Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique

 

PIERRE LEMANDÉ

 

Engenheiro agrônomo. Tenente-coronel dos FTPF. Fuzilado a 6 de Outubro de 1943 no Mont-Valérien.

 

Fresnes, 6 de Outubro de 1943

 

Minha querida mulher

 

Acabo de saber que serei fuzilado hoje às quatro horas. Não te peço que sejas corajosa, sei que o és, mas peço-te que te sintas orgulhosa do teu marido, pois ele morre, porque quis que a França fosse livre e feliz e deu voluntariamente a vida para defender o seu ideal; sei que a luta que empreendemos não será abandonada e que em breve a vitória virá coroar o nosso sacrifício.

Minha querida mulher, estou triste por te deixar, mas amei-te sempre nestes quatro anos e a recordação do nosso amor será para ti um grande conforto, estou bem certo. Os nossos queridos filhos saberão dar-te todo o amor que eu não poderei mais dedicar-te. Amei-os muito e peço-te que ames ainda mais em memória de mim.

Saberás educá-los segundo os princípios em que vivemos e sinto-me feliz por pensar que eles conhecerão a felicidade e a vida livre pela qual nós lutámos. Verão finalmente esta França livre e feliz.

Minha querida mulherzinha, queria ainda dizer-te o quanto te amei e quanto o teu amor foi para mim uma alegria e um apoio; a lembrança dos dias felizes que vivemos juntos, a lembrança dos dias difíceis que partilhámos, constituem para mim uma última alegria. Tenho pena de te deixar assim sozinha no princípio da vida, mas os nossos queridos filhos são a melhor prova do nosso amor.

Minha querida mulherzinha, não te peço que me esqueças; mas gostaria que a tua dor não fosse prolongada e retomasses corajosa e alegremente o caminho da vida.

Até o último momento tu serás para mim a minha grande alegria e o meu último pensamento. Cumprimenta e encoraja todos os nossos amigos a vitória está próxima. Lembranças minhas aos teus pais.

Minha querida, beijo-te ternamente mil e mil vezes. Meu amor.

 

Pierre

 

Fresnes, 6 de Outubro de 1943

 

Meus queridos filhinhos

O vosso papá manda-vos esta última carta à vossa mamã que a leia quando fordes mais velhos.

O vosso papá vai ser fuzilado, porque quis que a nossa querida França fosse livre e feliz. Abandono-vos quando mal acabais de conhecer esta terra, mas deixo-vos a melhor e a mais terna das mamãs. Ela saberá dar-vos todo o amor a que tendes direito e guiar-vos-á para que  sejais verdadeiros Franceses, de que o vosso papá poderia orgulhar-se.

Fiquem sabendo que dar a vida pelo seu país não é apenas um sacrifício, mas é também a melhor prova de esperança de que o nosso país será um dia completamente livre e feliz.

Minha querida Anne-Marie, conheço-te bem, sei que não és apenas uma linda menina, mas que gostavas também muito do teu papá. Ele retribui-te bem, minha querida. Peço-te que ames muito a tua mamã e que a ajudes com todas as tuas poucas forças, pois a sua tarefa será pesada.

Meu querido pequeno François, deixei-te quando ainda não andavas, mas tu já mostravas gostar muito de mim. Sei que és inteligente e corajoso e em breve serás digno de ser o chefe da nossa querida e pequena família.

Meu querido pequeno Jean, só te vi uma vez, mas vi que  hás-de ser um rapaz belo e inteligente. Peço-te que consoles a mamã com os teus sorrisos e os teus beijos e que cresças depressa em tamanho e juízo.

Meus queridos filhos, separo-me de vós muito novinhos, mas deixo-vos o melhor dever: o de serem os filhos dignos de um homem que quis lutar até o fim para que vocês  /font>

Coragem, meus queridinhos, o vosso papá beija-vos com muita força e deseja-vos a vida livre e feliz que quis dar-vos.

 

Papá

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar