EDUCAÇÃO
E COMUNICAÇÃO
1
- Avaliação do Programa Nacional dos Direitos Humanos
Para a área da Educação e Comunicação o
grupo entende que não foram implementadas as ações
previstas pelo PNDH, além de entender que as propostas
são genéricas e, em alguns casos, até contraditórias.
2
- Ações Prioritárias e Mecanismos para Implantação
do Programa Nacional dos Direitos Humanos
Educação:
1
- criação de uma Comissão Nacional Paritária,
formada pelos Ministérios da Educação, do
Desporto, e da Justiça (por meio da Secretaria de
Direitos Humanos), afim de: elaborar uma proposta,
discutir e implantar um Programa de Educação
Interdisciplinar em Direitos Humanos, com conteúdos
obrigatórios nas diversas disciplinas, nos diversos níveis
de ensino; acompanhar
e inserir esse debate na elaboração dos Parâmetros
Curriculares Nacionais para o ensino básico; garantir a
obrigatoriedade da disciplina Ética em todos os níveis
de ensino, inclusive na educação à distância.
2
- promoção de um encontro entre todas as universidades
brasileiras, para discutir a imediata
implantação da disciplina Direitos Humanos,
obrigatória pelo menos nos cursos de Direito e a
realização de programas
de pesquisa e extensão em Direitos Humanos; criação
de núcleos ou comissões de direitos humanos em todas
as universidades, assegurada a participação de todos
os seus segmentos; criação de cursos de pós-graduação
em Direitos Humanos.
3
- promover atividades de formação para profissionais
da rede de ensino básico e superior de forma a capacitá-los
para o desenvolvimentos dos temas vinculados aos
direitos humanos.
4
- incluir em todas as academias de polícia (civil,
militar e federal)
Direitos Humanos como disciplina obrigatória por
lei. Para tanto, deverão ser buscadas parcerias com
entidades da sociedade civil, militantes de direitos
humanos e professores universitários que atuam na área,
para que estes possam ministrar a referida matéria,
assegurando a reciclagem permanente de todos os agentes
da segurança pública (civis, militares e federais).
Produzir e distribuir junto ao efetivo policial manual
sobre direitos humanos.
5
- incluir nos cursos de formação para o Ministério Público
e a Magistratura a discussão de temas relativos a
direitos humanos.
6
- incentivo e financiamento das ações de educação não
formal de jovens e adultos em direitos humanos.
7
- assegurar que as agências de fomento à pesquisa e à
extensão (federais e estaduais) incluam os direitos
humanos como área de financiamento.
8
- produzir e distribuir materiais educativos sobre
direitos humanos, destinado
às escolas, do
ensino básico ao superior,
de todos os estados.
Comunicação:
1
- promoção de uma Campanha Nacional de Direitos
Humanos que divulgue e incentive experiências de promoção
dos direitos humanos, veiculadas por rádio, TV, outdoors
e outros meios, a exemplo da Campanha Contra a Exploração
Sexual Infanto-Juvenil;
2
- assegurar nas propagandas governamentais a veiculação
de temas relativos aos direitos humanos;
3
- propor projeto de lei que obrigue os órgãos de
comunicação a manter espaços e/ou programas que
tratem de temas vinculados aos direitos humanos, do
respeito à vida e à cultura, e que privilegiem a
participação da sociedade civil em sua elaboração;
4
- abrir canais de divulgação de temas relativos aos
direitos humanos nos modernos meios de comunicação de
massa (TV a Cabo, Rádios Comunitárias, Internet...).
Incentivar a abertura de canais comunitários de TV a
cabo pela sociedade civil;
5
- promoção de seminários nacionais sobre Mídia,
Cultura e Direitos Humanos, para discutir a questão ética
na comunicação de massa;
6
- assegurar a participação ampla da sociedade civil no
Conselho Nacional de Comunicação.
7
- realizar gestões urgentes junto ao Conselho Nacional
de Autoregulamentação Publicitária - CONAR, a fim de
coibir a veiculação de peças publicitárias que
atentem contra os direitos humanos;
8
- responsabilização criminal das empresas de comunicação
que veiculam programas que desrespeitam os direitos
humanos, por ação do Ministério Público ou do próprio
governo federal;
9
- assegurar um espaço na Voz do Brasil para a discussão
de temas relativos aos direitos humanos.
3
- Gestão e Monitoramento do Programa Nacional de
Direitos Humanos
1
- criar Conselho Nacional de Direitos Humanos, com
ampliação da participação da sociedade civil, autônomo,
deliberativo e fiscalizador, que tenha como função a
gestão e o monitoramento
do PNDH;
2
- criação dos Conselhos Estaduais de Direitos Humanos,
com maioria de representantes
da sociedade civil, autônomo, deliberativo e
fiscalizador, tendo como função a
gestão e o
monitoramento dos Programas Estaduais de Direitos
Humanos.
No
âmbito governamental:
1
- criar um Fundo Nacional de Direitos Humanos, que possa
apoiar o financiamento da implantação do Programa
Nacional em todos os estados da Federação;
2
- criação de Ouvidorias Públicas em todos os estados;
3
- garantir a ampliação dos recursos a serem utilizados
nas áreas sociais, como educação, saúde, habitação,
segurança, entre outros.
No
âmbito das Comissões Legislativas de Direitos Humanos:
1
- instituir o Prêmio Negativo de Direitos Humanos, para
"agraciar" os principais violadores dos
direitos humanos, em nível nacional e estadual;
2
- criação de um Prêmio de Direitos Humanos, pela
Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal, para
agraciar personalidades, entidades, pesquisas, peças
publicitárias, publicações e outras iniciativas de
promoção de direitos humanos.
No
âmbito da sociedade:
1
- criação de uma Comissão Nacional de Mobilização,
composta por um representante de cada estado, com o
papel de monitorar a implantação do Programa Nacional
de Direitos Humanos; e formação de Comissões
Estaduais de Mobilização. Essas comissões, cada qual
em seu âmbito, terão como tarefa primeira a criação
dos Conselhos de Direitos Humanos;
2
- garantir a multiplicação de espaços públicos de
participação direta da sociedade civil, com autonomia,
a fim de fiscalizar a implantação das políticas públicas.
3
- Mobilização da sociedade contra a destruição da
educação pública.
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