Projeto DHnet
Ponto de Cultura
Podcasts
 
 Direitos Humanos
 Desejos Humanos
 Educação EDH
 Cibercidadania
 Memória Histórica
 Arte e Cultura
 Central de Denúncias
 Banco de Dados
 MNDH Brasil
 ONGs Direitos Humanos
 ABC Militantes DH
 Rede Mercosul
 Rede Brasil DH
 Redes Estaduais
 Rede Estadual RN
 Mundo Comissões
 Brasil Nunca Mais
 Brasil Comissões
 Estados Comissões
 Comitês Verdade BR
 Comitê Verdade RN
 Rede Lusófona
 Rede Cabo Verde
 Rede Guiné-Bissau
 Rede Moçambique



Coleção Anarquismo Científico

SOBRE A GUERRILHA CULTURAL

PEDRO OSMAR

PRINCÍPIOS PARA COMPREENSSÃO DE UMA ADMINISTRAÇÃO
CULTURAL
MAIS INTELIGENTE E DEMOCRÁTICA

São idéias que vêm fundamentando toda a nossa ação cultural a partir de 1974, com a criação do Grupo Jaguaribe Carne de Estudos e que se fortaleceu com a criação do Musiclube em 1981, com a criação do Projeto Fala Bairros em 1982 e com a criação do Movimento de Escritores Independentes em 1984. (Aqui a cidade passa a ser objeto de estudos e pesquisas dos artistas).

Fazem parte de um repertório de orientações que norteiam a grande discussão sobre cultura alternativa na cidade de João Pessoa, (Ação de Cultura como amplitude do fazer intelectual, artístico, artesanal e tecnológico das pessoas, grupos e organizações), e não apenas como espaço de mercado.

A partir de um interesse comum de ver, pensar e agir arte, cultura, educação e cidadania de forma autônoma, livre, libertária e socialista, e em resposta a uma burocracia crônica (que gera dependência e vício) é que se decide partir para fazer justiça cultural com as próprias mãos, pés, cabeça-tronco-membros e nosso pensar. A ação de guerrilha cultural existindo para o combate ao comodismo e o conformismo em todos os segmentos sociais, da família ao partido, da igreja ao clube carnavalesco.

Este documento registra 6 pontos fundamentais para discussões dentro dos grupos interessados. São eles:

1. Dotar os bairros de mecanismos de defesa contra o analfabetismo político e todas as ditaduras, políticas e humanas, contra todos os preconceitos, a partir da própria experiência e mobilização comunitária, estudantil e sindical; aqui se partindo para a concretização de uma cidadania cultural e de uma saúde cultural mais objetiva e de pé no chão. Nosso instrumento permanente de análise seria a arte, com tudo de bom que ela traz em divertir, fazer refletir, e educar a população.

2. Ciar e instalar “Casas Populares de Cultura” nos bairros para que se possa investir com mais objetividade em formação cultural e política das pessoas. Cada “Casa” seria equipada com teatro/cinema/vídeo/galeria de arte/biblioteca/sala de aula e maquinário para reprografia; (para esta capacitação, seriam utilizados espaços públicos – parceria com o governo – e espaços privados – alugados ou cedidos, tendo como estrutura organizacional e administrativa aos próprios artistas de cada bairro). O artista saindo da pose de “População Star” e vindo para esta vivência de “Fala” e “Ação Cultural” junto com o povo.

3. Investir no trabalho com bibliotecas e videotecas comunitárias, trazendo para o bairro uma ação facilitadora do contato popular com a produção do conhecimento e do saber universitário e alternativo existentes e a ser criados; (aqui, também como em todo o processo de afirmação, a participação técnica da universidade seria muito importante, para um dialogo com o povo em suas organizações de base).

4. Mobilizar os artistas combativos, produtores combativos, políticos combativos, estudantes, sindicalistas e comunitários combativos para que as ações da guerrilha cultural cheguem à sua comunidade/entidade/instituição de maneira mais fácil, ágil e menos burocrática; ter claro que nosso grande inimigo é a miséria institucionalizada que nos consome, e a fome de tudo, (inclusive do futuro), pedras que haveremos de tirar do nosso caminho com a ação educadora e libertadora da Guerrilha Cultural.

(Um algo inicialmente utópico e fora de mercado que facilitará muito a abertura de canais de negociação – dialogo e intercâmbio do povo organizado nos bairros, nas escolas, nos sindicatos, nas associações de moradores e centros comunitários, com um estado e uma iniciativa privada mais consciente e comprometedora).

5. Realização comunitária, estudantil, operária, camponesa e trabalhadora num grande mutirão e itinerante de cursos, oficinas, whork-shops, palestras, debates, apresentações, exibições, recitais e exposições para uma produção e aprendizado menos ilhado, menos elitista e menos mercadológico; aqui mais uma vez se fazendo necessário a presença da universidade em tudo que de combativo/questionador e implicante com a miséria do comodismo e do conformismo ela possa ter, (nosso maior patrimônio histórico é a vontade de ser livre e de lutar para que essa liberdade se concretize).

6. Popularizar, Socializar, Democratizar e Descentralizar os meios de comunicação e produção cultural para que a população tenha acesso e usufruta do conhecimento científico da sua e das outras comunidades/entidades/instituições. O diálogo e o intercâmbio como ponto de partida para uma vivência mais realista entre diferentes segmentos e setores sociais, do estado com os guerrilheiros de cultura, da iniciativa privada (sempre omissa) com os guerrilheiros de cultura. Temos de ter claro que democracia não é artigo de luxo (ou de lixo) a ser manipulado pela astúcia e matreirice dos politiqueiros irresponsáveis. Eles tem que ter muito cuidado com as conseqüências disso, porque um dia a casa cai.

Com base nestes princípios, poderemos revelar um futuro mais aberto para a arte, cultura, educação e cidadania no meio popular, base na qual se assentarão e se resolverão os problemas das pessoas ligadas à educação de base. A uma alfabetização política e revolucionária, pois devidamente controlada pelo povo organizado e consciente do seu papel nesse processo responsável e democratizante.

Politizar com liberdade as relações de poder entre homens e mulheres vai ajudar muito na construção de uma sociedade mais sadia e serena, com muita saúde e tranqüilidade para resolver os grandes problemas humanos ligados à educação! A universidade é a cidade! A escola é o sindicato e a associação de moradores! O grêmio livre politizado, reflexível e instruído é o começo dessa militância!

Esta é a nossa Luta Cidadã! Vamos juntos!

31.Julho.96

+ Forme grupos de Guerrilha Cultural no seu bairro, na sua rua, na sua escola, no seu sindicato, na sua associação de moradores.

+ Seja um militante de qualidade dessa guerrilha educativa.

+ A Reengenharia Política (e não politiqueira!) começa com o entendimento coletivo e popular destas soluções.

Desde 1995 © www.dhnet.org.br Copyleft - Telefones: 055 84 3211.5428 e 9977.8702 WhatsApp
Skype:direitoshumanos Email: enviardados@gmail.com Facebook: DHnetDh
Busca DHnet Google
Notícias de Direitos Humanos
Loja DHnet
DHnet 18 anos - 1995-2013
Linha do Tempo
Sistemas Internacionais de Direitos Humanos
Sistema Nacional de Direitos Humanos
Sistemas Estaduais de Direitos Humanos
Sistemas Municipais de Direitos Humanos
História dos Direitos Humanos no Brasil - Projeto DHnet
MNDH
Militantes Brasileiros de Direitos Humanos
Projeto Brasil Nunca Mais
Direito a Memória e a Verdade
Banco de Dados  Base de Dados Direitos Humanos
Tecido Cultural Ponto de Cultura Rio Grande do Norte
1935 Multimídia Memória Histórica Potiguar