Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique

Por que Direitos Humanos
Nilmário Miranda

Prefácio
Luiz Inácio Lula da Silva

Quando o companheiro Nilmário, ainda ministro, falou-me, pela primeira vez, sobre o livro que pretendia escrever acerca dos Direitos Humanos, relacionando sua profunda experiência com o tema, as ações do nosso governo e as verdadeiras armadilhas contra a dignidade humana, que, ao longo da história, foram sendo construídas no nosso País, eu disse a ele o que repito aqui:

- Nilmário, você é um dos brasileiros mais capacitados a contribuir para ampliar a consciência do nosso povo sobre o que realmente significam os Direitos Humanos, não só em termos de princípios, mas também da realidade concreta do nosso dia-a-dia. Faça isso, com sua experiência e talento, do modo mais direto e simples possível.

Agora, o livro está pronto, e nós vamos usufruir dos resultados.

Desde o início, quando planejávamos as mudanças relativas aos Direitos Humanos que gostaríamos de ver efetivadas no nosso País, fazíamo-nos perguntas assim: como uma pessoa pode ter uma vida digna sem poder se alimentar suficientemente todos os dias? Como pode ter uma vida digna sem oportunidade de emprego, condições de trabalho e remuneração decentes? Como pode ter uma vida digna sem moradia adequada? Como pode usufruir plenamente da liberdade e da cidadania sem ter acesso à educação de qualidade, à saúde, à segurança pública, à justiça?

Sabíamos que a questão dos Direitos Humanos, no Brasil, era muito abrangente. Sabíamos ainda que o leque de problemas envolvidos era de tamanha magnitude, que o ministério responsável pela política de Direitos Humanos, por vezes, assume também o cargo de ministro do desenvolvimento Social e Combate à Fome, ministro do Trabalho, ministro da Saúde, ministro da Justiça, ou seja, ele passa a ser um “multi-ministro”.

Felizmente, em todas essas áreas, acumulamos, nesses 40 meses, um conjunto de realizações e resultados, que está fazendo diferença na vida da maioria da população brasileira.

Posso citar alguns deles: combate sem tréguas ao trabalho escrevo, levando o Brasil a ser reconhecido internacionalmente como país-modelo nessa iniciativa; redução significativa do trabalho infantil; forte enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes, que é hoje uma bandeira de luta em todo o território nacional. Sem falar da diminuição da miséria e da desigualdade social em nosso país, como atestam pesquisas feitas por institutos nacionais e do exterior.

E Nilmário, como o ministro que assumiu no início do nosso governo a Secretaria Especial de Direitos Humanos, contribuiu de modo decisivo para que atingíssemos esses objetivos, definindo prioridades e articulando as ações de forma integrada com o conjunto de Ministérios. Mário Mamede, que o substituiu, e agora, Paulo Vannuchi, deram e estão dando continuidade a essa missão do nosso governo, enfrentando novos desafios e realizando novas conquistas.

Temos consciência de que há muito mais por fazer, e vamos persistir, casa vez com mais empenho, nessa empreitada.

Eu não tenho duvida nenhuma que uma das fontes do nosso governo, que ficará para o futuro, é a política de efetivação dos Direitos Humanos, que vem sendo aplicada em beneficio do nosso povo, em especial dos seus segmentos mais pobres.

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar