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Nota de Apresentação

 

Esta nova colecção de Guias Anotados de Recursos constitui um levantamento e uma sistematização de materiais actualmente acessíveis ao professor para apoio à sua função de gestor e decisor curricular. Fruto da colaboração de departamentos e programas do Ministério da Educação, de outros Ministérios, Comissões e Organismos não Governamentais, compõem-na vários volumes, cada um correspondendo a um tema diferente, geralmente de natureza transversal, e visando todos a formação para a cidadania dos alunos dos ensinos básico e secundário.

A opção pela elaboração, não de manuais nem de colectâneas de textos, mas sim de Guias Anotados de Recursos, traduz uma nova atitude para com a professor: o reconhecimento da sua autonomia e responsabilidade face ao currículo, da sua função de gestor curricular que se deseja ver assumida e fortalecida e, para isso, apoiada, mas não coarctada nem excessivamente orientada. Facilita-se, assim, o conhecimento da informação disponível mas confiando no professor para proceder à escolha dos materiais mais apropriados a si mesmo, aos alunos, à escola e ao contexto em que se encontram.

Por outro lado trata-se do reconhecimento da importância da diversidade dos materiais – diversidade da sua natureza (legislação, textos de síntese, obras problematizadoras, relatos de investigações ou de práticas pedagógicas, obras didácticas…), dos seus destinatários (incluem-se pelo menos materiais dirigidos ao professor e dirigidos aos alunos), dos seus suportes (se o texto escrito continua a predominar, procurou-se incluir outros suportes como o vídeo ou o multimédia) e correspondendo a tendências ou correntes de pensamento diferentes. Mas os recursos também podem ser humanos e organizacionais e referencia-se aqui a sua existência e contactos, sempre que possível. Num momento em que a internet se encontra em vias de se tornar acessível à maioria das escolas e dos professores, referenciam-se também moradas, sítios e ligações que facilitam a busca.

Cada volume apresenta-se, não como uma obra fechada, um levantamento exaustivo e sim como um dossiê em construção para se ir completando, actualizando e partilhando.

Pretende-se, com esta colecção, aumentar as possibilidades de opção dos professores, fortalecendo o seu saber e a sua autonomia e, em última análise, a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos com vista à formação de cidadãos conscientes, responsáveis e participativos.

Maria Emília Brederode Santos

 

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