Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique

 

 

JEAN ROBERT

 

Nascido em 1917, em Marcelha. Electricista. Adere à Juventude Comunista em 1934. Continua a militar activamente depois da proibição do PCF e entra na clandestinidade em Fevereiro de 1940. Preso a 2 de Janeiro de 1942, evade-se do Forte de Saint-Nicolas de Marseille. Retoma as suas atividades nos FTPF do Gard e do Hérault.

De novo preso a 3 de Março de 1943, é guilhotinado no dia 22 de Abril. 

31 de Março de 1943  

Queridos avós e queridos amigos  

Poderia não vos ter escrito esta carta para não vos fazer sofrer, mas a terrível notícia chegaria até vós, apesar de tudo, por isso não hesito em escrever-vos, esperando que a minha carta vos dê algum prazer... se assim se pode dizer. Peço-vos que não fiquem muito abalados com esta condenação, que tenha coragem e, conhecendo o dever, se esforcem por cumpri-lo.

Queridos avós, não baixem a cabeça, sintam orgulho por o jovem marido de Guitte ter morrido pelo seu país, pela liberdade, pelo seu ideal. Amem a Marguerite e o Jean-Claude, tratem bem deles, pois Guitte é muito infeliz. Pouco a pouco ela irá recompor-se, principalmente com o nosso lindo Jean-Claude que estará junto dela para a fazer sorrir. E depois, com o tempo, a conformação virá.

Muitas vezes revejo os belos dias passados nessa aldeia com os nossos pais e amigos, todos tão simpáticos. Sim, eram belos dias; quantas recordações deliciosas guardo comigo, principalmente nestes dias tão tristes.

Mas tudo tem um fim, este podemos dizer que prematuro; os acontecimentos não permitiram que eu conhecesse estas alegrias, muito maiores num país finalmente feliz.

No entanto, compreendo que escolhi o bom caminho, o caminho que leva à felicidade dos povos numa humanidade reconciliada.

Mas este caminho é longo e difícil, muitos de nós caíram, outros caírão ainda; porém, não está longe o dia em que os povos se vingarão e o nosso belo povo de França não será o último.

Nesse dia, pensem um pouco em nós que tombámos sem o conhecer, apesar de o sentirmos próximo e tendo trabalhado com todas as nossas forças para o concretizar. Estamos certos de que, por alguns franceses injustamente condenados à morte, são centenas, milhares de patriotas que irão erguer-se para os render, para conduzir o justo combate que deve ser a libertação de cada país e a felicidade de cada povo.

Tenham confiança na vitória, ela está bem próxima.

Talvez eu pudesse falar-vos um pouco mais de mim. Pois bem! Aqui está: o moral e a saúde vão mais ou menos bem; evidentemente estou numa situação em que o moral e o físico sofrem.

Vigiado permanentemente pelos guardas num calabouço negro, tenho grossas correntes nos pés como os piores assassinos.

Nenhuma medida, qualquer que seja, nos abate, nem ao meu amigo nem a mim. Apenas a execução pará fim à nossa coragem, à nossa chama. Um patriota, um comunista, não se deixa abater moralmente. Alguns de entre os cobardes, de entre os traidores, ficariam felizes por nos ver fraquejar... Que não se iludam, não terão esse prazer. Em breve chegará a sua vez, então podereis rir de os ver tremer como poltrões.

Vamos, meus queridos pais e amigos, deixo-vos para sempre. Antes de morrer pensarei ainda em vós. Coragem e esperança, era essa a nossa divisa, é também a vossa.

Beijo-vos a todos, com todas as minhas forças, com todo o meu coração.

 

Jean

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar