOOM).
http://www.oneworld.org/euconflict/guides/orgs/eu_h-s/371.htm
International
Institute for Human Rights Studies, Italy.
http://www.spin.it/iihrs/ind-eng.html
Irish
Centre for Human Rights, Ireland.
http://www.athenry.net/humanrightscentre/index.html
Life
& Peace Institute, Sweden.
http://www.life-peace.org
Makerere
University Human Rights and Peace Centre (HURIPEC),
Uganda.
http://heiwww.unige.ch/humanrts/africa/huripec.htm
Marmara
University Human Rights Center, Turkey.
http://www.ihm.8m.com
Minerva
Center for Human Rights, Israel.
http://ard.huji.ac.il/publications/25years/chap20.htm
Multinational
Corporations & Human Rights, The Netherlands.
http://www.multinationals.law.eur.nl/index.html
National
Commission for Equality and Equal Opportunities for
Men and Women, Italy.
http://www.palazzochigi.it/cmparita
National
Bureau Against Racial Discrimination (LBR), The
Netherlands.
http://www.aric.nl
Netherlands
Institute of Human Rights (SIM).
http://www.rgl.ruu.nl/english/sim
Norwegian
Institute of Human Rights.
http://www.humanrights.uio.no
Organization
for Economic Co- operation and Development (OECD).
http://www.oecd.org
OSCE
High Commissioner for National Minorities (HCNM),
The Netherlands.
http://www.osce.org/hcnm/index.htm
Pakistan
Institute of Human Rights (PIHR).
http://www.pihr.org
Peace
Research and European Security Studies (AFES),
Germany.
http://www.afes-press.de/body_index.html
Refugee
Studies Centre, U. K.
http://www.qeh.ox.ac.uk/rsp
Research
Centre for Gender Equality, Greece.
http://143.233.127.5/new/default.htm
Research
Centre for Turkestan and Azerbaijan (SOTA).
http://www.turkiye.net/sota/sotainfo.html
Rights
International.
http://www.rightsinternational.org
Swiss
Peace Foundation (SPF).
http://www.swisspeace.ch
Swiss
Society for the European Convention on Human Rights
(SGEMKO).
http://ourworld.compuserve.com/homepages/ludwig_a_minelli
The
Atlantic Human Rights Center, Canada.
http://www.stthomasu.ca/research/ahrc/ahrc.htm
The
Centre for Security Studies and Conflict Research,
Switzerland.
http://www.fsk.ethz.ch/index1.htm
The
Equality Authority, Ireland.
http://www.equality.ie
The
Institute for Democracy in Eastern Europe, Poland.
http://www.idee.ngo.pl
The
Pat Finucane Centre for Human Rights and Social
Change, U. K.
http://www.serve.com/pfc
The
United States Institute of Peace.
http://www.usip.org
Turkish
Human Rights Center.
http://www.ankara.edu.tr/political/auhrc/contact.html
UNESCO
Chairs on Culture of Peace, Democracy and Human
Rights.
http://pluto.unesco.org/education/educprog/ecp/chairs.htm
University
of Minnesota Human Rights Center.
http://www1.umn.edu/humanrts/hrcenter.htm