Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique

Saúde

Com o esgotamento do modelo desenvolvimentista, pode-se verificar que as políticas públicas, tanto no universo da saúde, física e mental, como no de assistência e previdência social do Brasil, foram absolutamente desastrosas.

As ações governamentais nessas áreas redundaram em sucessivos fracassos, que culminaram com o sucateamento do sistema e a consequente redução, tanto da qualidade do atendimento, quanto do volume de benefícios, até alcançar os níveis insuportáveis que a população brasileira vem experimentando há muito tempo.

A criação de novos tributos vinculados, bem como o aumento das alíquotas de contribuição, não vêm sequer mantendo um mínimo equilíbrio, pelo contrário, tem servido apenas para demonstrar uma crônica situação falimentar.

Nessa realidade, é de suma importância compartilhar com a população das suas expectativas, mesmo que sombrias, procurando constantemente ouvir e reduzir seu sofrimento através de uma atuação serena e segura, sempre sob o inafastável império da lei, de tal modo que pretenda o equilíbrio psicossocial na esfera dos anseios pessoais e coletivos, estimulando a confiança no futuro e a esperança por dias melhores, tudo com o intuito de sustentar o moral social frente às crises que se pretende passageiras, enfatizando e reafirmando o compromisso de irrestrita proteção ao tecido social já tão esgarçado, cuja eventual ruptura poderá vir a determinar consequências tão indesejadas quanto imprevisíveis.

“Os direitos humanos foram identificados com os valores mais importantes da convivência humana, aqueles sem os quais as sociedades acabam perecendo, fatalmente, por um processo irreversível de desagregação.”

(Fábio Konder Comparato - A Afirmação Histórica dos Direitos Humanos)

“A receita neoliberal, com seus ingredientes essenciais – a desconstitucionalização. a deslegalização e a desregulamentação – poderá resultar no esvaziamento institucional e no retorno ao ‘estado de natureza’ hobbesiano e à barbárie, numa verdadeira catástrofe social para os latino-americanos.

(Renato Gomes Pinto - Globalização dos Direitos Humanos?)

Cabe ressaltar que a ineficácia no combate ao tratamento das doenças sexualmente transmissíveis, principalmente da AIDS, vêm intranquilizando os defensores dos Direitos Humanos, na medida em que suas vitimas se constituem em um contingente cada vez mais expressivo da humanidade, invariavelmente abandonados, virtualmente condenados ao destino trágico que a moléstia lhes reservou.

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar