Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique

  

INFORMAÇÕES SOBRE AS ENTIDADES 

A cartilha tem a finalidade de fornecer alguns esclarecimentos básicos sobre os direitos humanos e de oferecer informações sobre os centros de promoção e defesa dos direitos humanos existentes hoje em todo o Estado da Paraíba

Ela se destina aos militantes das entidades públicas e privadas que atuam nesta área, ao cidadão que precisa saber onde recorrer para garantir um seu direito e a todos aqueles que querem se engajar pessoalmente e ativamente na luta pelos direitos humanos.

As entidades e órgãos que atuam no Estado estão apresentados no texto da cartilha, a partir dos temas apresentados no sumário, discriminados a partir da natureza das instituições : 

A)    Os Conselhos 

Os Conselhos Estaduais e Municipais de Direitos e os Conselhos Estaduais e Municipais de Políticas Públicas são órgãos de esferas da cidadania, criados através de ato do poder público, envolvendo  representações de entidades da Sociedade Civil e do Estado.

O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos do Homem e do Cidadão (CEDDHC) foi criado, em 1992, pelo Governo Estadual através da Lei 5.551/92, com os objetivos de:

I.      Propor as diretrizes para o poder público estadual atuar na questão dos direitos do homem e do cidadão;

II.     Auxiliar o poder público estadual a desenvolver suas atividades dentro do respeito aos direitos fundamentais da pessoa humana;

III.        Propor mecanismos legais que permitam a institucionalização da promoção e da defesa dos direitos do homem e do cidadão como missão primordial do poder público estadual;

IV.     Estimular e promover a realização de estudos, pesquisas e eventos que incentivem o debate sobre os direitos do homem e do cidadão;

V.       Estimular e promover programas educativos para a conscientização sobre os direitos humanos e a cidadania;

VI.     Denunciar e investigar violações dos direitos humanos ocorridos no Estado da Paraíba;

VII.    Receber e encaminhar às autoridades competentes petições, representações, denúncias ou queixas de qualquer pessoa ou entidade por desrespeito aos direitos individuais e coletivos assegurados na legislação em vigor. 

Além do CEDDHC, na Paraíba existem outros Conselhos de Direitos Estaduais e Municipais: mulher, criança e adolescente, consumidor e proteção ás vítimas e testemunhas de violência.

 Existem também os Conselhos Estaduais e Municipais de Políticas Públicas que têm a função de atuar na fiscalização, avaliação, controle e proposição de políticas sociais, tais como saúde, educação, habitação, assistência social. 

B) As Organizações da Sociedade Civil 

São entidades de direito privado, sem fins lucrativos que desenvolvem uma função social: Associações, Centros de Defesa, Centros de Documentação, Serviços de Educação Popular, Coletivos e  Comissões engajadas na luta pelos direitos humanos.

Trata-se de entidades que exercem um papel importante no processo de redemocratização  da sociedade, na promoção e defesa dos direitos humanos no plano estadual, regional, nacional e internacional.  As assim chamadas ONGs (Organizações Não Governamentais) ou organizações do Terceiro Setor (porque se situa entre o setor público e o setor privado) constituem hoje uma rede internacional de milhares de entidades cuja atuação na promoção dos direitos humanos se estende desde o bairro até a ONU (Organização das Nações Unidas).

Na Paraíba também existe uma vasta rede de entidades que atuam na promoção dos direitos civis, políticos e econômico-sociais da população paraibana e pressionam os órgãos públicos para que a questão dos direitos humanos seja efetivamente o eixo das políticas publicas.  

C) Os Órgãos Estatais 

Os órgãos do Estado que atuam na promoção e defesa dos direitos estão presentes nos Três Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.

Cada um desses órgãos tem sua finalidade e competência específica. Em última instância cabe aos órgãos estatais a tarefa de traduzir em medidas legislativas, em ações governamentais e em  resoluções judiciárias as políticas dos direitos humanos do Estado.

Todos os órgãos aqui listados têm por obrigação atender e encaminhar as demandas e as necessidades dos cidadãos cada um em conformidade com o seu papel próprio.

Esperamos que, com essa cartilha, o cidadão paraibano possa orientar-se melhor e comece a cobrar mais ativamente os seus direitos como pessoa humana e cidadão.

 

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar