As
questões seguintes ajudam a analisar diferentes tipos
de materiais do ponto de vista dos direitos humanos.
Aqui incluem-se: os textos literários (e. g. poesia,
ficção, não-ficção); os textos educacionais (e.
g. livros de textos, manuais escolares); a comunicação
social (e. g. imprensa, imagens electrónicas,
revistas, filmes, televisão); a publicidade (e. g.
frases rimadas, frases publicitárias) e as publicações
comerciais (e. g. literatura promocional, panfletos,
logotipos, anúncios).
Procedimentos
Parte
A: Questões
1.
Que temas relacionados com os direitos humanos são
abordados nesta obra?
-
Quais são os direitos humanos em destaque?
-
Existe alguma oposição relativamente aos direitos
humanos?
-
Os direitos humanos são negados? Quem é o responsável
por este abuso?
-
Quem actua em defesa dos direitos humanos? Como? Porquê?
-
Quem não age em defesa dos direitos humanos? Porque não?
-
Quais os artigos específicos da DUDH que estão em
questão?
2.
A defesa dos direitos humanos é feita, nesta obra,
através de que acção?
-
O acto de defesa dos direitos humanos de alguém
constitui, por si, uma violação dos direitos de
outrem?
-
A acção é eficaz?
-
A acção é violenta? Teria sido possível uma
resposta não-violenta?
-
De que forma é que uma acção diferente teria
contribuído para alterar o resultado?
-
A acção determinará, a longo prazo, uma mudança
nas vidas das pessoas? E da sociedade?
3.
O que nos diz esta obra a respeito da dignidade
humana?
-
De que forma é que a dignidade humana é afirmada? E
diminuída?
-
Há alguma figura em especial que personifique a
dignidade humana?
4.
O que nos diz esta obra sobre a responsabilidade
individual para com a defesa dos direitos humanos? E
acerca da relação entre direitos e responsabilidade?
5
. Do ponto de vista do papel transformador que
desempenham, qual a importância, na obra, dos
seguintes factores:
-
compaixão;
-
consenso;
-
capacidade de auto-expressão;
-
silêncio; - colaboração com o( s) perpetrador( es)
ou agressor( es);
-
colaboração com o( s) defensor( es) dos direitos;
-
ter acesso à informação e/ ou educação;
-
compreensão e/ ou empatia para com pessoas com
valores e maneiras de viver diferentes.
6
. A obra põe em contraste as necessidades individuais
relativamente às necessidades da maioria e/ ou da
sociedade?
-
O que nos diz a obra acerca da relação entre o indivíduo
e a sociedade? E acerca da relação entre o indivíduo
e o Estado?
7.
Existem problemas semelhantes relacionados com os
direitos humanos no seu país? E na comunidade,
vizinhança, escola ou sala de aula?
-
Quais os direitos humanos exercidos?
-
Existe alguma oposição relativamente a certos
direitos humanos?
-
Que direitos acha que devem ser protegidos?
-
Quais os artigos específicos da DUDH que estão em
questão?
8.
Como poderá actuar em defesa dos direitos humanos na
sua comunidade?
-
Com quem iria falar? O que diria?
-
Que tipos de acções seriam eficazes e adequadas?
Quais não seriam?
-
Já foi tomada alguma iniciativa?
-
É possível estabelecer ligação com outras pessoas
para chamar a atenção sobre estes problemas?
Nomeadamente, com quem?
Parte
B: Sugestões para Actividades
1.
Realize uma pesquisa sobre um autor. Há alguns
acontecimentos, pessoas ou lugares que tenham contribuído
especialmente para formar a sua opinião sobre os
direitos humanos?
2.
Participe numa discussão em grupo sobre um filme.
Fonte: Nancy Flowers, Human Rights Educators' Network,
Amnesty International USA.
Lista
de obras literárias no âmbito dos Direitos Humanos
Poesia
Anna
Akmatova, "Requiem"
W.
H. Auden, "The Unknown Citizen"
Dennis
Brutus, "Cold"; "Letter to Martha"
Nina
Cassian, "They Cut Me in Two"
Ariel
Dorfman, "Hope"
Nazim
Hikmet, "From a Man in Solitary"
Philip
Lopate, "Solidarity With Mozambique"
James
Sheville, "Confidential Data on the Loyalty
Investigation of Herbert Ashenfoot"
Romances
Isabel
Allende, "The House of the Spirits"
Mulk
Raj Anan, "Untouchable"
Manlio
Argueta, "One Day of Life"
Margaret
Atwood, "The Handmaid's Tale"
Ray
Bradbury, "Fahrenheit 451"
Anthony
Burgess, "A Clockwork Orange"
J.
M. Coetzee, "Waiting for the Barbarians"”
Joseph
Conrad, "Nostromo"
Ariel
Dorfman "My House is on Fire"
Ralph
Ellison "Invisible Man"
Nawai
El Saadawi "God Dies by the Nile"
Louise
Erdrich "Tracks"
Eduardo
Galeano "Memory Of Fire Trilogy"
Gandopadhyay
"Arjun"
Nadine
Gordimer "July's People"
Jessica
Hagedorn "Dogeaters"
Bessie
Head "When Rain Clouds Gather"
Aldous
Huxley "Brave New World"
Franz
Kafka "The Trial"
Joy
Kogawa "Obasan"
Arthur
Koestler "Darkness at Noon"
Bernard
Malamud "The Fixer"
Toni
Morrison "Beloved"
Bharati
Mukerjee "Jasmine"
George
Orwell "Animal Farm", "1984"
Alexander
Solzhenitsyn "One Day in The Life of Ivan
Denisovitch"
John
Steinbeck "The Grapes of Wrath" Mildred
Taylor "Roll of Thunder, Hear My Cry"
Lawrence
Thornton "Imagining Argentina"
Vasilis
Vassilikos "Z"
Richard
Wright "Native Son"
Emile
Zola "Germinal"
Peças
de Teatro
Jean
Annouilh "Antigone"
Bertholt
Brecht "Galileo"
Andre
Brink "A Dry White Season"
Arthur
Miller "The Crucible"
Sophocles
"Antigone"
Biografia
e não- Ficção
Maya
Angelou "I Know Why the Caged Bird Sing"
Nien
Ching "Life and Death in Shanghai"
J.
D. Criddle "To Destroy You Is No Loss: The
Odyssey of Cambodian Family"
Carolina
Maria Jesus "Child of the Dark"
Vaclav
Havel "Letters to Olga"
Arthur
Koestler "Spanish Testament"
Nelson
Mandela "Long Walk to Freedom"
Rigoberta
Menchú "I, Rigoberta Menchú"
Pablo
Neruda "Nobel Prize Acceptance Speech: Toward the
Splendid City"
George
Orwell "Selected Essays"
Alicia
Partnoy "The Little School"
Irina
Ratushinskaya "Grey is the Color of Hope"
Moylda
Szymuciak "The Stones Cry Out, A Cambodian
Childhood, 1975- 1980"
Jacob
Timerman "Prisoner without a Name, Cell without a
Number"
Elise
Wiesel "Night"
Harry
Wu "Bitter Wind"
Malcolm
X "The Autobiography of Malcolm X"
Fonte:
Consultar
lista anotada de obras para a Educação em matéria
de Direitos Humanos em "Teaching Human Rights
through Literature", Amnesty International, USA's
Human Rights Education Resource Notebook Series.
Esta
actividade foi traduzida e adaptada do site http://www.hrusa.org/hrh-and-n/Part-3/Activity-13.htm
e corresponde à actividade 13- Literature
and Human Rights: Questions to Apply to Literature,
other Texts and Media.