Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique

Livros Direitos Humanos
Direitos Humanos

 

Direitos Humanos em Moçambique
Josué Bila

 

AGRADECIMENTOS

A convite da Liga Moçambicana dos Direitos Humanos, aceitei o desafio de ser redactor-principal da revista Democracia e Direitos Humanos, no ano de 2003, onde permaneci até 2005. Indubitavelmente, foi uma experiência inesquecível para o desenvolvimento pessoal e colectivo em perspectivas jornalísticas de direitos humanos. Foi, obviamente, na Democracia e Direitos Humanos que comecei a cogitar a idéia de me especializar em jornalismo defensor de direitos humanos e mentoriar a fundação da Associação de Jornalistas Pró-direitos Humanos. Um dos resultados deste engajamento cívico e jornalístico é o livro em suas mãos.

Este livro é, em essência, uma contribuição de muitas pessoas e várias instituições, às quais tenho dividas que jamais pagarei. Começo, agora, com agradecimentos concretos. À revista Democracia e Direitos Humanos e a Liga Moçambicana dos Direitos Humanos pelo espaço de trabalho que me concederam, cujo debate de idéias sobre jornalismo e direitos humanos fervilhavam as nossas mentes e (des)animavam os nossos corações. Tudo isso muito contribuiu para este resultado. Obrigado!

Inesquecíveis são designadamente o Conselho Cristão de Moçambique, a Open Society Initiative for Southern Africa, o Centro de Direitos Humanos e Memória Popular, a Conectas Direitos Humanos, a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e a revista Caros Amigos (Brasil), os quais, no âmbito de meus estudos e estágios em jornalismo e direitos humanos, quando do Intercâmbio Internacional de Direitos Humanos (2006-2007), me apoiaram moral e financeiramente.

Ao Leopoldo Amaral, Director de Programas e Iniciativas Lusófonas da Open Society Initiative for Southern Africa (OSISA), pelo apoio moral - e financeiro de sua instituição para os meus estudos na PUC-SP e meus estágios no Brasil e em Moçambique.

A professora Flávia Piovesan, minha mestra, contribuiu muito para a minha compreensão racional e cosmopolita de direitos humanos na PUC-SP. Agradeço, pelas suas reflexões sobre a dignidade humana.

Os professores e defensores de direitos humanos Daniela Ikawa, Óscar Vilhena, Malak Poppovic, Júlia Mello, Lúcia Nader, Juana Kweitel, Camila Asano, exerce(ra)m um papel incentivador para a defesa de direitos humanos dentro de Moçambique; é justo lembrar o estágio que, durante o ano de 2006, realizei na Conectas Direitos Humanos, onde os vossos debates e críticas construtivas permeavam as ciências jurídicas, filosóficas e sociais.

Tenho dívidas sem igual ao Roberto Monte, Antonino Condorelli e Aluízio Matias, pela simpatia e pelo tempo de debate sobre direitos humanos, em Natal, Rio Grande do Norte, no Centro de Direitos Humanos e Memória Popular. Foram dois meses de estágio e de provocações éticas e críticas instigantes em direitos humanos.

Seria extremamente injusto e ingrato se não agradecesse aos estimados jornalistas-editores moçambicanos Fernando Veloso, João Chamusse, Ângelo Munguambe e Luís Nhachote, que permitiram a publicação, nos jornais ZAMBEZE e Canal de Moçambique, de alguns dos textos que hoje fazem parte deste livro. Estendo a gratidão ao jornalista Ericino de Salema que me convidou à já citada revista Democracia e Direitos Humanos e, tempo depois, ao jornal Embondeiro, onde também desenvolvi o jornalismo em direitos humanos.

António Lúcio, jornalista-editor do Polcomuna e do portal Africas, obrigado, pela amizade e prontidão em me ajudar, sempre que pode, no Brasil! Timothy Bancroft –Hinchey, director do jornal russo Pravda.Ru (secção portuguesa) pela concessão de espaço internacional de debate de idéias de direitos humanos.

Ao Reverendo Dinis Matsolo, Tito Macie, Clotilde Malate, Jaime Chivite e Alcino Moiane, pelo apoio moral e administrativo que me prestaram no Conselho Cristão de Moçambique, para os meus estudos e estágios em direitos humanos no Brasil. Querido Pr. Luís Manuel Jerônimo e a Igreja Assembléia de Deus, Maputo (Pandora), muitíssimo obrigado, pela socialização cristã.Vocês todos são responsáveis pelos meus “exílios” no Brasil (2006-).

Mércia Xai-Xai, Celso Ricardo, Manuel Matola, Raul Senda, Arão Valoi, Arão Dava, Agostinho de Morais, Celso Manguana, Amarildo Ajasse, Juliana Oliveira, Narciso Cumbe, Joana Macie, Dércia Cossa, Herinque Machava, José Machicana, Lázaro dos Santos Filho, Julião Machaieie, Xavier Tsenane (falecido), Fátima Mimbire, Gerson Nhancale, Juliana de Sousa, Ernesto Nhancale, Manuel de Araújo, Tiago Bernardo Joaquim, Milton Machel e Orlando Chemane pelo carinho, amizade, apoio moral e pelos debates e críticas no meu aprendizado e experiências sobre direitos humanos.

Amigos da infância e juventude Inocêncio Bahule, Eugénio Guiamba, Zacarias Chemane, Betinho e Bernardinho Cuco, não tenho palavras.

Aos meus virtuosos pais, Julião e Francisca Bila, pela coragem e dedicação na criação dos seus filhos; e aos meus queridos irmãos nomeadamente Elina, David, Timóteo, Lucília, Samuel e Gabriel. Obrigado pela vossa hombridade incessante. Sinceramente, se não vos agradecesse resvalaria na ingratidão que bradasse aos céus, o que constituiria um gravíssimo erro existencial. Sou grato a todos. Estendo aos meus sobrinhos, a saber: Gerson, Francisca, Claida e Chica (filha de Samuel), que nos trouxeram posteridade e prosperidade.

A todos e a quem não o nomeei, muito obrigado!

Atibaia, 6 de novembro de 2010

^ Subir

< Voltar

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar