Janelas
e Espelhos [1]
- Observação de fotografias na perspectiva dos
Direitos Humanos
Nesta
actividade colocam-se algumas questões relativas à
universalidade, diversidade e dignidade humanas a
partir de fotografias de pessoas pertencentes a
diferentes culturas.
Duração:
30 m - 1 h
Materiais:
Cópias da Declaração Universal dos Direitos do
Homem (versão integral ou adaptada). Um conjunto de
fotografias de pessoas com diferentes culturas, com
idades e antecedentes sociais diferenciados.
Recomendam-se, em especial, a utilização dos calendários
da Amnistia Internacional e dos cartazes alusivos ao
50.º Aniversário da Declaração Universal dos
Direitos Humanos (DUDH).
Grupo-alvo:
Todas as idades.
Procedimentos
Parte
A: Observação de uma Fotografia
1.
Individualmente, em pares ou pequenos grupos, escolha
uma fotografia do conjunto seleccionado. Observe
a fotografia com atenção e ponha algumas das
seguintes questões.
-
Porque escolheu esta fotografia? Porque acha que o fotógrafo
escolheu este tema?
-
O que é que nesta fotografia é um espelho da sua própria
vida, reflectindo algo familiar e que facilmente possa
reconhecer?
-
O que é que nesta fotografia é uma janela para outra
cultura ou forma de viver, algo estranho ou pouco
familiar para si?
-
O que é que se está a passar aqui (e. g. é um local
de trabalho? Um ambiente religioso?)
-
Como é que a( s) pessoa( s) se sente( m)?
-
De que forma acha que a( s) pessoa( s) da fotografia
leva( m) uma vida diferente da sua? Os valores são
diferentes? E as necessidades, as esperanças, as
expectativas?
-
De que forma acha que a( s) pessoa( s) da fotografia
é( são) parecida( s) consigo?
-
Partilham os mesmos valores, esperanças, necessidades
e expectativas?
-
A fotografia dá uma ideia completa da maneira como a
pessoa vive? O que poderá faltar?
-
Existem alguns sinais de violação dos direitos
humanos na fotografia? E de privilégio? E de
discriminação ou privilégio baseados na classe
social, género ou etnia?
-
Quais os direitos humanos que considera mais
importantes para a( s) pessoa( s) da fotografia? Os
direitos que considera serem mais importantes para si,
são diferentes?
-
Os direitos humanos são realmente universais? Acha
que a( s) pessoa( s) da fotografia querem os mesmos
direitos humanos que você? Acha que as pessoas gozam
dos mesmos direitos que você? Porquê?
2.
Questões sobre a Declaração Universal dos Direitos
Humanos:
-
Elabore uma lista de todos os direitos humanos que
acha que estão associados com a( s) fotografia( s).
Inclua tanto os direitos humanos reconhecidos, como os
direitos negados ou violados.
-
Associe os direitos humanos constantes da sua lista
aos artigos específicos da DUDH. Escreva o número
desses artigos na lista. Em alternativa, escreva os
artigos ilustrados na fotografia e desenvolva a partir
das imagens.
-
A maior parte dos direitos identificados são civis e
políticos ou são direitos sociais, económicos e
culturais? Assinale os direitos como: «Civis/ Políticos»
ou «C/ P» e de «Sociais/ Económicos/ Culturais»
ou «S/ E/ C».
-
Mostre a( s) fotografia( s) ao grupo e explique os
direitos que identificou. Peça aos outros elementos
do grupo sugestões sobre outros direitos que tenham
identificado na( s) sua( s) fotografia( s).
-
Depois de todos terem mostrado as fotografias procure
na DUDH os artigos que não tenham sido identificados
em nenhuma das fotografias. Há alguns artigos mais
difíceis de «ver» nas fotografias? E na vida real?
3.
Questões sobre a Dignidade Humana:
-
Esta fotografia expressa a dignidade humana? Como? Há
alguma coisa que dê a impressão de diminuir a
dignidade das pessoas na fotografia? De que forma?
-
Se a fotografia tivesse sido tirada no século
anterior, de que forma seria diferente? Acha que as
nossas ideias sobre a dignidade humana estão a mudar?
Se sim, o que acha que provocou essa mudança? É
capaz de relacionar essa mudança com o presente
entendimento dos direitos humanos?
-
A fotografia promove o apreço pela dignidade humana?
O que é que a dignidade humana tem a ver com os
direitos humanos?
-
Porque acha que o fotógrafo escolheu este tema?
Porque é que os artistas escolhem com tanta frequência
a condição humana para assunto das suas obras?
Parte
B: Conjuntos de Fotografias
1.
Coloque as fotografias juntas, no chão ou numa
parede, e considere-as na sua globalidade.
-
Quais são as características comuns a todas as
fotografias?
-
O que é que estas fotografias dizem acerca do que é
ser-se humano?
-
Se todas estas fotografias tivessem sido tiradas à
mesma comunidade, que conclusões tiraria sobre ela?
Diria que era uma sociedade na qual os direitos
humanos eram respeitados?
-
De que forma seriam diferentes as fotografias se as
condições mudassem (e. g. guerra civil, descoberta
de petróleo na região, condições de igualdade de
oportunidades para as mulheres, imposição de leis
rigorosas contra o trabalho infantil, ensino básico
obrigatório, salário mínimo condigno, epidemia
viral para a qual não houvesse vacina)?
-
A partir do conjunto de fotografias, que afirmações
poderia fazer relativamente à dignidade humana? E a
respeito dos direitos humanos?
2.
Tente juntar algumas das fotografias por grupos de
categorias. As categorias poderiam basear-se no tema
abordado, nas tonalidades das fotografias ou nos
direitos humanos a elas associados.
Sugestões
de Actividades
-
Diálogo - Escreva um diálogo entre as pessoas da
fotografia ou entre si e uma pessoa da fotografia.
-
Banda desenhada - Represente, em banda desenhada, uma
história acerca das pessoas da fotografia.
-
Pesquisa - Se possível, descubra onde é que a
fotografia foi tirada. Procure informação a respeito
do país ou da cultura e da situação em termos dos
direitos humanos.
-
Expressão artística - Escreva um poema, uma história
ou através de outra criação artística, transmita
uma ideia ou um sentimento evocado pela fotografia.
Sugestão
de Questões para um público mais jovem
-
Porque escolheste esta fotografia?
-
Vês alguma coisa que seja parecida com a tua própria
vida, alguma coisa familiar e que saibas reconhecer
facilmente?
-
Vês alguma coisa a que não estejas habituado( a) ou
que seja diferente da tua vida? Há alguma coisa na
fotografia que não reconheças ou não percebas?
-
Em que parte do mundo achas que a fotografia foi
tirada?
-
Em que achas que esta pessoa se parece contigo? Em que
achas que a pessoa não é como tu? - O que é que
achas que a( s) pessoa( s) está( ão) a fazer?
-
Inventa uma história acerca da( s) pessoa( s) da
fotografia.
-
Como achas que a( s) pessoa( s) da fotografia se está(
ão) a sentir?
-
O que é que a pessoa vai fazer hoje à noite? E amanhã
de manhã? O que é que ele( a) irá fazer que tu também
fazes? O que achas que ele( a) irá fazer de diferente
de ti ou não irá fazer de todo?
-
O que é que achas que esta pessoa gosta de fazer?
-
Como é que esta pessoa será daqui a uns anos?
-
O que é que achas que esta pessoa gostaria de te
contar? E perguntar-te? O que gostarias de contar ou
perguntar a esta pessoa?
-
Faz um desenho que ilustre uma das questões acima
colocadas.
-
Tenta copiar a fotografia. Combina as cores e as
formas para ficar o mais parecida possível.
Fonte:
Human
Rights Educators'Network, Amnesty International USA;
adaptação feita por Emily Style, National Seed
Project.
Esta
actividade foi traduzida e adaptada do site http://www.hrusa.org/hrh-and-n/Part3/Activity_10.htm
e corresponde à Actividade 10 - Windows
and Mirrors... Examining pictures through a Human
Rights Lens.