Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique

 

 

MISSAK MANOUCHIAN

Nascido em 1906 na Turquia, em território arménio. Carpinteiro. Emigrado em Paris, em 1926, onde retoma estudos literários. Poeta. Quadro muito activo do Comité de Socorros para a Arménia (HOC). Membro do PCF e da MOI (Mão-de-Obra Imigrada). Faz parte do Comité de ajuda aos republicanos espanhóis criado por André Malraux em 1936.

Preso em 1939 e em 1941, mais tarde libertado, entra nos FTPF. Preso a 16 de Novembro de 1943; encarcerado na prisão de Fresnes com vinte e três dos seus camaradas da MOI. Fuzilado a 21 de Fevereiro de 1944.

 

Fresnes, 21 de Fevereiro de 1944

 

Minha querida Mélinée, minha orfãzinha muito amada

 

Dentro de algumas horas já não serei deste mundo. Vamos ser fuzilados esta tarde às quinze horas. Para mim isto acontece como um acidente em minha vida, não quero acreditar, sei que nunca mais te verei.

Que posso dizer-te? Tudo é confuso em mim e ao mesmo tempo muito claro.

Tinha-me alistado no Exército de Libertação como soldado voluntário e morro a dois passos da vitória e da meta a atingir. Felizes aqueles que vão sobreviver e apreciar a doçura da Liberdade e da Paz do futuro. Estou certo de que o povo Francês e todos os combatentes da Liberdade saberão honrar dignamente a nossa memória. Na hora de morrer, afirmo que não sinto nenhum ódio pelo povo alemão nem por quem quer que seja, cada um terá o que merece como castigo e como recompensa. O povo alemão e todos os outros povos viverão em paz e fraternidade depois Da guerra que já não durará muito. Felicidade para todos... 

 

Tenho um profundo desgosto por não te ter feito feliz, bem gostaria de ter tido um filho teu, como sempre desejavas. Portanto, peço-te que te cases depois da guerra, sem falta, e que tenhas um filho para felicidade minha e para realizar a minha última vontade: casa-te com alguém que possa tornar-te feliz. Todos os meus bens e tudo o que me pertence deixo-o a ti, à tua irmã e aos meus sobrinhos. Depois da guerra poderás fazer valer o teu direito a pensão de guerra na qualidade de minha mulher, porque eu morro como soldado regular do exército francês de libertação.

Com a ajuda dos amigos que quiserem honrar-me, mandarás publicar os meus poemas e os meus escritos que merecem ser lidos. Se for possível, hás-de levar saudades minhas aos meus pais na Arménia. Vou morrer dentro em pouco com os meus 23 camaradas, com a coragem e a serenidade de um homem que tem a consciência tranquila, porque, pessoalmente, não fiz mal a ninguém e, se o tiver feito, fi-lo sem ódio. Hoje há sol. É olhando o sol e a bela natureza que tanto amei que vou dizer adeus à vida e a todos vós, minha querida mulher e meus queridos amigos. Perdoo àqueles que me fizeram mal ou que quiseram fazer-me mal, excepto a quem nos traiu para salvar a pele e aos que nos venderam. Beijo-te com muita força assim como a tua irmã e a todos os amigos que me conhecem bem ou mal, aperto-vos todos contra o meu coração. Adeus. O teu amigo, o teu camarada, o teu marido.

 

Manouchian Michel

 

P.S. Tenho quinze mil francos na mala da rua Plaisance. Se puderes ir buscá-lo, paga as minhas dívidas e dá o resto à Armène. 

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar