Nota
de Apresentação
Esta
nova colecção de Guias Anotados de Recursos constitui um levantamento e uma
sistematização de materiais actualmente acessíveis ao
professor para apoio à sua função de gestor e decisor
curricular. Fruto da colaboração de departamentos e programas
do Ministério da Educação, de outros Ministérios, Comissões
e Organismos não Governamentais, compõem-na vários volumes,
cada um correspondendo a um tema diferente, geralmente de
natureza transversal, e visando todos a formação para a
cidadania dos alunos dos ensinos básico e secundário.
A
opção pela elaboração, não de manuais nem de colectâneas
de textos, mas sim de Guias
Anotados de Recursos, traduz uma nova atitude para com a
professor: o reconhecimento da sua autonomia e responsabilidade
face ao currículo, da sua função de gestor curricular que se
deseja ver assumida e fortalecida e, para isso, apoiada, mas não
coarctada nem excessivamente orientada. Facilita-se, assim, o
conhecimento da informação disponível mas confiando no
professor para proceder à escolha dos materiais mais
apropriados a si mesmo, aos alunos, à escola e ao contexto em
que se encontram.
Por
outro lado trata-se do reconhecimento da importância da diversidade
dos materiais – diversidade da sua natureza (legislação,
textos de síntese, obras problematizadoras, relatos de
investigações ou de práticas pedagógicas, obras didácticas…),
dos seus destinatários (incluem-se pelo menos materiais
dirigidos ao professor e dirigidos aos alunos), dos seus
suportes (se o texto escrito continua a predominar, procurou-se
incluir outros suportes como o vídeo ou o multimédia) e
correspondendo a tendências ou correntes de pensamento
diferentes. Mas os recursos também podem ser humanos e
organizacionais e referencia-se aqui a sua existência e
contactos, sempre que possível. Num momento em que a internet
se encontra em vias de se tornar acessível à maioria das
escolas e dos professores, referenciam-se também moradas, sítios
e ligações que facilitam a busca.
Cada
volume apresenta-se, não como uma obra fechada, um levantamento
exaustivo e sim como um dossiê em construção para se ir completando, actualizando e
partilhando.
Pretende-se,
com esta colecção, aumentar as possibilidades de opção dos
professores, fortalecendo o seu saber e a sua autonomia e, em última
análise, a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos com
vista à formação de cidadãos conscientes, responsáveis e
participativos.
Maria
Emília Brederode Santos
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