Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique

          

OS DIREITOS À TERRAS AO TRABALHO E À MORADIA

 

O nosso ponto de partida para falar do direito à terra, ao trabalho e à moradia é um pacto, um acordo. Chama-se Pacto Internacio­nal dos Direitos Econômicos, Sociais e Cultu­rais (PIDESC). Foi assinado pela ONU em 16 de dezembro de 1966, mas só teve o reco­nhecimento do governo brasileiro em 1992.

Neste documento, que passaremos a chamar de PIDESC, estão as normas inter­nacionais de direito à terra, ao trabalho e à moradia, que devem ser respeitadas por pa­íses como o Brasil, que o assinaram. 

O que o Direito Humano ô terra? 

Os países que assinaram o PIDESC reco­nhecem o direito fundamental de toda a pessoa estar protegida contra a fome. Para isso, se comprometeram em adotar as medidas e programas necessários ao aperfeiçoamento da reforma agrária (artigo n0 11).

O PIDESC diz que a reforma agrária é uma OBRIGAÇÃO do Estado para concretizar o direito de minimamente alimentar-se.

Com base nisso, a nossa lei maior, que é a Constituição Federal Brasileira, diz: a pro­priedade atenderá a sua função social (ar­tigo 50, XXIII).

E mais: é dever da União desapropriar para fins de reforma agrária o imóvel que não esteja cumprindo sua função social (art. 184 CF/88). 

Por que a Constituição prevê a reforma agrária? 

Por reconhecer que o desenvolvimento rural no Brasil se sustenta em um modelo de concentração da terra. Porque o latifúndio traz fome e miséria para grande parte da população.

Segundo as estatísticas, 51% dos milhões de brasileiros e brasileiras que passam fome vivem no campo. Esse número já é suficiente para apontar a reforma agrária como uma garantia dos direitos humanos.

Dar acesso à terra para os que nela que­rem trabalhar é romper com a exclusão. Mas a reforma agrária no Brasil ainda não é tra­tada como prioridade, assim como os direi­tos humanos. As poucas iniciativas nesta área são resultado da pressão exercida pelos mo­vimentos sociais.

O governo não quer ver que a reforma agrária é solução não apenas para os setores do campo mas para toda a sociedade. Que é fator de geração de emprego e renda. te redução do êxodo rural e da superIotação das cidades. E o mesmo que desenvolvimento sus­tentável.

Mas, no Brasil, existem milhares de hec­tares de terra não utilizados enquanto mi­lhões de famílias sem terra vivem abaixo da linha da pobreza. Não se pode admitir tama­nha violação dos direitos fundamentais.

E por isso que os movimentos sociais têm importante papel nessa luta. Ocupando ter­ras que não cumprem a sua função social é que se tem pressionado o Poder Público e al­cançado importantes resultados.

Mas ocupar terra não é crime?

Não. A ocupação de terra é um instru­mento de pressão legítima do povo para ar­rancar os direitos humanos do papel e trazidos para a vida real.

Tanto é assim que, no Brasil, o Superior Tribunal de Justiça já decidiu que “Movimen­to popular visando implantar a Reforma Agrária caracteriza crime contra o patrimônio. Configura direito coletivo, ex­pressão da cidadania, visando implantar pro­grama constante da Constituição da Repú­blica. A pressão popular é própria do Estado de Direito Democrático”.

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar